Plano de marketing do preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e proporciona o retorno desejado pela empresa.
Pois, plano de marketing do preço praticado é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor.
A empresa deve saber exatamente quanto o consumidor está disposto a pagar.
Dessa forma, a empresa determina se o preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado.
Plano de marketing do Preço
Posicionamento:
O preço pode determinar o posicionamento da sua empresa.
Algumas empresas desejam passar uma imagem aos seus compradores de preços imbatíveis.
Outras trabalham um posicionamento de valorização dos produtos a partir de preços altos.
Dessa forma, levam em conta o status como ferramenta principal na aquisição dos produtos/serviços.
Objetivos:
Os preços também podem ser fixados a partir de objetivos específicos …
Por exemplo: para alcançar um determinado mercado de consumidores;
Ou, enfrentar ou prevenir competição;
Também para maximizar o lucro naquele produto;
E, para assegurar sua própria sobrevivência.
Definição de preços de novos produtos:
A empresa pode fixar preços relativamente baixos para entrar e obter uma fatia de mercado, aumentando a demanda pelo produto.
No entanto, para os consumidores, é difícil julgar a qualidade de alguns produtos e serviços quando não se pode testá-los.
Portanto, os consumidores podem nivelar a qualidade do produto por baixo, devido ao preço.
Por isso, no caso de inovações, é possível definir preços mais altos inicialmente e baixá-los gradativamente.
Mas, é necessário que o consumidor esteja disposto a pagar pelo preço alto, lembre-se sempre do custo x benefício …
Entretanto, fique atento para que a concorrência não possa entrar com produtos similares.
Flexibilização de preços:
Preços diferentes para compradores diferentes.
Os preços não são estáticos e podem ser flexibilizados pela prática de descontos e promoções.
Preços promocionais:
Reduções planejadas de preços a curto prazo para criar um incentivo para os consumidores comprarem;
Preços por segmentos diferentes:
Entradas de cinemas pela metade do preço para idosos e estudantes;
Preços por regiões geográficas:
Dependendo da região, os preços variam devido ao transporte, impostos, entre outros fatores;
Preços por sazonalidade:
Guarda-chuva e óleo de bronzear possuem um preço baixo no inverno, pois a demanda é menor nessa época do ano;
Preços personalizados:
Variações significativas de preços de acordo com o perfil de compra do consumidor.
Por exemplo: uma agência de turismo pode realizar um pacote personalizado e cobrar pelas variações nos serviços adicionados.
Dessa forma, uma empresa pode diferenciar o preço de acordo com o potencial de compra de um determinado cliente;
Descontos para pagamentos antecipados ou à vista;
Descontos por volume de compra;
Concessões para promoções de vendas:
Descontos que varejistas recebem por colocarem os produtos do fabricante em locais estratégicos ou promover os seus produtos.
Conclusão
Não esqueça de considerar o preço dos concorrentes.
Por isso, defina políticas de descontos e condições de vendas especiais para clientes.
Faça testes de preços com clientes e analise as variações de vendas resultantes …
Dessa forma, a cada modificação do preço contabilize cuidadosamente o volume nas vendas, para atingir o ponto de equilíbrio financeiro …
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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