Aplica-se marketing da marca para se diferenciar dos seus concorrentes pela logomarca, serviços, profissionais e identidade social e corporativa.
Marketing da marca aplicado
O processo de construção pelo marketing da marca se fundamenta no tripé: Definição do negócio, Posicionamento e Proposta de valor.
Dessa forma, o negócio deve informar de forma clara qual é o produto ou serviço oferecido.
Então, o posicionamento é o que determina onde a sua marca estará na escolha do consumidor …
Por isso, deve ser relacionado diretamente as estratégias de reputação …
Portanto, é necessário mensurar e cuidar de todas as opiniões de seus serviços …
Pois, devem permanecer ligados a percepção como o público observa a marca.
E, por último, o slogan: que é o resumo do que a marca pode entregar ao consumidor.
Benefícios da construção da marca
Portanto, a proposta de valor é o benefício entregue ao cliente que consome a marca.
Então, o termo Branding ou Brand Management pode ser traduzido para o português como gestão de marcas.
Portanto, a melhor maneira de administrar a imagem de uma empresa – pelo profissional de marketing – para atrair consumidores e fãs.
Por isso que toda empresa almeja uma forte presença de mercado e posicionamento bem definido.
Contudo, a instituição deve contar com profissionais que trabalham e absorveram totalmente a missão que a marca simboliza.
Dessa forma, a construção de identidade da marca é desenvolvida naquilo que acredita e apresenta para o mercado.
Pontos de construção da marca
Para Wally Olins, gerenciar e construir o branding de uma empresa deve passar por onze etapas básicas:
Gerenciamento
Análise dos quatro vetores:
- Estudo e entendimento do Produto;
- Qual é o Ambiente onde se vende o produto;
- O modo como a Publicidade/Comunicação é feita aos consumidores;
- E, o Comportamento dos gestores da marca/empresa.
Arquitetura da Marca: como se dá a estrutura da marca?
- Corporativa, onde o nome e o design gráfico descrevem o segmento e atuação da empresa;
- Validada ou endorsed, quando uma empresa possui diferentes marcas, cada uma com a sua própria identidade;
- Individualizada ou branded, onde existe uma corporação gestora, para distribuir cada marca em sua segmentação própria a seu determinado consumidor.
Marcas inventadas e reinventadas:
- A primeira opção se dá quando uma marca é inserida em um mercado e é novidade;
- Mas, o processo de reinventá-la é resultado de sua estrutura, cultura e reputação já existentes.
Coerência e Clareza:
- A marca deve externar e reforçar a confiança;
- Por isso, deve ser coerente em sua missão, imagem, posicionamento, segmentação e público alvo;
- Deve manter uma unidade consistente de acordo com a cultura divulgada e estampada em seu slogan.
Produto e Serviços
Qualidade do produto ou serviço: a divulgação do serviço/produto deve especificar sua qualidade claramente no mercado …
- Quer seja ela maior que a dos concorrentes;
- Ou, valor mais competitivo do mercado;
- Ou ainda, como diferencial específico sobre algum item ou quesito.
O que está dentro e o que está fora: talvez este seja o cerne do Branding e função primordial
- Convencer quem está fora a comprar e convencer quem faz parte dela, a crer e confiar no seu ideal;
Diferenciação: é uma questão de atribuir um novo olhar a um produto ou serviço.
- Se a marca tiver sucesso em realizar uma releitura de algo comum;
- Ou, transformar um simples objeto em desejo de consumo;
- Dessa forma, a marca tem um diferencial e uma identidade própria.
Sair do óbvio ou romper com o padrão:
- Para sair na frente da concorrência é necessário romper as convenções pré-estabelecidas e anunciar algo novo ou revolucionário.
Mercado e atuação
Pesquisar para reduzir o risco:
- Analisar o mercado, mensurar dados, colher informações sobre o seu público, o segmento e suas tendências, além de outros fatores;
- Servem como base e ferramenta para diminuir os riscos e ser mais assertivo nas ações do planejamento;
A Promoção:
- De nada adianta pesquisar, planejar e desenvolver um produto ou marca se esta não for divulgada a seu público de interesse;
- Portanto, o marketing da marca é fundamental ao processo de promoção.
Distribuição:
- Para a perfeita gestão é necessário conhecer o potencial do mercado de atuação;
- A capacidade de produção e principalmente a melhor logística, para abastecer os pontos de venda (PDV);
- E, disponibilizar o produto utilizando toda comunicação nos canais para impactar o consumidor e estimular a conversão do produto;
Conclusão
Por isso que o ativo intangível mais relevante de uma empresa é a sua marca e o branding.
Portanto, o marketing da marca é o gerenciamento deste principal componente de vital importância da corporação.
O trabalho deve ser permanente e focado em ações estratégicas.
Pois, a imagem da empresa deve sempre estar em um lugar de destaque na lembrança (top of mind) do consumidor.
Adaptado Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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