MMN Marketing Multinível X Emprego Assalariado …

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

MMN Marketing Multinível X Emprego Assalariado …

MMN ou MLM é a abreviação de Marketing Multinível, Marketing de Rede, Marketing de Relacionamento ou ainda, Marketing de Vendas Diretas …

Sabemos que em um trabalho tradicional, você depende 100% DE VOCÊ.

Normalmente você trabalha 8 horas por dia e 44 horas por semana e 220 horas no mês.

E, depois de 30 a 40 anos, na maioria dos casos se aposenta ganhando um valor bem INFERIOR ao que recebia quando estava em atividade.

E ainda, por muitas vezes depende do governo, dos filhos ou de ambos para sobreviver.

Já no MERCADO DO MMN, com 30 a 60 horas de trabalho mensal é possível ganhar o mesmo que no mercado de trabalho tradicional ou mais …

Esse MERCADO pode lhe garantir uma aposentadoria em 5 a 6 anos de trabalho.

Não é MILAGRE mas, garante o retorno que o mercado tradicional não é capaz.

PESQUISE: você ao invés de ganhar 100% de seu esforço, conta com 1% do ESFORÇO de 100 pessoas ou mais

Comparação entre Mercado Tradicional e de Relacionamento …

MERCADO DE TRABALHOTRADICIONALRELACIONAMENTO
Horas trabalhadas no mês aproximadamente20030 a 60
Anos de Trabalho30 a 405 a 6
Ganho no curto médio-prazoR$1.500,00 por mêsR$500,00 a 1.000,00 por semana
AprendizagemBaixa & RotinaGrande & Constante
Ascenção na EmpresaLentaRápida

Instituições e leis do MMN

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Leis no Marketing de Relacionamento

No Mundo: a (WFDSA) World Federation of Direct Selling Associations, fundada em 1978, é a organização global de comércio da indústria de venda direta de US$ 180,5 bilhões.

Dessa forma, atende mais de 60 associações nacionais de venda direta e empresas associadas.

Mas, o verdadeiro MMN envolve a comercialização de produtos e serviços diretamente aos consumidores de forma personalizada, longe de locais de varejo permanentes.

Para informações, visite World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA)

E no Brasil: a (ABEVD) Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1980, para promover e desenvolver a venda direta no Brasil.

Portanto, ela representa e apoia empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais.

O setor de vendas diretas no país movimentou R$ 45 bilhões em 2019 e envolve cerca de 4 milhões de empreendedores independentes.

São revendedores de produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros.

ABEVD é membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo.

Por isso, segue os códigos de ética implantados por suas filiadas, que representam mais de 70 países.

O trabalho da ABEVD junto a seus associados e à sociedade para promover a ética e imagem positiva das vendas diretas mereceu reconhecimento pela WFDSA.

A federação mundial concedeu o Gold Status 2019 de boas práticas e padrões organizacionais de desempenho à associação brasileira, na mais recente reunião da entidade realizada em Milão, na Itália.

Platinum Status 2020, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação

Conheça a ABVED  e a Filiação na ABVED

Diferença de MMN e Pirâmide

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Marketing de Rede x Pirâmide

Portanto, a compreensão que inclui a força de vendas no sistema de uma empresa, é o ponto que prova se um modelo é MMN, pois a fraude pirâmide não tem vendas ou produtos.

Roveri – autor especialista em marketing e MMN, estabelece a diferença. 

“As pirâmides financeiras são negócios totalmente distintos do marketing multinível.

Elas são esquemas ilegais de movimentação financeira.

O marketing multinível é uma atividade legalizada, baseada na comercialização de produtos e serviços”, afirma.

Edmundo Roveri ainda acrescenta que o MMN “se baseia em princípios e fundamentos éticos e legais e pode gerar bons rendimentos aos profissionais, dependendo, é claro, dos resultados de cada um”.

O especialista ressalta que é importante atentar a alguns sinais que podem ser indícios de que um sistema não é de marketing multinível, mas uma pirâmide.

Ele cita alguns exemplos: “prometer ganhos baseados no investimento, realizar negócios sem produtos ou serviços, ganhar pela ordem de chegada pura e simplesmente, independente de obter resultado em vendas, e participar de negócios sem empresas, são seguramente indícios de pirâmides financeiras”.

Pois, as pirâmides têm prazo de validade.

Portanto, quando o número de pessoas entrando começa a diminuir, os ganhos também entram em queda.

Dessa forma, num dado momento, ninguém mais vai entrar no jogo e aí tudo vai por água abaixo.

Mas, no marketing multinível (MMN), não. 

Pois, mesmo que ninguém mais entre na rede, se os membros continuar a vender (já que o sistema comercializa produtos ou serviços), a empresa continua gerando receitas. 

Exemplos de empresas de MMN no Brasil: Avon, Jequeti, Mary Key, Herbalife, Natura, Polishop, Yakult, Amway e muitas outras …

porErivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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