Fazer Publicidade do Jeito Certo …

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Fazer publicidade do jeito certo implica em conhecimento, dedicação, relacionamento e utilizar formas de abordagem que passam pelo coração do cliente …

Como assim, estou perguntando ou afirmando?

Mas, existe uma maneira correta de fazer publicidade para qualquer pessoa?

Será que a Publicidade certa é como um conto de fadas com final feliz, como aqueles de nossa infância?

Ou, como dizia meu avô: “Propaganda é a alma do negócio”, por si só? (sempre eficaz?)

Ou ainda, como dizia outro ilustre apresentador: “Quem não se comunica se trumbica …”  

Existe mesmo uma maneira de como fazer publicidade do jeito certo ou errado?

Bem, nos próximos parágrafos vou te contar o segredo que ninguém queria te contar …

A Publicidade tem mil faces

A publicidade não é mais física como nos jornais, revistas e outdoor (lembra desse tempo?) …

Os oceanos constituem uma grande massa de água líquida que ocupa 71% da superfície do planeta …

Assim como a água a Publicidade pode ocupar espaços globais através da internet, da televisão, do futebol, do cinema, dos vídeos, smartphones ou nas redes sociais onde as pessoas curtem ou “surfam” simultaneamente …

E como definir a mídia adequada para a publicidade?

Primeiro: conheça o comportamento do seu cliente, sabendo quem ele é, onde ele está, como ele consome e como é possível “conversar” com ele …

Segundo: depois dessa “interação-conversa”você pode usar a mídia ou mídias nas quais ele está envolvido ou presente, pois você sabe onde ele realmente esta …

Terceiro: ou então você pode definir – através de perguntas objetivas e diretas para ele – qual é a maneira mais correta de chegar ao seu coração.

Pois clientes compram com o coração e não com a razão através do seu relacionamento com ele …

Você saberá qual é o momento mais adequado para oferecer o seu produto, pois entendeu a necessidade e sabe exatamente o que ele precisa, dentro de sua jornada de compra …

Simples assim …

O que usar na Publicidade certa?

Para entender como fazer Publicidade do jeito certo é necessário utilizar três pilares: ponto comum, algo novo e emoção.

Quando observamos as grandes campanhas elas nos apresentam esses fatores de uma maneira explícita ou as vezes muito sutil.

Como definir o ponto comum a nível universal ou pessoal?

Por exemplo, o smartphone é hoje um item de ponto comum a nível mundial …

Quando falamos dos dois sistemas operacionais mais utilizados, entre muitos outros: IOS e Android, estamos falando de pontos de convergências dentro do ponto comum.

O Iphone usa o sistema IOS que tem ótimo desempenho, porém preços elevados …

O Android é o sistema que atinge todas as classes sociais, pois oferece modelos mais simples até aos mais sofisticados.

De que forma apresentar seus diferenciais?

Tudo é questão de muita análise (relacionamento), gosto pessoal e direcionamento comercial.

Sabemos que o iphone sempre será um aparelho com diferenciais a serem explorados, apesar dos custos …

No entanto, o sistema Android está disponível – em multiplicidade de fabricantes – para todos os tipos de gostos e bolsos e apresenta aparelhos com características inferiores e superiores as de um Iphone.

Como aplicar algo novo neste contexto?

  • Podemos explorar um sistema operacional superior ao IOS e Android
  • Novo smartphone com diferencial custo x benefício que irá causar a revolução do século …
  • Etc …

Portanto, para impactar o cliente é necessário pensar diferente para chamar sua atenção?

Como envolver seu cliente com emoção?

Na prática, as decisões de compra passam pela interação de 6 emoções principais:

Ganância. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ser recompensado”.

Medo. Pensamos que, “se não tomar uma decisão agora, eu estou frito”.

Altruísmo. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou ajudar os outros”.

Inveja. Pensamos que, “se eu não tomar uma decisão agora, minha concorrência vai sair na frente”.

Orgulho. Pensamos que, “se eu tomar uma decisão agora, vou parecer inteligente”.

Vergonha. Pensamos que, “se eu não tomar uma decisão agora, vou parecer estúpido”.

Assim o melhor que você pode fazer é instigar pessoas a comprar “agora”, pela emoção.

Por exemplo, ao invés de simplesmente falar “Conheça meu produto!”, você pode dizer: “Esse é meu produto e os 20 primeiros ganham 10% de desconto!”.

Conclusão

Fazer Publicidade do jeito certo passa pelo bom e profundo relacionamento com seu cliente.

Pois chegamos ao seu coração, pela satisfação e resolução da sua necessidade.

Por isso, que muitos produtos-serviços fracassam, pois primeiro pensamos e fabricamos o produto, sem realmente saber qual a real necessidade do cliente ao uso do mesmo ….

Reinvente e lembre: comece sempre por sua necessidade e nunca pelo produto-serviço.  

Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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