Marketing Pessoal é o Seu Diferencial!

marketing pessoalNo marketing pessoal o individuo deve desenvolver: posicionamento emocional e de imagem; comunicação interpessoal, rede de relacionamento e ações de apoio.

O marketing pessoal se tornou mais presente nas organizações e na vida das pessoas.

E, decorrente das grandes transformações no mercado.

Por isso, os indivíduos buscam estar cada vez mais preparados para atender suas necessidades e exigências.

Portanto, precisam desenvolver contatos e relacionamentos, criar visibilidade, habilidades e competências relevantes.

E, expor suas potencialidades para garantir o alcance do sucesso profissional e social.

Marketing Pessoal

Posicionamento emocional

É definido como a forma com que as pessoas se lembrarão de você …

Também é o cuidado e a forma com que se dão os contatos interpessoais.

Poia, as pessoas se recordam das outras pela forma com que foram tratadas, seja ela positiva ou negativa.

Portanto, é fundamental se relacionar demonstrando atenção, simpatia, ponderação e sinceridade.

Também, transmitir o máximo de interesse pelo próximo, sendo autentico e transparente …

Dessa forma, atenção personalizada nunca é um investimento sem retorno.

Comunicação Interpessoal

É a forma pelo qual o individuo se expressa oralmente ou por escrito com os demais.

Portanto, através da comunicação o individuo externa o que tem de melhor em seu interior.

Usando um português correto e adequado a cada contexto, escrevendo bem, e utilizando diálogos edificantes e motivadores.

Rede de Relacionamentos

É a “teia de contatos”, sendo realizada nos mais variáveis níveis.

Tanto de forma horizontal (com seus pares em plano semelhante), quanto vertical (com planos mais elevados que o seu).

Pois, o individuo deve ser capaz de relacionar-se em qualquer nível e sempre ser lembrado de forma positiva.

Deve manter os contatos ativos, fazendo-se presente e tratando a todos com atenção e cordialidade.

Marketing Social

Posicionamento de imagem

É toda a adequação visual que o individuo tem ao contexto social, ou seja, o cuidado visual, da imagem pessoal.

Portanto, com a supervalorização da imagem nos dias atuais, o cuidado visual passa a ser analisado realisticamente.

Por isso, usar o traje correto de acordo com a ocasião e combinar as peças com seu perfil e estilo.

Também manter os cuidados físicos fundamentais como corte de cabelo, higiene e saúde, formando uma composição harmônica e atrativa.

Ações de apoio

É toda a ajuda e incentivo para com os demais, buscando a melhor forma de se harmonizar com todos.

Contudo, deve ser baseada em atitudes sinceras e transparentes, para destacar o que há de melhor no individuo.

Marketing Pessoal e ferramentas

Segundo RIZZO (2011, p.54), o marketing pessoal consiste numa ferramenta para colocar o produto pessoa em evidência.

Torná-lo mais competitivo e, sobretudo, permitir que de maneira estratégica ele transite pelos diversos ambientes.

Por isso, deve transmitir a imagem de satisfação, conhecimento, organização, criatividade, de integração entre as pessoas …

Tudo isso, deve acontecer com elegância, comportamento e argumentação apropriados.

Portanto, é fundamental a continua melhoria das atitudes e autoanálise das habilidades e competências.

Também, deve trabalhar sua melhor forma de comunicação com o ambiente.

Posicionamento no mercado

Como um produto que sofre modificações para atender as necessidades de mercado.

Esse profissional busca transformações evoluindo e agregando valor a sua imagem, possibilitando o reconhecimento de sua diferenciação perante os concorrentes.

Em todos os mercados o sucesso chega para aqueles que são considerados únicos, inovadores, criativos e excepcionalmente valiosos.

Assim como as empresas se preocupam em destacar-se no mercado através do marketing …

Também, torna-se importante que o profissional tenha uma incessante preocupação relacionada ao seu marketing pessoal.

Para Ramalho (2008), a forma com que o individuo se expressa diz muito ao seu respeito.

Segredos dos marketing pessoal

O segredo do marketing pessoal é criar empatia, permitindo que o outro se sinta à vontade, tornando-se receptivo a sua presença e mensagem.

Considera-se decisivo que ele tenha toda a sabedoria e cautela ao se expor no mercado.

Por isso, deve estar sempre atento as suas características.

Assim sendo, precisa traçar estratégias e elaborar um bom plano para se tornar conhecido pelo mercado.

Ainda, deve permitir que todos tomem conhecimento de suas habilidades e talentos.

Dessa forma, irá destacar-se e ser o referencial com sua carreira, alcançando o reconhecimento público.

Mandamentos do Marketing Pessoal

Seguindo este raciocínio, Gehringer (2007), relaciona:

1° Liderança: O poder de influenciar as pessoas. Portanto, ser uma boa influência sobre os companheiros de trabalho.

2° Confiança: A habilidade de transmitir segurança, de forma que seja procurado pelos demais para encontrar soluções.

