Marketing Perspectivas Globais e Digitais …

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing Perspectivas Globais e Digitais …

Marketing perspectivas globais com aplicações digitais avança pelo mundo globalizado utilizando as novas tendências tecnológicas e impactando gerações hiperconectadas …

Marketing perspectivas globais

Como ajustar as ações e planejamento de marketing, público-alvo, nichos de mercado e áreas de atuação relacionado ao seu bairro, cidade, estado, país e mundo?

Neste mundo volátil, versátil e em constante mutação que apresenta desafios cada vez maiores à capacidade de inovação, criatividade e atuação envolvente com internautas hiperconectados o que fazer?

São grandes desafios para o profissional de marketing que precisa estar atento às tendências, estudar matérias fora de sua formação e buscar indicativos para estabelecer ações corretas e direcionadas ao negócio-produto-marca.

A utilização das redes sociais favorece a visibilidade e comunicação e é nelas que o marketing digital, social e inovador surge a cada segundo com mudanças totais e radicais de contexto e conteúdo.

Então, é preciso impactar pessoas com mensagens visuais, vídeos e novas tecnologias, mas, quais são as estratégias impactantes para 2020?

Marketing utiliza comunicação envolvente

A comunicação necessita de esforço e empatia no falar, agir e transmitir mensagens que cheguem ao coração-mente de pessoas que você nem conhece e que podem se tornar clientes, amigos e parceiros …  

Uma das formas de criar impacto é a utilização de copyright e storytelling que abrem espaço, afetividade, envolvimento e relacionamentos efetivos e duradouros …

Gente gosta de estórias e vibram e se emocionam com elas, não é mesmo?

As informações mecânicas e sem vida vem perdendo espaço – todo dia – para ações envolventes que falem ao coração das pessoas …

Pessoas desejam e querem fazer parte da vida, se identificar e se relacionar com a marca criando elos emocionais cada vez mais profundos, numa grande comunidade-família …

Lembre-se: as pessoas querem atenção e o mundo está carente e precisando de empatia …

Marketing precisa de canais de comunicação

Contato e conhecimento são fatores imprescindíveis para fidelizar e aproximar o relacionamento entre a marca e cliente.

A criação de canais para transmitir as novidades e informações devem ser planejadas e orientadas em um único lugar passa a ser o diferencial da marca.

Utilize então um blog, Telegram, podcasts, vídeos, notícias, artigos ou o canal mais adequado a seu nicho-produto …

Qualquer canal de comunicação a ser utilizado – no entanto – deve ser periódico e constante, mantendo acessa a chama da comunicação e envolvimento com o seu público.

Chat, bots e autoresponder também podem ser utilizados para atendimentos direcionados e precisos em relação a comunicação, mas lembre-se sempre da “personalização” e “humanização” nessa comunicação …

Marketing utiliza conteúdo relevante

Pessoas querem informações que respondam questões e tragam soluções aos seus problemas e necessidades e nunca de conteúdos vazios e fora de suas realidades …

Conteúdo relevante faz parte do marketing …

Acredite sempre que compartilhar conhecimento traz confiabilidade, segurança e credibilidade para a marca, além de contribuir e fazer diferença – nesta sociedade globalizada – tão carente de respostas verdadeiras e confiáveis.

Portanto, ao mostrar domínio e trazer soluções através de seu negócio-produto-marca faz toda a diferença na hora do prospect escolher entre sua marca e a dos concorrentes.

Os retornos vão chegar ao longo do tempo, por isso é necessário construir audiência e reputação no mercado através de conteúdo relevante utilizando técnicas de SEO e palavras-chaves, para uma leitura atrativa para seus leitores.

Marketing utilizando podcast

A empresa Deezer realizou uma pesquisa indicando que os programas de áudio sob demanda cresceram 67% no Brasil em 2019.

Os índices de audiência nos podcasts estão aumentando muito em virtude da popularização e fácil acesso aos serviços de streaming.

São várias as possibilidades de utilização para explorar as novidades da área, entrevistar parceiros e falar de temas relevantes para construir uma audiência fiel ao seu conteúdo.

Marketing perspectivas globais utiliza vídeos

Vídeos são ferramentas incríveis para gerar visibilidade para qualquer negócio-produto-marca, quando existe a preocupação de transmitir conhecimento e conteúdo relevante.

O Youtube é o segundo maior buscador do mundo e a maior plataforma de vídeos da internet.

O Instagram possui o IGTV, live, stories, feed e lives.

A plataforma do Lindedin está em teste no Brasil.

Marketing através do QR CODE

QR code não é algo novo e é utilizado por várias indústrias, revistas, folders e propagandas.

Esse código é utilizado para armazenar URLS que depois são direcionadas para um site, hotsite, vídeos e outras mídias …

Tem se tornado cada dia mais eficiente conectando e utilizando textos e informações do negócio-produto-marca, curiosidades e milhares de possibilidades relevantes.

O QR code também pode ser facilmente escaneado por qualquer celular moderno em aplicativos específicos para ler o link e conduzir o prospect para o site ou local que a empresa pode disponibilizar maiores e melhores informações.

Marketing nas redes sociais

Sabemos que cada rede social possui particularidades que podem ou não ser utilizadas para o seu negócio-produto-marca.

Por isso é importante e necessário ficar atento na escolha do melhor canal de comunicação que você possa utilizar.

É necessário entender o perfil das pessoas que a frequentam, qual o formato de conteúdo que preferem e como construir audiência no conteúdo-material que você está entregando.

A rede do momento é o Instagram.

Estabeleça uma estratégia correta para o grupo de personas e produza conteúdos relevantes para chegar aos seus objetivos com métricas e funis adequados de retorno-avaliação corretos.

Marketing utilizando CO-BRANDING

O co-branding serve para vincular duas marcas e agregar valor ao grupo de personas.

O Youtube, Instagram e o Facebook permitem ações em parceria.

Também é possível gravar vídeos para o IGTV e no Youtube chamamos de vídeos “Collab” quando gravamos vídeos para canais de terceiros.

O co-branding gera duplicidade de audiência e consegue alcançar um número maior de pessoas através dessas ações conjuntas.

Quando se escreve artigos para blogs e sites de terceiros, também aumentamos a visibilidade da marca no mercado.

Conclusão

Planeje as ações para 2020 e construa um posicionamento coerente ao que você deseja transmitir para o mercado.

Que venha um 2020 cheio de realizações e conquistas

Referência base: Artigo de Maiara Trombini

Resumo e adaptação por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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