Marketing da Visão Vencedora …

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing da Visão Vencedora …

O marketing da visão é a viagem mental do conhecido para o desconhecido e, deve refletir as expectativas dos sócios em relação ao negócio e futuro.

Origem do marketing da visão

Na origem de cada empresa – antes de sua criação – os futuros sócios ou o fundador deve fazer uma reflexão sobre seus objetivos pessoais e os objetivos da empresa.

Pois, evita que objetivos diferentes não se propaguem e alimentem um negócio fadado ao fracasso, ou um ambiente propenso a futuras crises.

Portanto, o marketing da visão deve espelhar o sonho, baseado no objetivo pessoal e profissional.

Por isso, alinhado com as expectativas dos clientes que pretende atender.

O marketing da visão da empresa deve acompanhar permanentemente a evolução da sociedade.

Deve ser criativo e inovador e apresentar um modelo lucrativo e sustentável a longo prazo.

Visão estratégica

E Visão Estratégica deve articular as decisões e as ações empresariais para atingir os objetivos do negócio numa forma realista.

Deve existir numa ampla visão conceitual (entender a complexidade do mundo dos negócios).

Para isso, aliar o pensamento estratégico, para atingir a transformação organizacional e uma melhor competitividade.

Essa competitividade deve estar diretamente ligada à importância das estratégias estabelecidas no negócio.

As estratégias devem impulsionar os resultados corporativos.

E, impactar nos mercados regionais.

Portanto, posicionar ou reposicionar produtos e serviços e ajustá-los ao mercado.

E as estratégias estabelecidas devem envolver toda a cadeia de valor.

Dessa forma, nas etapas de produção, adequação logística entre fornecedores, clientes, entrega e no feedback do usuário final.

Por isso, elas também devem incluir os profissionais, os sistemas e ainda os processos de trabalho.

A visão, uma vez transformada em decisões estratégicas, deve ser comunicada, entendida e compartilhada por todos.

Variáveis da visão

Algumas variáveis e conceitos são importantes para estabelecer as estratégias: as oportunidades, a velocidade e a qualidade.

Por isso que as oportunidades são percebidas por aqueles que têm espírito empreendedor e inovador.

Então, a velocidade na implementação de conceitos inovadores pode ser fator decisivo na competição e comercialização.

E a qualidade deve ser estabelecida e alimentada em todas as etapas dos processos.

Portanto, para gerar fidelidade nos clientes e parceiros.

Por isso, a evolução da empresa e capacidade de competir, estará associada à flexibilidade de pensar e repensar o negócio.

Sempre permanecer na busca pela melhoria contínua e soluções específicas.

Portanto, os estrategistas de mercado são aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal.

Também, desenvolvem a equipe e a melhoria continua do nível de conhecimento e raciocínio estratégico para interpretar as informações e tomar decisões eficazes.

Experiência e vivência são necessárias, mas não suficientes.

Por isso, é preciso utilizar o marketing da visão conceitualmente e ampliá-lo através de suas ferramentas e conceitos.

Criando estratégias e objetivos que gerem aceitação dos clientes, comprometimento dos funcionários e, evitem a retaliação por parte dos concorrentes.

A estratégia aplicada

É a arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

Pois, as novas Estratégias para Geração da Demanda implicam em trabalhar com informações poderosas.

Devem  permitir conhecer em profundidade os clientes e os segmentos alvo.

Também, gerenciar as Carteiras de Clientes como verdadeiros ativos do negócio.

Portanto, o conhecimento das diferenças “individuais” dos segmentos específicos é que leva à rentabilidade.

Contudo, a Administração do Relacionamento com os Clientes é um conceito que precisa ser implementado como uma verdadeira ferramenta do negócio.

Por isso, a estratégia vencedora, implica ainda em saber claramente o que se deseja para o cliente ao longo do tempo.

Portanto, investir neste relacionamento, acompanhar as mudanças de necessidades/expectativas, e, rentabilizá-lo.

Deve-se buscar a boa prospecção e adequada qualificação dos clientes para se atingir os objetivos da estratégia aplicada no negócio.

Conclusão

Para se aplicar com segurança o marketing da visao deve-se:

1. Conhecer e alinhar claramente os objetivos pessoais e empresariais;
2. Por isso, ter uma boa visão de mercado;
3. Espírito empreendedor e boa visão de negócios;
4. Conhecer em profundidade as ferramentas de Marketing;
5. Conhecer “cases” da sua área de negócio;
6. Analisar como se mobiliza a concorrência;
7. Analisar e antecipar tendências;
8. Alto nível de Informação geral e específica;
9. Visão Holística – ver o todo, saber que é composto de partes. Identificar as partes e perceber como elas se inter-relacionam. Então implementar as mudanças (transformações) necessárias;
10. Ter uma atitude vencedora (resultado dos novos conceitos adotados no negócio)

Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
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