Marketing de Contexto nos Relacionamentos …

marketing de contexto

Marketing de contexto nos relacionamentos não é uma ideia nova. Mas, como deve ser aplicada no conhecimento e entendimento do seu público e impactá-lo?

O que não é marketing de contexto?

  • Marketing de Contexto não é um canal como e-mail ou mídia social.
  • Marketing de Contexto não é uma tecnologia como automação de marketing ou gerenciamento de conteúdo.
  • Marketing de Contexto não é marketing de conteúdo.

Então, a forma para pensar nos próximos anos de inbound marketing é: usar conteúdo relevante para atrair as pessoas para o site.

Mas, como realizar essa tarefa de maneira lógica e atrativa?

Portanto, o grande desafio do inbound marketing será usar o contexto (social, costumes e preferências) para trazê-las até seu empreendimento.

Marketing de conteúdo X contexto

O Marketing de conteúdo (produção de conteúdo relevante para atrair visitantes), complementa o marketing do contexto (fazendo o seu marketing mais personalizado e relevante para um indivíduo usando dados).

Portanto, os dois formam o inbound marketing (vamos discutir melhor esta diferença durante os próximos artigos).

Falar sobre “marketing de contexto”, é: entender a prática de personalização do seu negócio para o seu público.

Portanto, isso é traduzido em: quem eles são, o que querem, precisam ou fazem.

Em vez de “um tamanho atende a todos”, precisamos saber os vários tamanhos que o público deseja ou quer.

Assim sendo, a partir de um e-mail ou uma landing page – preciso gerar outras formas de abordagens.

Portanto, a mudança deve ocorrer com base no indivíduo ao interagir com você naquele tempo e momento específico.

Contexto e Tecnologia

Hoje, a tecnologia nos permite entender essa troca de informações e interações mais amigavelmente, com uma interação personalizada online.

Em outras palavras, hoje o contexto mercadológico é a realização de satisfação e abordagem de um-para-um, (individualidade) direciona para o Marketing Humano.

O marketing de contexto não é uma ideia nova.

Ele busca a imagem completa do que uma pessoa é ( e o que a leva a praticar determinadas ações).

Por isso, pelo conhecimento esta é a melhor maneira de realmente se entender alguém.

Então, a criação de um perfil contextual de clientes é a melhor maneira de aprender o que as mensagens ou abordagens vão proporcionar.

O contexto ajuda a entendê-lo e agrega valor ao seu perfil e, finalmente, vai motivá-lo a comprar.

É por isso que os melhores vendedores perguntam e abordam essas questões em suas reuniões iniciais.

O núcleo de marketing de contexto também gira em torno dessa escuta e interação.

Com o uso de tecnologias utilizadas online, compreendemos como as pessoas encontram a empresa ou pesquisam os produtos.

A tecnologia analisa tudo sobre seus canais de marketing e ferramentas e os utiliza para criar um grande conteúdo.

Esse conteúdo se conecta com a pessoa, colocando a informação onde ela esta online para ler ou visualizar o que deseja.

Contexto aplicado ao Público

Portanto, o contexto permite aprender mais sobre o seu público e como o seu relacionamento progride.

Por isso, melhor do que tomar notas, as ferramentas de contexto proporcionam a alavancagem sobre perspectivas de leads e clientes.

Podem classificar e acompanhar todas as interações online e aparentemente desconexas.

Lembram especificamente, as páginas que ele clicou e as mensagens que compartilhou para iluminar o que realmente importa para eles.

A comercialização, a partir do conteúdo, para o seu site, landing page e o seu e-mail, deve ser personalizado com base nestas informações .

Os e-mails são altamente segmentados e personalizados por profissionais de marketing, mas, vamos abordar isso mais tarde.

Por isso, concentrando-se em pessoas em vez de cliques, o contexto puxa de volta para o marketing e suas raízes.

Assim como planos financeiros adequados, o software cria uma experiência contextual online para quem vê ou clica em seus e-mails.

O Marketing de contexto chega ao coração do por que alguém estendeu a mão para o seu empreendimento.

Por isso, pode resolver problemas reais para pessoas reais, em uma escala que o vendedor jamais poderia alcançar …

Observação: Este é o primeiro de uma série de posts, continua …

Autor: Erivaldo Ribeiro
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