O Marketing Digital para 2019 trafega por tempos voláteis, por isso é importante antecipar o que pode acontecer para se preparar adequadamente.
Marketing Digital para 2019
No mundo atual tudo muda muito rápido e basta um piscar de olhos.
Por isso o que aparentemente estava no auge simplesmente desaparece e você nem percebe …
No entanto, há um contraste muito importante – quanto mais as coisas mudam – mais elas permanecem iguais; ciclos?
Isso permite entrever através das avalanches dessas mudanças e inferir o que vai acontecer num futuro próximo.
O marketing digital é uma indústria sensata.
Se algo acontece em algum lugar, os anunciantes digitais encontram uma maneira de aplicá-lo em seu benefício.
Aqui estão as 6 principais tendências em publicidade digital para 2019.
1. GDPR
GDPR é o projeto para proteção de dados e identidade dos cidadãos da União Europeia que começou a ser idealizado em 2012 e foi aprovado em 2016.
Embora a região já tivesse leis relacionadas à privacidade, elas datavam de 1995 e, mesmo com algumas atualizações, não correspondiam ao cenário tecnológico atual.
Dessa forma a decisão de criar o regulamento vem daí.
A União Europeia considera a proteção de dados pessoais um direito dos cidadãos dos países do bloco.
Por conta disso, todas as empresas e organizações, independente de porte ou área de atuação, deverão seguir regras rígidas para coletar, processar, compartilhar e resguardar dados pessoais.
Como o GDPR afeta o Brasil?
Um dos pontos que ainda causam confusão sobre o GDPR é a prevalência na União Européia.
Isso significa, por exemplo, que uma loja on-line no Brasil ou em qualquer outro pais terá que se adaptar ao GDPR se quiser enviar produtos para clientes na União Européia sem desrespeitar a lei.
Portanto as abordagens publicitárias de anúncios digitais devem ser apoiadas sobre contexto mais abstratos.
2. Aumento de anúncios multimídia
Em 2018 foi o ano em que os anúncios em vídeo finalmente começaram a decolar.
Eles avançaram numa grande fatia do mercado e é fácil entender por quê: os anúncios multimídia oferecem mais engajamento.
Parece que as coisas serão ainda mais emocionantes até o final de 2019.
As imagens dinâmicas e estáticas são soluções infalíveis …
Mas os anúncios multimídia abrem uma nova dimensão em que as imagens em movimento podem transmitir uma mensagem de forma mais elaborada e eficaz.
Basicamente, isso significa que os anúncios digitais estão seguindo o caminho dos anúncios tradicionais – dos jornais à televisão e mobiles.
3. Continuidade do aumento da propaganda nativa
Outra tendência importante que está crescendo exponencialmente é a publicidade nativa.
A razão para a sua rápida ascensão é fácil de entender: é um tipo de experiência completamente diferente.
Não é tão irritante como as formas tradicionais de publicidade digital e, portanto, mais e mais anunciantes estão se voltando para esta nova moda.
A publicidade nativa oferece um encontro de anúncio mais discreto que combina com a experiência do usuário.
Por causa disso, é percebido como uma tentativa flagrante de comercializar algo, mas como uma sugestão, uma espécie de recomendação.
4. Evolução dos Influenciadores no Marketing Digital
Marketing de influência é aplicado e testado como solução para aqueles que estão procurando por táticas de marketing não convencionais.
Realmente ajuda a construir uma marca envolvente e identificável de dentro para fora, colocando o ponto de vista do usuário na frente e no centro de toda a operação.
No entanto, ao longo dos últimos dois anos, ela foi abusada e mal utilizada.
Chegou a ser questionada e começa a diminuir lentamente devido à paranoica suspeita de que qualquer forma de recomendação pode ser viciosamente mercantilizada.
Isso abre um grande desafio para os próximos anos.
O marketing de influência ainda pode ser eficaz se for feito corretamente.
Mas agora o maior desafio será encontrar a estratégia certa para manter o envolvimento e a confiança do público-alvo.
5. Realidade aumentada finalmente se materializa
A realidade aumentada foi um baile chique por muito tempo.
Então Pokemon Go foi lançado e, de repente, todos se juntaram a ele.
No entanto, ainda existe um conjunto de ferramentas muito limitado para operar e todas as coisas ainda precisam de um alfabeto adequado para serem trabalhadas.
No entanto, a realidade aumentada oferece imensas oportunidades do Marketing digital para 2019.
A integração de dados digitais em experiência de tempo real é algo semelhante a notificações push e pop-up.
Pode ser usado como sugestões e mensagens de estilo personalizado.
6. O jogo justo está sendo jogado
Antigamente, brincar com “soluções fáceis” no marketing digital era um fato.
Se você quisesse crescer: essa era a maneira mais fácil e eficaz.
Coletando dados dos usuários, vendendo-os a golpistas e spammers traiçoeiros, inundando os usuários com bobagens …
Então, tudo isso era uma espécie de norma bizarra e distorcida da indústria.
Contudo, as coisas agora estão mudando e está mais honesta.
Por conta da cautela crescente sobre a importância e proteção de dados – o IAB e o Google anunciaram uma guerra em larga escala contra os trapaceiros.
Coisas como Ads.txt, Ad Experience e Abusive Experiences têm como objetivo trazer um status quo de fair play para anúncios digitais.
O que sairá disso ainda não está ainda muito claro …
Mas podemos definitivamente afirmar que isso afetará seriamente a abordagem de marketing e exigirá novas soluções adequadas e honestas.
Concluindo …
Com as tecnologias experimentando outro salto evolutivo e número crescente de usuários é realmente difícil dizer o que acontecerá a seguir, mas;
Afinal de contas – o amanhã é volátil e nunca se pode ter absoluta certeza sobre ele.
Acredito que estas seis tendências estarão definitivamente incorporadas no jogo do Marketing Digital para 2019.
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