PAM Plataforma de Automação de Marketing

pam plataforma de automacao de marketing
Este artigo mostra como escolher uma PAM Plataforma de Automação de Marketing para impulsionar o crescimento previsível e sustentável de seu empreendimento.

PAM Plataforma de Automação de Marketing

Se o seu objetivo é a criação de crescimento de receita previsível, o segredo para o sucesso não reside na escolha entre as táticas de entrada ou saída, mas em integrar e alinhar as duas funções em um processo escalável e sustentável.

Entender isso é fundamental no momento de decidir sobre a PAM plataforma de automação de marketing  que você vai usar como meio para essa execução. Esse assunto torna-se importante, pelo crescente aumento de ruídos em grupos de CEO, fóruns e comunidades online perguntando sobre como escolher o melhor PAM.

Parece haver um crescente coro de consultores de marketing que afirmam que a plataforma não importa. Estratégia e conteúdo são as únicas coisas que importam. Embora concorde que estratégia e um bom conteúdo são fundamentais para o sucesso, é um grande erro pensar que a plataforma não importa.

Como saber o melhor processo?

O processo é fundamental. O PAM que você escolhe é a decisão mais importante que você faz. A plataforma que você escolher vai impactar diretamente:

A taxa de adoção e utilização do seu programa.
Os insights e a inteligência adquirida, irão permitir fazer ajustes rápidos.
O alinhamento entre os seus esforços de vendas e de marketing.
Ao mesmo tempo que simplesmente ter um PAM lhe daria uma grande vantagem. Hoje, não é só uma necessidade, se você é sério sobre a construção de um negócio de crescimento previsível; mas a proliferação da tecnologia e escolhas faz da seleção de uma plataforma uma das decisões mais difíceis e importantes que uma empresa pode fazer.

Alternativas de PAM

Ao longo dos anos, varias possibilidades e uma grande variedade de alternativas PAM têm surgido e vamos ponderar juntos nove critérios ao avaliar suas opções:

Capacidades: O que permitem que você faça? A melhor prestação de um amplo conjunto de ferramentas contra apenas apoiar uma ou duas tarefas. Certifique-se de olhar para além de conceitos básicos de automação, como e-mail e páginas de destino.

Facilidade de uso: Uma grande PAM é intuitivo e fácil de usar, sem sacrificar recursos. Muitas plataformas são apenas difícil de usar. Inevitavelmente, o esforço fracassou porque as pessoas não gostam de trabalhar dentro da ferramenta.

Personalização: Em que nível você pode fazer a PAM executar tudo o que você quer fazer. Uma grande PAM fornece acesso fácil para personalizar, modificar e desenvolver modelos que você precisa. Cada vez mais, a geração e comercialização de batalha pela liderança vai ser ganho com base na criação de contexto. Em que nível você pode personalizar a experiência para a singularidade de seu visitante?

Alinhamento: Uma grande PAM alinha ao funil inteiro (de cima para baixo) e se integra facilmente com o lado de vendas. São muitas as plataformas de marketing que esquecem todo o objetivo pela qual você está executando a plataforma que é para impulsionar suas vendas.

Integração: Há dois fatores aqui. Como a PAM se integra com – o CRM – a tecnologia non-marketing que você usa? Além disso, como ele é integrado globalmente? Quanto mais peças você precisa usar maior será a complexidade, e o provável é que você não vai ter uma imagem clara em resultados e o dificuldades em relação ao fator global.

Relatórios e análises: Um dos aspectos mais importantes sobre o marketing hoje é a habilidade para controlar, medir e avaliar. Como a plataforma que você está pesquisando responde ao fornecer insights sobre o que está funcionando e o que não está? Será que ela realmente fecha o ciclo de avaliação de desempenho de várias iniciativas e várias ações simultâneas?

Inteligência: Uma PAM eficaz faz de você um comerciante, vendedor e executivo mais esperto. Quanto melhor for a plataforma utilizada, melhor ela irá lhe permitir escutar uma conversa, avaliar o que está na mente de seu mercado e ajustar-se em conformidade com seus interesses.

