Marketing Inovador traz resultados?

marketing inovador

O marketing inovador, usado nas campanhas da maioria das empresas, falha antes dos três primeiros meses, você sabe por quê? Existem vários motivos possíveis para isso ocorrer e descubra neste post o que é possível fazer para melhorar suas opções.

Marketing inovador traz resultados?

Com certeza! Mas, devemos observar – com cuidado – as causas possíveis para evitar falhas. Elas ocorrem quando não pensamos com a mentalidade baseada no ROI enquanto planejamos. Também, quando não pensamos nas conversões que a campanha possa trazer. Ou, ainda, ao  planejar os gastos sem visualizar o cenário como um todo.

Então, como criar uma campanha de marketing inovador, único e inspirador para sua marca torne-se referencial neste competitivo mercado? Embora sua campanha tenha sucesso, é bom se inspirar e aprender com campanhas campeãs de marketing de outras empresas.

Por isso pergunto: como definir o objetivo da marca e criar uma identidade própria e original? Como as campanhas podem reforçar essa personalidade inovadora, criativa ou futurista? Entendo que não é o que faz a marca ser feliz, mas sim, o que faz o cliente feliz com a marca. Portanto o cliente precisa se encantar e estar envolvido pelo “status”, retorno e diferencial que ela lhe proporciona.

Apple personifica desejos

Após a saída controversa de Steve Jobs em 1985, a Apple tinha perdido seu brilho. Portanto, a marca foi diluída e não recebia nenhuma menção nos jornais e revistas sobre seus produtos. No entanto, em dezembro de 1996, Steve fez um retorno dramático à empresa e reacende a inovação.

Para isso, e trazer de volta o charme perdido da Apple, ele convidou três agências de publicidade para novas ideias de campanhas de marketing inovador. O Lee Clow sugeriu um novo conceito de propaganda, baseando-se no slogan, “Think Different”.

Ao contrário do foco aplicado do marketing tradicional, a Apple não falou sobre as características ou os benefícios de seus produtos ( como é, e o que faz ). Nessa campanha Steve inseriu uma nova energia na Apple e mudou a maneira como os consumidores viam a marca.

Portanto, em vez de tentar vender para você a forma impressionante com que seus produtos foram construídos, a Apple te falou sobre sua crença inspiradora – “Pessoas com paixão podem mudar o mundo”.

Então, a proposta focou nos valores principais da marca proporcionando direção, foco e motivação essencial, até mesmo a seus funcionários. Isso é marketing inovador e Simon Sinek apontou, mais tarde, a estrutura do “circulo dourado”, baseado nesses princípios.

Círculo Dourado

circulo dourado
Ele ilustrou esta estrutura no TED talk abaixo, com o exemplo específico de como a Apple conduziu seu marketing, começando pelo “porquê”.

Visualize e baixe a transcrição completa da palestra

Para que suas campanhas de marketing, aumentem suas chances de sucesso, insira um propósito que está além da monetização.

Ser pioneiro nem sempre é o melhor

Se você tem medo de “chegar tarde demais”, isso pode ser boas notícias para seu negócio. Pois, os pioneiros acabam tendo mais pressão e menções na mídia. Mas, você pode aprender com eles e extrair ideias das experiências dos consumidores. Isso ajuda a desenvolver um projeto renovado sem as falhas do primeiro produto.

O Google não foi o primeiro mecanismo de busca e o Facebook não foi a primeira rede social. Se você não pode ser o primeiro a criar uma ideia, então observe as falhas feitas na implementação da ideia. Desta forma, melhore a experiência do consumidor e execute a ideia melhorada meticulosamente.

Então, pense em produtos e ideias de conteúdo que criarão uma experiência de marca inestimável e realmente capacitar seus consumidores.

Fazer negócios é adicionar valor e servir as pessoas. Dinheiro é apenas um subproduto.
Eu gostaria que houvesse um recurso prático que pudesse acrescentar, mas, você precisa acreditar em sua própria criatividade para se tornar verdadeiramente uma grande marca.

Conclusão

Qualquer que seja o tipo de negócio que você possua, a base de princípios de marketing não muda. Estudar campanhas de marketing de sucesso de empresas pode ajudar a obter novas perspectivas.

A Apple construiu produtos fenomenais, mas suas estratégias de marketing inteligentes foram fundamentais na criação de sua base frenética de fãs. As campanhas criativas da Apple devem te inspirar a investir em criar algo maior do que sua marca.

Eu quero ouvir de você.
Qual a lição que você aprende das campanhas de marketing da Apple?
Eu te encorajo a compartilhar suas próprias lições dessas campanhas nos comentários abaixo.

Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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