Marketing Inovador

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Para a maioria das empresas, as campanhas de marketing falham antes dos três primeiros meses, você sabe por quê? Existem vários motivos possíveis para isso ocorrer: não pensar com a mentalidade baseada no ROI enquanto planeja, não pensar nas conversões que a campanha possa trazer, ou ainda planejar gastos sem visualizar o cenário como um todo.

Então, como criar uma campanha de marketing inovador, único e inspirador para que sua marca se torne um referencial dentro deste competitivo mercado? Embora sua campanha possa ter sucesso, é sempre bom se inspirar e aprender com as campanhas de marketing de sucesso de outras empresas.

Ainda pergunto: como definir o objetivo da marca e criar uma identidade própria e original, onde as campanhas devam reforçar essa personalidade? Entendo que não é o que faz a marca feliz, mas sim, o que faz o cliente feliz com a marca, encantado e envolvido pelo “status”, retorno e diferencial que ela lhe proporciona.

Apple personifica desejos

Após a saída controversa de Steve Jobs em 1985, a Apple tinha perdido seu brilho. A sua marca foi diluída e não recebia nenhuma menção nos jornais sobre seus produtos. No mês de dezembro de 1996, Steve fez um retorno dramático à empresa e reacende a inovação.

Para trazer de volta o charme perdido da Apple, ele convidou três agências de publicidade para terem novas ideias de campanhas de marketing. O Lee Clow sugeriu um novo conceito de propaganda, baseando-se no slogan, “Think Different”.

Ao contrário do foco aplicado do marketing tradicional, a Apple não falou sobre as características ou os benefícios de seus produtos ( como é, e o que faz ). Nessa campanha Steve inseriu uma nova energia na Apple e mudou a maneira como os consumidores viam a marca.

Em vez de tentar vender para você a forma impressionante com que seus produtos foram construídos, a Apple te falou sobre sua crença inspiradora – “Pessoas com paixão podem mudar o mundo”.

Ela focou nos valores principais da marca e tal proposta concedeu direção, foco e uma motivação essencial, até mesmo a seus funcionários. Simon Sinek apontou, mais tarde, a estrutura do “circulo dourado”, baseado nesses princípios.

Círculo Dourado

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Ele ilustrou esta estrutura no TED talk abaixo, com o exemplo específico de como a Apple conduziu seu marketing, começando pelo “porquê”.

Visualize e baixe a transcrição completa da palestra

Em suas campanhas de marketing, você pode aumentar suas chances de sucesso através da inserção de um propósito que está além da monetização.

Ser pioneiro nem sempre é o melhor

Se você tem medo de “chegar tarde demais”, isso pode ser boas notícias para seu negócio. Os pioneiros acabam tendo mais pressão e menções na mídia. Mas você pode aprender com eles e extrair ideias das experiências dos consumidores. Isso ajuda a desenvolver um projeto renovado sem as falhas do primeiro produto.

O Google não foi o primeiro mecanismo de busca e o Facebook não foi a primeira rede social. Se você não pode ser o primeiro a criar uma ideia, então observe as falhas feitas na implementação da ideia, melhore a experiência do consumidor e execute a ideia melhorada meticulosamente.

Então você precisa pensar em produtos e ideias de conteúdo que criarão uma experiência de marca inestimável e realmente capacitar seus consumidores.

Fazer negócios é adicionar valor e servir as pessoas. Dinheiro é apenas um subproduto.
Eu gostaria que houvesse um recurso prático que pudesse acrescentar, mas, você precisa acreditar em sua própria criatividade para se tornar verdadeiramente uma grande marca.

Conclusão

Qualquer que seja o tipo de negócio que você possua, a base de princípios de marketing não muda. Estudar campanhas de marketing de sucesso de empresas pode ajudar a obter novas perspectivas.

A Apple construiu produtos fenomenais, mas suas estratégias de marketing inteligentes tiveram um papel fundamental na criação de sua base frenética de fãs.As campanhas criativas da Apple devem te inspirar a investir em criar algo maior do que sua marca.

Eu quero ouvir de você agora. Qual a lição que você aprende das campanhas de marketing da Apple? Eu te encorajo a compartilhar suas próprias lições dessas campanhas nos comentários abaixo.

Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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