Plano de Marketing Promoção Eficaz …

plano de marketing promoção
O plano de marketing promoção efetiva, tem a função de estimular a demanda relacionando produtos e serviços às necessidades e desejos de seus clientes …

A informação que deve ser repassada deve basear-se nas necessidades dos clientes e através dos corretos canais de comunicação.

Pois, a chave do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor.

O plano de marketing promoção possui três objetivos:

1. Informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e quais são suas vantagens;

2. Informar aos clientes potenciais onde e como obter esses serviços;

3. Lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.

Portanto, sem uma comunicação eficaz, os serviços oferecidos não alcançarão o público-alvo e os três objetivos acima não serão cumpridos.

As diversas formas de comunicação de marketing são absolutamente cruciais na criação da consciência da marca.

Por isso, ela estabelece identidades de marcas positivas tornando os produtos e serviços ofertados em itens desejáveis.

Plano de marketing promoção e suas variáveis:

Venda pessoal

Essa ferramenta possibilita uma comunicação de pessoa a pessoa na qual um vendedor atende clientes visando influenciar suas opções de compra.

Além disso, podem ser realizadas através de vendedores internos, externos e representantes comerciais.

A equipe de vendas necessita de um bom treinamento e programas de incentivo.

Portanto, representantes comerciais são interessantes para regiões desconhecidas ou extensas.

No entanto, é necessário ter um programa de controle de vendas e atendimento para monitorar o desempenho dos mesmos frente aos clientes.

Propaganda

Recapitulando, o marketing é o estudo do mercado e das mudanças do ambiente …

Assim sendo, permite o desenvolvimento de produtos e serviços que sejam de interesse desse mercado.

A Propaganda é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para consolidar e perpetuar a imagem da marca de uma empresa.

Também, mantem o cliente informado, através das inúmeras vertentes da mídia, sobre seus produtos ou serviços.

Conhecendo bem o consumidor e seu ambiente, você pode criar uma propaganda que desperte a atenção do mercado e atenda às suas necessidades e desejos.

Portanto, depois de criada, a propaganda vai ser veiculada nos diversos meios de comunicação.

O anunciante vai escolher o que melhor convém para seu negócio, se um anúncio no rádio, na TV, no jornal, na internet, ou até mesmo em todos esses veículos.

Pois, uma boa imagem pode influenciar as intenções de compra …

Além disso, encoraja novos consumidores a experimentarem certos produtos ou serviços.

E se ela tem a intenção de apresentar ou consolidar uma marca, é fundamental certos cuidados, para que você tenha um anúncio criativo e eficaz.

Veja algumas orientações:

1. Faça um anúncio com uma agência de propaganda, ou profissional do ramo, no entanto, certifique-se de sua experiência;

2. Para se fazer um bom anúncio é necessário conhecer bem a empresa, o seu posicionamento, os objetivos e metas e os produtos e serviços que se deseja ofertar ao mercado;

3. Portanto, evite a tentação de aprovar um anúncio apenas pela beleza. Priorize também a eficiência;

4. Analise os anúncios de seus principais concorrentes para conhecer suas estratégias e o nível de agressividade de cada um deles;

5. Pois, economizar no material pode ser um desastre: o barato pode sair caro! Utilize sempre a relação custo x benefício para um plano de marketing promoção;

6. Os meios de comunicação escolhidos devem ser os de preferência dos seus clientes: o anúncio deve ser dirigido ao público certo;

7. A mensagem deve ser clara e convincente;

8. O anúncio deve valorizar e destacar os benefícios do produto/serviço ofertado;

9. Pois, o produto e a marca devem estar em destaque e o título deve ser atrativo;

10. No entanto, não se esqueça que o anúncio deve incluir telefone, endereço ou site;

11. Ele deve ser distinto e mais atrativo em relação aos seus concorrentes;

12. A linguagem deve estar de acordo com o seu público e com a mídia utilizada;

13. O cliente deve se identificar com o apelo utilizado;

14. O texto deve promover o desejo de compra e ser fácil de ler; não deve ser muito longo;

15. A inclusão de fotos/ilustrações dos produtos deve ser atrativa.

Principais veículos da propaganda

TELEVISÃO

Alto potencial de cobertura;
Altos custos de veiculação;
Impactante;
Altos custos de produção;
Integração de áudio e vídeo.
Grande quantidade de comerciais: poluição visual e auditiva.

RÁDIO

Seletividade do público;
Grande quantidade de comercial;
Baixo custo de produção;
Alto custo para audiência significativa;
Alta frequência.
Apenas áudio.

REVISTAS

Seletividade do público (pode
ser especializada ou não);
Altos custos de veiculação;
Propaganda e possibilidade de conteúdo editorial;
Necessidade de exposição repetida do anúncio;
Visual.
Pode haver grande quantidade de anúncios: poluição visual.

JORNAIS

Alto alcance em um único dia;
Pouca seletividade;
Flexibilidade geográfica;
Altos custos de veiculação;
Bom para comercialização e promoção.
Qualidade de reprodução medíocre.

Anúncios

Anúncios em ônibus, outdoor, carros de som, panfletos, internet, catálogos, participação em feiras e eventos, jornais de bairro são boas opções de divulgação.

As agências de publicidade dispõem das tabelas de preços e grades de anúncios, para um plano de marketing promoção em seus diversos meios de veiculação.

De posse da pesquisa de cenário e do perfil do consumidor, anunciante e publicitário definem a forma que o material será divulgado, tais como:

• Tipo e tamanho do anúncio;
• Custo de divulgação (jornal, rádio, revistas, material de apresentação de produtos, etc);
• Inserções: quantas vezes em dias, semanas, meses, ano;
• Alcance: quantos ouvintes, leitores, acessos, número de brindes.
• A frequência de divulgação dependerá dos objetivos da empresa.

