O marketing da visão é a viagem mental do conhecido para o desconhecido e, deve refletir as expectativas dos sócios em relação ao negócio e futuro.
Origem do marketing da visão
Na origem de cada empresa – antes de sua criação – os futuros sócios ou o fundador deve fazer uma reflexão sobre seus objetivos pessoais e os objetivos da empresa.
Pois, evita que objetivos diferentes não se propaguem e alimentem um negócio fadado ao fracasso, ou um ambiente propenso a futuras crises.
Portanto, o marketing da visão deve espelhar o sonho, baseado no objetivo pessoal e profissional.
Por isso, alinhado com as expectativas dos clientes que pretende atender.
O marketing da visão da empresa deve acompanhar permanentemente a evolução da sociedade.
Deve ser criativo e inovador e apresentar um modelo lucrativo e sustentável a longo prazo.
Visão estratégica
E Visão Estratégica deve articular as decisões e as ações empresariais para atingir os objetivos do negócio numa forma realista.
Deve existir numa ampla visão conceitual (entender a complexidade do mundo dos negócios).
Para isso, aliar o pensamento estratégico, para atingir a transformação organizacional e uma melhor competitividade.
Essa competitividade deve estar diretamente ligada à importância das estratégias estabelecidas no negócio.
As estratégias devem impulsionar os resultados corporativos.
E, impactar nos mercados regionais.
Portanto, posicionar ou reposicionar produtos e serviços e ajustá-los ao mercado.
E as estratégias estabelecidas devem envolver toda a cadeia de valor.
Dessa forma, nas etapas de produção, adequação logística entre fornecedores, clientes, entrega e no feedback do usuário final.
Por isso, elas também devem incluir os profissionais, os sistemas e ainda os processos de trabalho.
A visão, uma vez transformada em decisões estratégicas, deve ser comunicada, entendida e compartilhada por todos.
Variáveis da visão
Algumas variáveis e conceitos são importantes para estabelecer as estratégias: as oportunidades, a velocidade e a qualidade.
Por isso que as oportunidades são percebidas por aqueles que têm espírito empreendedor e inovador.
Então, a velocidade na implementação de conceitos inovadores pode ser fator decisivo na competição e comercialização.
E a qualidade deve ser estabelecida e alimentada em todas as etapas dos processos.
Portanto, para gerar fidelidade nos clientes e parceiros.
Por isso, a evolução da empresa e capacidade de competir, estará associada à flexibilidade de pensar e repensar o negócio.
Sempre permanecer na busca pela melhoria contínua e soluções específicas.
Portanto, os estrategistas de mercado são aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal.
Também, desenvolvem a equipe e a melhoria continua do nível de conhecimento e raciocínio estratégico para interpretar as informações e tomar decisões eficazes.
Experiência e vivência são necessárias, mas não suficientes.
Por isso, é preciso utilizar o marketing da visão conceitualmente e ampliá-lo através de suas ferramentas e conceitos.
Criando estratégias e objetivos que gerem aceitação dos clientes, comprometimento dos funcionários e, evitem a retaliação por parte dos concorrentes.
A estratégia aplicada
É a arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.
Pois, as novas Estratégias para Geração da Demanda implicam em trabalhar com informações poderosas.
Devem permitir conhecer em profundidade os clientes e os segmentos alvo.
Também, gerenciar as Carteiras de Clientes como verdadeiros ativos do negócio.
Portanto, o conhecimento das diferenças “individuais” dos segmentos específicos é que leva à rentabilidade.
Contudo, a Administração do Relacionamento com os Clientes é um conceito que precisa ser implementado como uma verdadeira ferramenta do negócio.
Por isso, a estratégia vencedora, implica ainda em saber claramente o que se deseja para o cliente ao longo do tempo.
Portanto, investir neste relacionamento, acompanhar as mudanças de necessidades/expectativas, e, rentabilizá-lo.
Deve-se buscar a boa prospecção e adequada qualificação dos clientes para se atingir os objetivos da estratégia aplicada no negócio.
Conclusão
Para se aplicar com segurança o marketing da visao deve-se:
1. Conhecer e alinhar claramente os objetivos pessoais e empresariais;
2. Por isso, ter uma boa visão de mercado;
3. Espírito empreendedor e boa visão de negócios;
4. Conhecer em profundidade as ferramentas de Marketing;
5. Conhecer “cases” da sua área de negócio;
6. Analisar como se mobiliza a concorrência;
7. Analisar e antecipar tendências;
8. Alto nível de Informação geral e específica;
9. Visão Holística – ver o todo, saber que é composto de partes. Identificar as partes e perceber como elas se inter-relacionam. Então implementar as mudanças (transformações) necessárias;
10. Ter uma atitude vencedora (resultado dos novos conceitos adotados no negócio)
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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