Marketing de Valores Ética e Crenças …

marketing de valores

Valores, no marketing de valores, são crenças e atitudes que moldam e definem uma “ética” para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.

Esses são alguns dos valores que podem nortear a atuação da empresa ou negócio:

  • Integridade;
  • Inteligência;
  • Inspiração;
  • Transparência;
  • Qualidade;
  • Flexibilidade;
  • Valorização do ser humano;
  • Política de ganha-ganha;
  • Qualidade de vida;
  • Espírito de equipe;
  • Respeito ao cliente e,
  • Responsabilidade social e ambiental.

Marketing de valores?

Portanto, em termos práticos, os valores, utilizados no marketing e valores, devem estar alinhados à visão e à missão da organização.

Por isso, quando internalizados e compartilhados, podem gerar sentimentos de sucesso pessoal, criar comprometimento e aumento da autoconfiança.

Dessa forma, favorecem o comportamento ético, podendo construir compatibilidade com – os objetivos organizacionais e seus diversos públicos.

Por isso, todos deve estar envolvidos: diretoria, acionistas, funcionários, fornecedores, clientes e a sociedade.

Mas, se uma Organização não cultiva valores socialmente éticos, dificilmente conseguirá alcançar resultados positivos no longo prazo.

Toda Organização deve perceber que, nutrindo bons valores, será possível alcançar processos internos mais robustos e uma melhor diferenciação externa aos olhos do cliente.

Considerando a sua importância, o marketing de valores deve ser definido e desenhados com um caráter de perenidade.

Por isso, não pode estar vinculado aos modismos para ser real e represente a ética de agir das pessoas e da Organização.

Exemplos

Nem sempre as grandes empresas divulgam suas declarações de princípios.

No entanto, em sites institucionais é possível encontrar alguns exemplos de como as organizações colocam esse conceito em prática.

Avon

• Confiança
• Respeito
• Crença
• Humildade
• Integridade

Petrobras

• Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente
• Ética e transparência
• Orientação ao mercado
• Superação e confiança
• Resultados

Banco Itaú

• Só é bom para a gente, se for bom para o cliente
• Simples, Sempre
• Fanáticos por performance
• Pensamos e agimos como donos
• Gente é tudo para a gente
• Ética é inegociável
• O melhor argumento é o que vale

Nestlé

• Aperfeiçoamento das relações com clientes, fornecedores e consumidores
• Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços para satisfação dos consumidores
• Compromisso, valorização e envolvimento dos Recursos Humanos
• Compromisso com a verdade
• Comportamento ético

Cacau Show

• Ética, respeito e honestidade
• Compromisso com o crescimento e resultados
• Incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento individual
• Prática da inovação
• Cuidado consigo mesmo, com os outros e com os detalhes

Coca-Cola

• Inovação
• Liderança
• Responsabilidade
• Integridade
• Paixão
• Colaboração
• Diversidade
• Qualidade

Conclusão

Portanto, podemos afirmar que os valores são as crenças e princípios que regem as ações da Organização e de seus colaboradores.

Por: Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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