Criar conteúdo relevante com facilidade

Attachmedia criar conteúdo relevante
Criar conteúdo relevante é comparar-se a um grande corredor que vence todas as competições de que participa. Resultado de treinos, persistência e dedicação.

Criar conteúdo relevante

Todo crescimento depende de alguma atividade. Não há desenvolvimento físico ou intelectual sem esforço, e esforço significa trabalho. Calvin Coolidge30º Presidente dos Estados Unidos.

Criar conteúdo relevante é como desejar correr. Na primeira vez corremos apenas alguns metros, mas se criarmos o hábito e aumentarmos pouco a pouco a distância a ser percorrida, depois de um curto espaço de tempo estamos correndo 1 Km, 2 Km e logo, estamos preparados para correr nossa primeira maratona (objetivo definido). Portanto, não podemos criar conteúdo relevante se não nos motivarmos e começarmos a escrever.

Um dos erros mais comuns que percebemos, quando começamos, é conseguir passar para o papel as nossas ideias e soluções para os “problemas” que enfrentamos. Após conseguir identificá-los, esbarramos em outra grande barreira que é a “falta de tempo” e nos sentimos incapazes de buscar respostas para eles, adiando o primeiro passo.

Temos que nos encorajar, como para as corridas: primeiro caminhar, depois caminhar e trotar, trotar e correr e, finalmente, para quem quer atingir o objetivo final, não apenas correr: voar em busca de recordes (contra você mesmo!)… Observando esses passos, todos os dias, estaremos criando habilidades e solidificando hábitos para nos transformar em um criador de conteúdo, de grande sucesso.

Administrar a inspiração

Qual o tempo disponível em seu dia? Aproveite-o e escreva um post em seu blog. Mas, o que escrever? O conteúdo não vai cair dos céus em seus braços, mas virá de observações e persistência de sua parte, leia muitos e outros escritores, ou peça a equipe de marketing, ou a equipe de atendimento aos clientes, uma contribuição de assuntos que os “incomodam” e são motivos de reclamações para poder tratá-los e apresentar novas soluções para cada um deles.

Se você tem experiência em vendas, escreva um post sobre as 10 maneiras de atrair muitos clientes e de como atingir a meta estabelecida pela empresa. Se você é um executivo, escreva posts que orientem na liderança e trato horizontal com seus subordinados, obtendo grande produtividade e atraindo mais audiência para seu negócio, pela qualidade de interação de toda a sua equipe. Arrisque-se, você só tem a ganhar!

Passando para o papel (ou iPad, Tablet, bloco de notas…)

Escrever é um estado mental e isto é real, às vezes um mal debilitante, que ataca os mais eficazes criadores de conteudo e grandes escritores. “A tela branca esta me chamando, e agora?”

O problema: “Não sei para quem escrever”
A solução: É importante conhecer seu público-alvo. Quem é ele? Que idade ele tem? Qual é o seu poder aquisitivo? Onde mora? Do que ele gosta? O que lhe traz satisfação e encantamento? É empreendedor? É empresário? É negociante? Universitário? Sem conhecer seu público-alvo, estará somente escrevendo sem obter resultados. Entenda as “dores” de seu público e apresente soluções para cada uma delas.

O problema: “Não sei a respeito do que escrever”
A solução: Crie um calendário editorial, com todos os assuntos pertinentes sobre seu negócio ou serviço e anote todas as suas ideias. Crie uma lista de assuntos sobre os quais deseja escrever e transforme isso em hábito.

O problema: “Não me sinto calmo para escrever”
A solução: Pegue seu notebook, desligue-o da tomada e vá para um quarto quieto e livre de distrações. Portanto, seu objetivo estará completo quando o post de seu blog estiver terminado ou uma página de seu livro, antes do fim da bateria. Por isso, uma pequena competição contra você mesmo pode trazer grandes respostas e foco no que deseja realizar.

Dilemas da criação

O problema: “Não encontra as palavras”
A solução: Escreva como você fala. O conteúdo deve ser livre de jargões e linguagens técnicas (a não ser que seja um artigo técnico). Então,  se escrever como fala, será fácil passar sua experiência ou conhecimento para seu público. Escreva como pensa, pois nossos cérebros são mestres em trazer respostas quando focamos em determinado assunto ou problema, confie em você, e as palavras virão…

O problema: “Não sei como abordar esse assunto”
A solução: O assunto sobre o qual está desenvolvendo não é confortável para você? Então, comece com o título focando no que ele realmente significa e o que você quer comunicar com ele. Bem, se ele ainda não lhe parece ideal, você poderá melhorá-lo depois mas, não faça disso uma barreira para sua criatividade. Trabalhe para que ele fique claro e que comunique exatamente o que deseja explicar, responder ou esclarecer no seu post.

Conclusão

Para criar conteúdo relevante, domine o assunto e escreva pensando na “persona” para a qual está escrevendo, responda suas dúvidas e aponte caminhos e soluções.

Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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