Publicidade Percebida Pela Cosmovisão …

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Publicidade Percebida Pela Cosmovisão …

A publicidade percebida pela cosmovisão é consolidada através de símbolos, códigos que evocam verdades, fatos, memórias, crenças locais e culturais …

Publicidade Percebida Pela Cosmovisão …

A cosmovisão afeta o que vejo, não o que está para ser visto.

Toda comunidade tem seus códigos e símbolos pelos quais se comunica, lê e vê o que está a sua volta.

Muitas vezes são fatos e dados que quando você olha não vê, entende ou percebe, se pertence a um outro grupo ou comunidade específica …

Costumo ver e interpretar o que está ao meu redor baseado em minha cultura, a qual estabelece as bases e valores para o meu grupo!

Portanto, percebo que é por meio de minha lente cultural que vejo o mundo e o avalio.

Por isso, a comunicação pode ser fundamentada em conceitos culturais e locais

A publicidade percebida pela cosmovisão deve ter argumentos profundos de integração e comunicação com esse ser humano.

Cosmovisão

A cosmovisão está ligada à forma como a pessoa é moldada e como caminha na vida.

Dessa forma, essa pessoa é resultado de todas as influências recebidas em seus relacionamentos e comunidade desde o seu nascimento.

Muitas vezes – essas pessoas – não tem consciência de sua cosmovisão pelo fato de não compreender o que é real e o que é percebido por elas.

Paul Hiebert afirma: “as pessoas acreditam que o mundo é realmente da maneira como veem, mas raramente estão cientes de que a maneira que veem é moldada por sua cosmovisão”

Niels Mulder define cosmovisão como: “aqueles conceitos essenciais que compartilham a orientação básica da cultura”

Portanto o indivíduo pode ou não ter consciência – das afirmações acima – pois o que ele tem são pressupostos inconscientes …

Aplicar na publicidade percebida

As informações acima direcionam para que uma publicidade – quanto mais específica for – atingirá somente o grupo ao qual estiver conectada em sua cosmovisão.

Por isso, quando preciso me comunicar com determinados “nichos de mercado” ou “público específico”, necessito mergulhar em seu universo e interagir diretamente em sua cosmovisão …

Por exemplo, como pensar em nichos com pouca concorrência e como podem ser explorados?

Ferramentas como o Google Trends e o Google Adwords proporciona um levantamento de dados nesses nichos com demanda e poucas ofertas …

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae para o e-commerce, trouxe os seguintes resultados:

Moda e acessórios (13,7%) do volume de pedidos online;

Os Eletrodomésticos (12,3%); 

Cosméticos, Perfumaria e Saúde (12,2%); 

Informática (9%) e,

Livros, Assinaturas e Revistas (8,9%).

Nicho de mercado – por quê?

É importante entender a necessidade de focar em um nicho específico?

Sim, porque ele traz excelentes resultados se você entender esse público e mergulhar em sua cosmovisão.

Portanto, mergulhe em seus problemas, desejos, necessidades, sua forma de pensar e agir.

Além disso, você precisa entender o que eles esperam e querem de seus produtos ou serviços.

Descubra o porquê dessas pessoas formarem um nicho específico e por qual motivo que elas não são atendidas pelo mercado.

Saiba como conquistar esse nicho e o que faz – este consumidor pagar um valor a mais – para receber algo que faz sentido para ele …

O que são micros nichos de mercado?

“Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes”.

Por exemplo, o setor alimentício é um mercado, não é mesmo?

Daí, com a crescente necessidade das pessoas se alimentarem melhor, nasceu um nicho de mercado chamado “alimentação saudável”.

Note que esse nicho sempre existiu …

E, a partir disso, começou a nascer várias propostas (os micros nichos de mercado), como: marmitas fitness, saladas no pote, receitas sem glúten e assim por diante …

Afinal, por que isso tem dado certo?

Porque trata-se simplesmente de nichos de mercado específicos, muitas vezes esquecidos …

É importante afirmar: “Para desenvolver uma estratégia de nicho é preciso que haja efetiva oportunidade de mercado e de potencialidades exploratórias da empresa tanto quanto o efetivo desempenho para aproveitá-la da melhor forma possível”.

Como aplicar esse conhecimento?

É muito bom saber e pesquisar onde você pode vender os seus produtos e serviços e aplicar a publicidade percebida pela cosmovisão nestes nichos …

Você pode utilizar várias ferramentas e mídias mostrados na pesquisa do Sebrae.

Você pode explorar blogs, páginas em redes sociais como Facebook, Instagram ou um canal no YouTube – por exemplo – para poder divulgar o seu produtor (como afiliado) e explicar o que ele faz e comercializar …

Além disso, você pode expor seus produtos ou serviços via marketplaces, como Mercado Livre, OLX e Bom Negócio, pois são sites que contam com grande tráfego de pessoas …

Conclusão

A publicidade percebida pela cosmovisão pode ser utilizada de uma maneira prática, efetiva e objetiva para atingir um mercado específico.

Esse mercado pode ser um nicho, um micro nicho, um serviço ou produto, basta realizar a abordagem que faça sentido para a cosmovisão desse mercado-nicho-produto-serviço pretendido.

Por: Erivaldo Ribeiro
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