Marketing da Marca Aplicado ao Mercado …

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing da Marca Aplicado ao Mercado …

Aplica-se marketing da marca para se diferenciar dos seus concorrentes pela logomarca, serviços, profissionais e identidade social e corporativa.

Marketing da marca aplicado

O processo de construção pelo marketing da marca se fundamenta no tripé: Definição do negócio, Posicionamento e Proposta de valor.

Dessa forma, o negócio deve informar de forma clara qual é o produto ou serviço oferecido.

Então, o posicionamento é o que determina onde a sua marca estará na escolha do consumidor …

Por isso, deve ser relacionado diretamente as estratégias de reputação …

Portanto, é necessário mensurar e cuidar de todas as opiniões de seus serviços …

Pois, devem permanecer ligados a percepção como o público observa a marca.

E, por último, o slogan: que é o resumo do que a marca pode entregar ao consumidor.

Benefícios da construção da marca

Portanto, a proposta de valor é o benefício entregue ao cliente que consome a marca.

Então, o termo Branding ou Brand Management pode ser traduzido para o português como gestão de marcas.

Portanto, a melhor maneira de administrar a imagem de uma empresa – pelo profissional de marketing – para atrair consumidores e fãs.

Por isso que toda empresa almeja uma forte presença de mercado e posicionamento bem definido.

Contudo, a instituição deve contar com profissionais que trabalham e absorveram totalmente a missão que a marca simboliza.

Dessa forma, a construção de identidade da marca é desenvolvida naquilo que acredita e apresenta para o mercado.

Pontos de construção da marca

Para Wally Olins, gerenciar e construir o branding de uma empresa deve passar por onze etapas básicas:

Gerenciamento

Análise dos quatro vetores:

  • Estudo e entendimento do Produto;
  • Qual é o Ambiente onde se vende o produto;
  • O modo como a Publicidade/Comunicação é feita aos consumidores;
  • E, o Comportamento dos gestores da marca/empresa.

Arquitetura da Marca: como se dá a estrutura da marca?

  • Corporativa, onde o nome e o design gráfico descrevem o segmento e atuação da empresa;
  • Validada ou endorsed, quando uma empresa possui diferentes marcas, cada uma com a sua própria identidade;
  • Individualizada ou branded, onde existe uma corporação gestora, para distribuir cada marca em sua segmentação própria a seu determinado consumidor.

Marcas inventadas e reinventadas:

  • A primeira opção se dá quando uma marca é inserida em um mercado e é novidade;
  • Mas, o processo de reinventá-la é resultado de sua estrutura, cultura e reputação já existentes.

Coerência e Clareza:

  • A marca deve externar e reforçar a confiança;
  • Por isso, deve ser coerente em sua missão, imagem, posicionamento, segmentação e público alvo;
  • Deve manter uma unidade consistente de acordo com a cultura divulgada e estampada em seu slogan.

Produto e Serviços

Qualidade do produto ou serviço:  a divulgação do serviço/produto deve especificar sua qualidade claramente no mercado …

  • Quer seja ela maior que a dos concorrentes;
  • Ou, valor mais competitivo do mercado;
  • Ou ainda, como diferencial específico sobre algum item ou quesito.

O que está dentro e o que está fora: talvez este seja o cerne do Branding e função primordial

  • Convencer quem está fora a comprar e convencer quem faz parte dela, a crer e confiar no seu ideal;

Diferenciação: é uma questão de atribuir um novo olhar a um produto ou serviço.

  • Se a marca tiver sucesso em realizar uma releitura de algo comum;
  • Ou, transformar um simples objeto em desejo de consumo;
  • Dessa forma, a marca tem um diferencial e uma identidade própria.

Sair do óbvio ou romper com o padrão:

  • Para sair na frente da concorrência é necessário romper as convenções pré-estabelecidas e anunciar algo novo ou revolucionário.

Mercado e atuação

Pesquisar para reduzir o risco:

  • Analisar o mercado, mensurar dados, colher informações sobre o seu público, o segmento e suas tendências, além de outros fatores;
  • Servem como base e ferramenta para diminuir os riscos e ser mais assertivo nas ações do planejamento;

A Promoção:

  • De nada adianta pesquisar, planejar e desenvolver um produto ou marca se esta não for divulgada a seu público de interesse;
  • Portanto, o marketing da marca é fundamental ao processo de promoção.

Distribuição:

  • Para a perfeita gestão é necessário conhecer o potencial do mercado de atuação;
  • A capacidade de produção e principalmente a melhor logística, para abastecer os pontos de venda (PDV);
  • E, disponibilizar o produto utilizando toda comunicação nos canais para impactar o consumidor e estimular a conversão do produto;

Conclusão

Por isso que o ativo intangível mais relevante de uma empresa é a sua marca e o branding. 

Portanto, o marketing da marca é o gerenciamento deste principal componente de vital importância da corporação.

O trabalho deve ser permanente e focado em ações estratégicas.

Pois, a imagem da empresa deve sempre estar em um lugar de destaque na lembrança (top of mind) do consumidor.

Adaptado Por: Erivaldo Ribeiro
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