3° Visão: A percepção critica das coisas; o entendimento do que e por que esta se fazendo algo. Dessa forma, proporcionar melhorias e soluções para o desenvolvimento do trabalho.

4° Espírito de Equipe: Saber trabalhar em conjunto; auxiliar os demais sem interesses. Portanto, disponibilizar ajuda sem que seja necessário solicitar.

5° Maturidade: Capacidade de solucionar conflitos sem provocar outros.

6° Integridade: Fazer o seu trabalho sem prejudicar a ninguém, ser ambicioso dentro dos limites de crescimento.

7° Visibilidade: Ser voluntário, participar de apresentações, projetos e tarefas que possibilitem desafios e crescimento.

8° Empatia: Saber elogiar e reconhecer os méritos da equipe, valorizar o trabalho dos parceiros e aprender com eles.

9° Otimismo: Sempre pensar de forma positiva, saber lidar com as criticas e ter percepção positiva diante de todos os desafios.

10 ° Paciência: Ter calma para lidar com as pessoas e situações. Portanto, saber identificar as oportunidades no momento certo.

Imagem Pessoal (Marca)

A imagem é um dos maiores patrimônios de uma pessoa.

Seu valor influencia diretamente no tipo de relacionamento que o individuo constrói tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Philip Kotler  cita “o valor patrimonial de uma marca está altamente relacionado ao grau de reconhecimento, a qualidade percebida, e as fortes associações mentais e emocionais”.

Por isso, não basta apenas buscar posicionamento no mercado, é preciso saber atingir e se trabalhar o público.

Tem que fazer parte do meio e transmitir atributos e valores que posam ser vistos por todos.

Faz-se necessário desenvolver continuamente mecanismos que agreguem valor sobre ela, que proporcionem reconhecimento de qualidades.

Pois, cada vez mais se toma consciência da importância de se desenvolver uma marca que se torne referência no mercado.

Uma marca para ser a mais lembrada, procurada, desejada, querida e bem remunerada.

Produto ou Marca Pessoal?

Segundo Peters (2000) “você é um produto no mercado de trabalho e deve crer nisso, caso não queira ficar encalhado na prateleira”.

Para Persona (2005): “a marca que você transmite para as pessoas é uma questão estrutural do marketing pessoal, que se inicia no caráter, passa pelo comportamento e atitudes até chegar à reputação”.

Nesse contexto, o marketing passou a focar nas emoções humanas, no valor social e ambiental da imagem pessoal junto ao cliente, surgindo assim à gestão da marca.

Esse nível de gestão exige pesquisa, observação e analise sobre a capacidade humana e tecnológica …

Portanto, a construção de estratégias e abordagens devem ser objetivos, através de meios de comunicação tradicionais e diferenciados.

O profissional deve construir sua marca, pois essa é a principal ferramenta para encarar a concorrência e se posicionar diante dos desafios.

O mercado precisa ter conhecimento de quem você é, quais são seus atributos, diferenciais e benefícios que sua marca tem a oferecer.

Portanto, o marketing pessoal só é possível através da marca pessoal como identificação do profissional junto às pessoas e grupos sociais.

Marca e Competência …

Sendo assim, o que separa milhões de pessoas e experts não é necessariamente a competência.

O que faz a diferença é como eles se vendem para o mercado profissional pois a competência técnica é importante.

Mas, o que diferencia no mercado é a imagem, criada e propaganda de si mesmo.

Mas do que limitar-se a cumprir seu papel, o profissional deve procurar fazer algo além.

Como proporcionar que as pessoas percebam o quanto ele é bom naquilo que faz e reconhecer os benéficos obtidos pelos seus serviços.

Pois, se for semelhante aos demais (do mercado) não terá nada a apresentar que o destaque da concorrência.

Blaco (2010) enfatiza que “a marca é um capital precioso.

Construí-la e nutri-la é um exercício sofisticado, que constitui um aspecto intangível, visceral, emotivo, pessoal e cultural, e bem complexo para se construir”.

Conclusão

Portanto, é necessário investimento na sua construção e apresentação ao mercado.

Pois, sua marca significa o reconhecimento de suas habilidades, conhecimentos, capacidades, interesses e personalidade que garante um networking mais competente e bem sucedido.

Trabalhando o marketing pessoal é possível criar e desenvolver uma identidade coerente e consistente.

Busque associações psicológicas positivas que possibilitem a visibilidade e reconhecimentos necessários para a projeção da carreira e social.

Realize sempre autoanalise e conheça os fatores de sua personalidade para constante aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências.

E, ao transmitir uma imagem forte e confiável, gerar vantagem competitiva e valioso ativo estratégico, reconhecido  pelo mercado e remunerado por sua marca pessoal.

Fonte => Marketing Pessoal – O desenvolvimento pessoal como diferencial do profissional do século XXI de Natália Tereza Athayde Wenzel

Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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