Publicidade e Divulgação, Como Vender Produtos …

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

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Publicidade e Divulgação, Como Vender Produtos …

Publicidade ou divulgação é uma arte a se explorar ao máximo, para que seu público-alvo continue comprando seus produtos …

Como empreendedor que deseja potencializar resultados de itens ou produtos que fabrica ou mesmo serviços que disponibiliza, qual a melhor maneira de divulgá-los no mercado?

Você acabou de criar um produto revolucionário ou descobriu um mercado que ainda é inexplorado no Brasil.

A empolgação é grande, não é mesmo, mas surge uma dúvida inevitável: como divulgar e promover esse produto pela internet?

Com a atual overdose de informações e a existência de mercados altamente concorridos, nem sempre é fácil identificar e executar a melhor estratégia para criar autoridade antes de conquistar clientes e concretizar vendas.

Portanto, para orientar no processo de publicidade e divulgação, vou mostrar abaixo alguns recursos e plataformas para que seu produto gere um resultado positivo.

Vamos em frente?

Conheça detalhadamente quem é seu público-alvo

Um dos grandes erros que muitos empresários cometem é não definir o seu público-alvo, dificilmente um produto será tão plural que venderá para todo mundo.

Sendo assim faça um estudo observando quem são as pessoas que já compram ou uma pesquisa prévia (no caso de lançamentos) para detectar os potenciais interessados.

Esse cuidado é importante para saber a quem direcionar a comunicação da sua organização.

Somente sabendo quem são as pessoas com quem se quer falar é possível encontrar a linguagem e o meio mais adequados.

Saiba onde está seu público

Após determinar quem é o seu público-alvo chega o momento de pensar a respeito de onde ele está, isto é, através de que meios de comunicação ele será impactado.

Empresas que trabalham com produtos direcionados a um público jovem que passa muitas horas nas redes sociais deve priorizar esse meio …

No entanto, para vender para pessoas que passam mais tempo conferindo seu e-mail devido a questões profissionais pode ser mais interessante usar o e-mail marketing.

Pense em quantas vezes a sua companhia perdeu uma venda simplesmente por apostar no meio de comunicação errado.

Linguagem

Saber como falar com o público é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma estratégia de divulgação.

A linguagem utilizada precisa ser de acordo com o perfil das pessoas que se quer impactar.

Mas, também considere se o produto em questão é necessário ou desejado para finalidades de entretenimento ou uso.

Vender um produto homeopático para reduzir o estresse é diferente de vender um videogame ou um software.

O motivo que fará o indivíduo se interessar ou mesmo procurar a sua empresa deve ser considerado na hora de determinar como fará a sua publicidade e divulgação.

Crie uma base de divulgação digital

Atualmente, a produção de conteúdo para web aparece como uma das principais bases para empresas tornar conhecidos os seus produtos e divulgá-los.

Ter um blog ou um espaço dentro do site serve – para compartilhar com os interessados – diferentes tipos de conteúdo.

Mas, esses conteúdos precisam se relacionar com o segmento de atuação e podem ser uma forma efetiva de aumentar o alcance da sua marca.

Por isso, é importante que os conteúdos compartilhados não visam somente vender seus produtos …

Mas, eles devem resolver dúvidas e contribuir para a formação daqueles que estão lendo para “criar soluções e repostas” para aquisição final de seu produto ou serviço.

Programa de afiliados

Quando uma companhia tem dificuldades de converter as vendas de um determinado produto e não conta com muitos recursos para investir em publicidade e divulgação pode usar um programa de afiliados.

Esse programa distribuído por várias plataformas na internet consiste em pagar comissões para indivíduos que conseguirem realizar vendas por meio de suas publicidade e divulgação.

Assim somente se paga uma comissão ao afiliado, quando a venda se concretiza.

Normalmente os programas de afiliados funcionam com base na criação de URLs personalizada para cada afiliado, permitindo a identificação do link de quem o cliente efetuou a compra.

Os afiliados podem ser blogueiros, donos de sites, pessoas influentes nas redes sociais entre outros.

Vale ressaltar que não precisa contratar os influenciadores digitais de maior sucesso da web para conseguir bons resultados …

Mas, é essencial e preferível, alinhar as pessoas com o perfil do seu público-alvo.

Anúncios pagos em redes sociais

Quase todo mundo hoje tem um perfil em pelo menos uma rede social …

Dessa forma, a sua organização pode ter acesso à pessoas que podem se tornar consumidores em potencial.

Contudo, é interessante fazer a segmentação dessas pessoas em públicos que sejam mais relevantes para a sua marca e empresa.

Por isso, a contratação de planos de anúncios pagos no Google, Facebook e Instagram podem contribuir significativamente para o aumento das suas vendas mesmo sem uma loja virtual.

Para vendas online podemos aproveitar que o Facebook possui o F-Commerce (e-commerce do Facebook com página de loja virtual) e o Instagram tem um sistema que permite redirecionar para a loja virtual dos itens que aparecem nas suas fotos da rede social.

As redes sociais nesse caso exercem a função de publicidade e divulgação para o seu site, loja física ou virtual para realizar a compra pelo cliente.

Conclusão

Mesmo em um cenário de concorrência intensa e excesso de informação disponível ainda existem formas criativas e eficientes para a divulgação de um produto ou negócio na internet.

Portanto, para que elas funcionem bem, é fundamental que você realize um planejamento criterioso. 

Portanto, defina um orçamento, selecione as estratégias mais adequadas e mensure constantemente os resultados para avaliar sua eficiência.

Se for preciso, faça ajustes ou invista em outros canais de publicidade e divulgação.

OBS. VOCÊ PRECISA ESTAR ONDE SEU CLIENTE ESTIVER …

Ref.: Marcus Marques – Empreendedorismo e Geração de Resultados

porErivaldo Ribeiro
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