Discute-se demais o processo criativo, como ele funciona e na maneira como surge o “Eureka” na aplicação da linguagem publicitária criativa aplicada hoje!
Linguagem publicitária criativa
Vamos fugir de fórmulas?
Então, vamos fazendo e aprendendo com cada passo que realizamos dentro de uma ideia numa linguagem publicitária criativa …
Por isso, mil possibilidades são possíveis e não se deve limitar até onde podemos chegar…
Depende do que sei, ou já fiz, ou é algo que simplesmente surge?
Por isso, na ausência de regras preestabelecidas, conseguimos visualizar o novo e inédito sobre determinado fato ou assunto?
Até o processo da criação deve ser questionado, pois pode virar uma rotina?
Então, como criar algo que nunca foi realizado?
Os processos que já realizamos nos levam a novos resultados?
O que temos que destruir ou reconstruir para que uma ideia surja sem resquícios de dados ou acontecimentos já executados?
Como liberar nossa mente das mesmices e incessantemente buscar ideias que podem surgir a qualquer momento?
Vendo o mundo com outros olhos e redescobrindo as velhas coisas e observando as rotinas renovando-as sempre, será a solução?
Outros são tão práticos e sentam para fazer algo e “acontece o milagre” a missão é executada e o objetivo é alcançado, será tão simples assim?
No entanto, vemos que cada “job” não pode estar preso a uma regra, pois, cada um deles é e será único para aquela missão…
O Processo
1 – Ler o Briefing
O pontapé inicial, afinal onde queremos chegar, sem conhecer profundamente o “problema” a ser resolvido?
Pois, a partir do mesmo é que podemos debater com nossa mente e possibilidades qual seria a “melhor” solução a ser obtida, não é mesmo?
2 – Liberar o Caos
Vale tudo e podemos debater todos as possibilidades, ideias, maneiras, ferramentas, objetivos e transformar tudo isso em uma resposta aquilo que pretendemos responder …
3 – Mergulhar no mundo do cliente
Quais são suas dores, conquistas e o que ele faz e acredita ser importante e lhe trazer respostas sobre seu mundo?
Assim, podemos solucionar principalmente o que o “incomoda” o que nos faz ter que “entendê-lo” antes mesmo de responde-lo…
4 – Utilizar a Intuição, informação, incubação (parte mais angustiante) e a inspiração (vinda dos deuses?)
5 – Estudar profundamente o problema na perspectiva do consumidor, o que ele pensa e o que ele deseja?
O que temos que dizer ao consumidor ou o que o consumidor quer ouvir?
6 – Trabalhar profundamente o processo e “empatia” interiorizar-se de personas que utilizam o produto ou serviço …
Por isso, é necessário sentir quais são suas inquietações e o que lhe faz feliz?
7 – Unir a Marca a Pessoa ou a Pessoa é a Marca?
O Caos
Desde o princípio dos tempos o mundo veio do Caos e nada mais lógico do que unir o Caos a objetividade…
Portanto, Trevas x Luz, Água x Fogo, Feminino x Masculino transformando o Yin-Yang em respostas a todas as possibilidades possíveis…
Então, qual é o segredo para retirar do Caos nossas respostas sem perder-se com objetividade?
O Suor da Criação em equipe
Estudando o briefing e se isolando por um tempo imergindo em seu interior a procura de respostas numa linguagem publicitária criativa …
E, no passo seguinte, unir toda a equipe e debater a “céus abertos” e consolidar o sol, a chuva, o frio e o calor…
Num trabalho sério-lúdico para chegar ao resultado inesperado-desejado-sonhado-alcançado-difundido-aplicado-final?
Quem sabe?
Afinal um bom trabalho de criação é resultado de “mmmuuuiiitttooo sssuuuooorrr”…
Entretanto, neste mundo globalizado as ideias surgem em todo lugar e a toda hora …
Não é privilégio somente no departamento de “criação” onde o “guru” depois de horas de meditação transcendental recebe a resposta mágica do problema.
É no trabalho em equipe que se busca pela solução – mentes interconectas pensando juntas – produzem resultados espetaculares, quase sempre…
O Peso da Referência
Qual o repertório que povoa sua mente: a web ou livros?
Fazer o que lhe agrada ou suprir suas necessidades e carências são parte do entorno circundante que lhe bombardeia a cada dia?
Portanto, ao trazer respostas a essas inquietações você se aproxima mais e mais do próximo …
Por isso, com suas experiências pessoais – na matéria prima da vida – onde vivemos e nos movemos, quebrando paradigmas nas artes, sociologia, antropologia, e tantas outras…
Criatividade vende
O inédito, o imprevisto, o hilário ou o inusitado, com certeza venderá!
Pois, desejamos coisas novas e que possam nos divertir e transformar nossa realidade já tão bombardeada de “mesmices igualitárias” …
Precisamos superar as barreiras que nos impomos e buscar respostas em todas as possibilidades e sempre …
Publicidade x Arte
Portanto, a dualidade existente na semântica utilizada nas palavras, torna-se solução-conflito …
E, onde a publicidade como convencimento e a arte como expressão estética e cultural não antagônicas em nova ferramenta: PUBLIARTE!
Sem possibilidades de limitar toda a criatividade-novidade, não é mesmo?
Quando quebraremos esse paradigma para uma nova linguagem publicitária criativa?
Somos ou não somos artistas simples, claros, inteligentes e objetivos?
Desafio!
Aguardo comentários e participações: você é criativo?
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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