Plano de Marketing do Preço Praticado …

plano de marketing do preço

Plano de marketing do preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e proporciona o retorno desejado pela empresa.

Pois, plano de marketing do preço praticado é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor.

A empresa deve saber exatamente quanto o consumidor está disposto a pagar.

Dessa forma, a empresa determina se o preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado.

Plano de marketing do Preço

Posicionamento:

 O preço pode determinar o posicionamento da sua empresa.
 Algumas empresas desejam passar uma imagem aos seus compradores de preços imbatíveis.
 Outras trabalham um posicionamento de valorização dos produtos a partir de preços altos.
 Dessa forma, levam em conta o status como ferramenta principal na aquisição dos produtos/serviços.

Objetivos:

 Os preços também podem ser fixados a partir de objetivos específicos …
 Por exemplo: para alcançar um determinado mercado de consumidores;
 Ou, enfrentar ou prevenir competição;
 Também para maximizar o lucro naquele produto;
 E, para assegurar sua própria sobrevivência.

Definição de preços de novos produtos:

 A empresa pode fixar preços relativamente baixos para entrar e obter uma fatia de mercado, aumentando a demanda pelo produto.
 No entanto, para os consumidores, é difícil julgar a qualidade de alguns produtos e serviços quando não se pode testá-los.
 Portanto, os consumidores podem nivelar a qualidade do produto por baixo, devido ao preço.
 Por isso, no caso de inovações, é possível definir preços mais altos inicialmente e baixá-los gradativamente.
 Mas, é necessário que o consumidor esteja disposto a pagar pelo preço alto, lembre-se sempre do custo x benefício …
 Entretanto, fique atento para que a concorrência não possa entrar com produtos similares.

Flexibilização de preços:

 Preços diferentes para compradores diferentes.
 Os preços não são estáticos e podem ser flexibilizados pela prática de descontos e promoções.

Preços promocionais:

 Reduções planejadas de preços a curto prazo para criar um incentivo para os consumidores comprarem;

Preços por segmentos diferentes:

 Entradas de cinemas pela metade do preço para idosos e estudantes;

Preços por regiões geográficas:

 Dependendo da região, os preços variam devido ao transporte, impostos, entre outros fatores;

Preços por sazonalidade:

 Guarda-chuva e óleo de bronzear possuem um preço baixo no inverno, pois a demanda é menor nessa época do ano;

Preços personalizados:

 Variações significativas de preços de acordo com o perfil de compra do consumidor.
 Por exemplo: uma agência de turismo pode realizar um pacote personalizado e cobrar pelas variações nos serviços adicionados.
 Dessa forma, uma empresa pode diferenciar o preço de acordo com o potencial de compra de um determinado cliente;

Descontos para pagamentos antecipados ou à vista;

Descontos por volume de compra;

Concessões para promoções de vendas:

 Descontos que varejistas recebem por colocarem os produtos do fabricante em locais estratégicos ou promover os seus produtos.

Conclusão

Não esqueça de considerar o preço dos concorrentes.

Por isso, defina políticas de descontos e condições de vendas especiais para clientes.

Faça testes de preços com clientes e analise as variações de vendas resultantes …

Dessa forma, a cada modificação do preço contabilize cuidadosamente o volume nas vendas, para atingir o ponto de equilíbrio financeiro …

Continua …

Por: Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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