CRM Social Mobile e Estratégias …
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CRM Social Mobile e Estratégias …

CRM Social Mobile ou (Customer Relationship Management) – É uma estratégia de negócio voltada ao entendimento das necessidades e potenciais de uma empresa.

CRM Social Mobile, qual é o novo cenário à sua adoção?

Tradicionalmente um CRM é usado para facilitar o diálogo entre empresas, seus clientes e suas equipes de vendas.

Entretanto, o CRM Social e o CRM Mobile, constroem um paradigma completamente novo que muda a forma como conhecemos hoje.

Por isso, neste artigo vamos investigar o que está impulsionando essa mudança.

Poucos anos atrás, quando falávamos de CRM Social, não havia muitos compradores para ele.

Mas, as empresas e os consumidores estão utilizando cada vez mais o CRM Social.

Quando se integra sites de redes como Facebook, Twitter, LinkedIn podemos ter uma vantagem extra por conhecer pessoalmente os clientes finais.

Então, para desenhar uma definição simples, o CRM Social é uma ferramenta de rede para empresas se relacionar com seus clientes.

Tradicionalmente o CRM foi usado apenas para armazenar informações de clientes, suas contas ou histórico de interação.

Mas, isso levou os dados coletados, a serem armazenados em arquivos e planilhas, e não em um local centralizado.

Porém, as empresas querem saber mais sobre seus clientes e suas características pessoais.

Dessa forma, ao utilizar o CRM, podemos visualizar à informação no espaço do CRM tradicional e também na informação social.

Pois, podemos seguir os tweets dos clientes, mensagens e decidir sobre questões e assuntos abordados.

CRM, qual a solução para o mercado brasileiro?

Simplificando as soluções personalizadas – feitas automaticamente – com certeza ajudariam a aumentar a taxa de utilização.

Tradicionalmente os sistemas de CRM foram construídos para controlar a gestão de vendas da equipe em termos de produtividade, metas, chamadas, etc.

Isto criou um processo de pensamento negativo e as equipes de vendas – em várias empresas – hesitavam em usar qualquer ferramenta de CRM.

Portanto, eles constataram que eram muito complexas.

Então, a melhor solução foi simplificar e usar padrões abertos e torná-los personalizados para cada empresa.

Pois, a solução tem que se adaptar a natureza da respectiva empresa e dentro de sua cultura de trabalho.

O CRM social mobile deve equipar empresas com ferramentas e fontes de dados relevantes sobre seus clientes.

Estes dados, assim trabalhados, podem criar mais oportunidades de vendas.

CRM com conectores em nuvem, é o caminho?

Utilizar conectores Cloud com Twitter, Facebook, LinkedIn e outros sites é um bom caminho, e uma das melhores soluções atuais.

Eles devem ser construídos de tal forma que as empresas possam escrever sua própria definição sobre Cloud.

Nos próximos anos conectores Cloud vão se tornar uma necessidade.

Mas, o CRM deve incorporar ferramentas de chat, falando ao vivo com clientes e se conectar rapidamente com eles.

Como situar o CRM no paradigma da mobilidade empresarial?

Há três fatores críticos na mobilidade empresarial.

O primeiro é a capacidade de acesso a dados;

O segundo é a conexão de dispositivos e;

O terceiro é a compatibilidade entre os dispositivos e aplicativos.

O problema da maioria das conexões móveis é que são lentas, com dependência de conectividade com a Internet.

E, os aplicativos nativos em dispositivos móveis requerem essa conexão.

No entanto, ter conectividade com a Internet sem interrupções é quase impossível …

Especialmente quando as tarifas de roaming são tão elevadas (principalmente no Brasil).

Mas, o CRM social mobile deve ser capaz de acessar os dados sem a utilização de rede (utilizando o localhost).

Portanto, em qualquer smartphones, ipads e outros equipamentos usando navegadores móveis, armazenando os dados localmente, com essa capacidade offline.

Quando o acesso à Internet estiver disponível esses dados devem ser sincronizados automaticamente.

Portanto, nenhuma interrupção de trabalho deve ser provocada.

Assim sendo, a ferramenta deve conectar-se automaticamente no servidor migrando os dados, para que não se percam, como faz um bom administrador.

Podemos encontrar CRM’s com essas características, o mundo está potencializando suas necessidades e precisamos acompanhar seus upgrades.

Autor: Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro

Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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