Marketing De Riscos Veja Isso …

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing De Riscos Veja Isso …

Marketing de riscos é a uma ferramenta para definir as barreiras e os principais obstáculos, que inesperadamente surgem, no empreendimento atual e futuro …

No mundo corporativo, nada nunca está sempre 100% protegido de problemas.

Nenhuma empresa consegue ter controle total sobre todos os fatores que podem afetar sua operação, projetos e o seu mercado.

Marketing de riscos é uma necessidade de toda empresa-negócio!

Marketing de riscos o que é?

A ideia do marketing de riscos parte exatamente daí.

Pense numa campanha que não atinge o objetivo final desejado.

Agora, imagine uma falha técnica que paralise o webnário do lançamento de um novo produto …

E que mudanças abruptas na legislação podem atrapalhar o seu negócio, como a LGPD?

A verdade é que quase nunca saberemos quando estes riscos podem acontecer …

O marketing de riscos surge para tratar justamente desses riscos e reduzir seus impactos.

Nesse artigo explicaremos mais sobre sua importância.

Desafios do marketing de riscos

No mundo do Marketing, desafios são rotineiramente enfrentados por todos os colaboradores da empresa. Seja durante a elaboração de estratégias, nos processos de execução ou mesmo nas vendas.

Esse é o principal fator que indica a necessidade de profissionais bem preparados e atentos às tendências do mercado.

Como consequência dessa constante necessidade de melhoria de resultados e estratégias, as empresas precisam buscar ferramentas e métodos adicionais.

Esses métodos e ferramentas são usados para planejar uma ação com antecedência …

Deve também mapear as etapas evitando perdas nos projetos para o time.

Portanto é possível prevení-los, evitando qualquer prejuízo para a empresa.

Planejamento de riscos

Empresas que são bem sucedidas em uma Gestão no Marketing de Riscos começam sempre com o planejamento.

Portanto, procure mapear todos os objetivos que seu time precisa alcançar!

Enumere os eventuais e possíveis problemas …

Apresente também as soluções para as dificuldades que possam surgir no desenvolvimento de um grande ou pequeno projeto …

Pois, desconsiderar a importância de elaboração desse planejamento pode gerar consequências negativas e grandes perdas financeiras …

Lembre-se de que metas devem ser alcançadas pela equipe – independente de – momentos de crise e catástrofes.

Entretanto, uma análise correta permite que os profissionais disponham de dados relevantes e úteis para uma ação rápida.

Por essa razão, esse documento deve ser estruturado e revisado com atenção, de modo a basear qualquer decisão futura de um projeto.

Aconselha-se deixar esse documento em um lugar de fácil acesso para consultas e análise quando necessário.

Passos para Gestão de Riscos no Marketing

Importante: para considerar uma Gestão no Marketing de Riscos bem sucedida, é necessário que existam ferramentas de gerenciamento.

Elas devem ser capazes de planejar despesas, desenvolver objetivos tangíveis e monitorar atividades necessárias para se alcançar as metas estabelecidas …

Assim, com essas ferramentas, também será possível analisar indicadores de desempenho e demais fatores de risco.

Também é esperado do profissional responsável saiba gerenciar e analisar todos os dados produzidos pelas ferramentas escolhidas que, dependendo do projeto, pode ser necessário mais de uma ferramenta.

Nesse sentido, é válido investir em capacitação adequada e em um parceiro que possa atender lado a lado às necessidades que surgirem em seu negócio.

Benefícios de uma boa Gestão de Riscos  

Seguindo algumas dessas práticas, podemos perceber como a gestão no Marketing de Riscos traz inúmeras vantagens para uma empresa:

  • melhora a produtividade da equipe;
  • minimiza as perdas e maximiza os ganhos;
  • auxilia na mensuração do mercado;
  • possibilita soluções adequadas diante de uma situação adversa;
  • oferece maior confiança para o desenvolvimento de projetos ou novos produtos.

E você?

Conseguiu compreender a importância de adotar práticas inteligentes em seus projetos?

Já utiliza a gestão no Marketing de Riscos na sua empresa?

Estamos num momento crítico onde precisamos repensar e atualizar nossas prioridades …

por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

Gostou do artigo?

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!