Caso sejam promoções específicas, com prazos determinados, a comunicação deverá seguir o prazo da promoção.

Mas, caso seja para a consolidação da marca, a divulgação deverá ser mais longa.

Algumas empresas alternam objetivos comerciais e institucionais.

No entanto, o esforço de marketing não pode ter caráter manipulador.

Pois, ética é fundamental.

A intenção de uma propaganda é facilitar ao consumidor o acesso às suas necessidades.

Portanto, uma campanha sem foco com o mercado, pode abalar a confiança do cliente e prejudicar o produto no mercado.

Publicidade

A Publicidade trabalha com a imagem da empresa e dissemina informações positivas acerca do seu negócio.

No entanto, muitas vezes, tem como desafio superar uma imagem negativa.

Essa ferramenta sempre gera uma credibilidade maior …

Pois as informações vêm de notícias ou comentários editoriais enviados pela empresa ou assessores de imprensa para a mídia que são vinculadas se consideradas importantes.

Outras vezes, é realizada por personalidades e formadores de opinião que divulgam a marca ao utilizar os produtos da empresa.

Promoção de Vendas

A Promoção de Vendas cria uma necessidade de compra imediata …

Enquanto a publicidade é concebida mais para influenciar favoravelmente as expectativas e atitudes dos clientes a longo prazo.

Então, as promoções de vendas podem ser sob a forma de descontos, concursos, promoções nos pontos de vendas, sorteios, venda casada, amostra grátis, brindes e degustação, entre outras.

Por isso, caso deseje realizar alguma promoção comercial para clientes, é necessário verificar a legislação vigente.

A distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada é regida pela Lei nº 5.768, de 20 de dezembro de 1971 do Governo Federal.

Mas, somente a Caixa Econômica Federal cabe a competência para operacionalizar, emitir autorizações e fiscalizar essas operações.

Marketing de patrocínio

É uma ferramenta de comunicação muito utilizada nos dias de hoje.

Pois, representa uma oportunidade para uma empresa dirigir seu plano de marketing promoção para públicos específicos e altamente desejáveis.

Por exemplo, uma academia de ginástica patrocinando a corrida contra o câncer da mama.

Comunicação no ponto de venda

Diz respeito a toda a sinalização – displays, cartazes e outras variedades de materiais visuais que influenciam a decisão de compra.

Telemarketing

O telemarketing não é simplesmente falar, vender e negociar pelo telefone, ou ainda atender telefonemas …

Mas, é representado por tudo que se faz para conquistar e manter clientes, estabelecendo com eles um vínculo de relacionamento direto.

Por isso, é importante investir em treinamento de pessoal, diagnosticar o mercado e oferecer uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento dessa atividade.

Portanto, algumas empresas utilizam o telemarketing para atender pedidos, sugestões e reclamações dos clientes, realizar pesquisa de satisfação dos clientes e realizar vendas.

No entanto, é importante saber utilizar essa ferramenta com pessoal bem treinado para evitar custos elevados de ligação e insatisfação do cliente.

Internet

Por isso que a internet é uma ferramenta institucional que permite ao consumidor acessar e conhecer a estrutura do negócio …

Também possibilita verificar os produtos vendidos e ainda, obter informações como telefone e localização.

Além disso, ela também pode ter o caráter de comercialização, o que permite vender produtos para consumidores em diferentes localidades.

Nesse caso, é fundamental que se tenha uma estrutura de site intuito, ágil e fácil de navegar.

Também, é necessário uma logística eficiente capaz de entregar o produto no prazo estimado e de acordo com as expectativas do cliente.

Mas, é importante analisar a real necessidade dessa ferramenta.

Para entender como os consumidores acessam a internet e se tem utilidade para o seu negócio antes de utilizá-la sem nenhuma estratégia bem definida.

Contudo, verifique com cuidado em qual mídia seu plano de marketing promoção será mais eficaz.

Políticas de fidelização

Então, é mais lucrativo manter relacionamentos com os clientes já conquistados do que buscar continuamente novos clientes.

Pois, a fidelização é uma importante ferramenta promocional de seu negócio.

Um cliente satisfeito poderá ser o seu melhor vendedor.

Com isso, ao realizar a venda, é necessário que esse cliente não seja esquecido.

Então, é importante ter um banco de dados de clientes com informações atualizadas e relevantes para a realização de promoções.

Contudo, o banco de dados precisa conter informações  e aspectos relevantes de cada cliente.

Nome, endereço, telefone, e-mail, data de aniversário, profissão, hobby, produtos, volume e frequência de compra, e outros dados importantes.

Pois, isso permitirá que você conheça melhor os clientes e possa oferecer promoções mais adequadas aos seus interesses e monitorar o grau de fidelidade.

Mas, é importante que se faça uma política de fidelização pelo menos com seus principais clientes, os que são responsáveis pelo percentual significativo da sua receita.

Portanto, utilize o envio de cartões e promoções em datas comemorativas …

Além disso, convide-os para lançamento de novos produtos e ofereça bonificações significativas.

Pois, para gerar valor ao seu negócio é imprescindível que a comunicação de marketing seja integrada.

Mas, a divulgação deverá ser realizada em mais de um meio de comunicação para uma maior abrangência e eficácia.

Contudo, a comunicação integrada deve ter envolvimento e passar a mesma mensagem, para fortalecer uma imagem forte no mercado.

Por isso, tenha em mente quem é o seu público e saiba quais os principais meios que ele utiliza …

Pois, a escolha do plano de marketing promoção será ditada pelas necessidades e comportamento do consumidor.

Continua …

Por: Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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