Custo Total: Some tudo isso e qual é o custo? Não olhe apenas o preço, o fator de custos indiretos é também muito importante, avalie tudo.

Defina qual a categoria para utilizar uma PAM

Com os nove critérios acima, você vai encontrar uma PAM em uma dessas três categorias:

1) Processo Específico
Estas são ferramentas que fazem uma ou duas coisas. Exemplos destas ferramentas incluem Constant Contact, Mailchimp e Unbounce. A não ser que o seu negócio é muito pequeno, ou, em alguns casos, muito grande não recomendo usá-las.

Enquanto essas plataformas são normalmente muito boas no que fazem, elas simplesmente não fazem o suficiente para dirigir um negócio de crescimento.

A implementação de um programa eficaz para utilizar ferramentas aumenta o custo, complexidade e ao mesmo tempo, limita as suas capacidades. Se você é sério sobre a criação e geração de leads com crescimento previsível, você simplesmente deve mover-se para uma plataforma integrada.

2) Tradicional, Médio / Baixo Funil PAMs
PAM plataforma de automação de marketing nasceu com foco em campanhas de email e para email. A ideia por trás da automatização do processo foi o desenvolvimento para nutrir e promover seus bancos de dados existentes.

Marketo, Pardot e Eloqua são exemplos destas categorias. Estas plataformas foram arquitetadas originalmente para a escala e orientada para bases de dados de centenas de milhares de leads. Enquanto essas plataformas podem ser excelentes em termos de criação e eficiência, elas não estão alinhadas para apoiar, conduzir e avaliar as atividades que causam realmente o crescimento da receita.

Estas plataformas são construídas para suportar automação de email e não fornecem as ferramentas e conhecimentos que suportam um programa de marketing de entrada integrada. Eles não suportam diretamente as atividades que se desenvolvem para o seu público ou que lhe permitam alinhar totalmente seus esforços de vendas com seus esforços de marketing.

Além disso, porque elas não suportam todo o funil, o processo de comunicação é muito mais trabalhoso, proporcionando uma maior chance de erro e, portanto, reduzirá os resultados de seus esforços.

3) Uso completo do Funil de vendas, criação de conteúdo e Geração de Demanda
Se você estiver pesquisando para construir um sistema e maximizar o seu ROI, esta é a principal categoria que você deveria estar pesquisando. Nunca se esqueça, o objetivo da plataforma de automação de marketing não deve ser a eficiência, deve ser a eficácia.

O objetivo é o crescimento, de nível superior, intermediário e linhas de fundo. Como vários estudos mostram, uma abordagem totalmente alinhada com vendas e marketing resulta em resultados muito melhores.

Alinhamento das atividades do funil superior, médio e inferior é crucial para maximizar seus resultados.

Eu ainda não conheci ninguém que não concorde com essa afirmação. Levando em conta que, não é apenas fazer sentido, contudo a sua PAM plataforma de automação de marketing tem o dever de alinhar e apoiar essas funções?

É por esta razão que realizamos todos os nossos programas de marketing e geração de leads de entrada através de um sistema sustentável. A capacidade de planejar, iniciar e acompanhar todas as atividades de cima do funil em todo o caminho até o fundo, e ainda a capacidade para apoiar o retorno do boca-a-boca (nossos clientes) nos dão uma vantagem operacional tremenda.

A integração e facilidade que proporciona uma PAM plataforma de automação de marketing permitem a equipe focar e melhorar a estratégia, a criação de um grande conteúdo e gestão do processo. A comunicação de cima para baixo nos permite documentar os dados e cavar abaixo da superfície para avaliar o que está funcionando e ajustar rapidamente o que não está.

Embora a falta de uma estratégia e conteúdo eficaz certamente condenará qualquer marketing de entrada ou o esforço de geração de leads ao fracasso; garantir que você tenha uma plataforma certa é essencial para o sucesso e, com certeza, multiplicar os resultados de seus esforços.

Este post foi publicado originalmente no Imagine Business Development no Blog: The Demand Generator ™.

Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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