O plano de marketing praça de atuação nos diz como será a operacionalização do seu negócio e sua relação entre fornecedores e consumidores …
Plano de Marketing Praça de Atuação
Ao definir um local ou praça a mesma deve indicar como o produto ou serviço, será colocado à disposição do cliente.
Portanto, a localização e estrutura adequadas, canais de distribuição e a relação com fornecedores, são determinantes para satisfazer o cliente.
Além disso, o tipo do negócio determinará todos os aspectos relevantes a esse elemento.
Por exemplo: os canais de distribuição podem ser vários e realizados diretamente com o usuário final.
Ou então, através de distribuidores, representantes e varejistas.
Por exemplo, uma fábrica de roscas e doces pode vender seus produtos para distribuidores e varejistas.
No entanto, outras já vendem diretamente para os consumidores finais, através de feiras e entregas domiciliares.
Canal de distribuição
Assim sendo, a escolha do canal dependerá do seu negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o seu mercado.
Pois, as ações de marketing devem ser realizadas para o usuário final e também para todo o canal.
Fabricantes, por exemplo, possuem programas de treinamentos para vendedores e representantes de seus produtos, além de premiações.
Esses programas permitem que vendedores conheçam seus produtos e, assim, adquirem conhecimentos para o melhor desempenho na venda.
Além disso, existe o que chamamos de marketing cooperado: união de esforços entre fabricante e varejista ou até mesmo entre concorrentes …
Portanto, essas táticas são utilizadas para uma melhor divulgação de produtos, com cartazes nos pontos de vendas, eventos, entre outras ações.
Uma padaria, por exemplo, pode solicitar a um determinado fornecedor que pinte e reforme a fachada de seu estabelecimento …
Pode também pedir um desconto na compra de mercadorias …
Mas, em troca, ele pode adquirir um espaço estratégico para seus produtos ou, inclusão da logomarca na fachada da padaria.
Parcerias com fornecedores e concorrentes podem ser uma boa opção.
Portanto, muitas padarias em parceria com fornecedores realizam promoções e brindes para seus clientes em datas comemorativas.
O ideal é utilizar ações do plano de marketing praça no canal que participa, possibilitando um maior resultado nas vendas.
Escolhendo o seu fornecedor
Fornecedores podem ser encontrados em catálogos telefônicos, sindicatos, feiras, no Sebrae ou a partir de pesquisas com os concorrentes.
Para a escolha do fornecedor, analise questões como preço, condições de pagamento, prazo de entrega e localização, de acordo com o volume de itens a ser adquirido.
Para um bom relacionamento com o fornecedor, é necessário ter um fluxo constante de compra – mesmo que pequeno – e pagamento em dia.
A troca constante de fornecedores pode prejudicar o seu negócio, pois não cria uma relação de parceria.
Encontre formas de tornar-se menos vulnerável em relação aos fornecedores.
Portanto, a partir de parcerias, busque por produtos substitutos e, acesso a novos fornecedores em outros mercados.
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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