Marketing da Concorrência Como Funciona ..

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing da Concorrência Como Funciona ..

Marketing da concorrência se relaciona diretamente com toda empresa que compete direta ou indiretamente com sua empresa …

Como funciona o marketing da concorrência

Em geral, os concorrentes funcionam como um “alter ego” da organização, mostrando o que a empresa quer ou não ser em um determinado mercado e em determinada época.

Portanto, funcionam como um ponto de competição entre empresas em um determinado segmento de mercado.

Mas, as principais influências dos concorrentes no sistema de marketing da concorrência se dão com relação aos objetivos de mercado e aos intermediários …

Dentro dos objetivos do marketing podemos destacar os seguintes:

Influência do público que a empresa quer atingir

Por exemplo, a Coca-Cola voltou a comercializar seu produto em embalagem de vidro para baratear o preço final e combater as “tubaínas” ou os refrigerantes de preço e qualidade inferior.

Participação em mercados

A criação de modelos de automóveis bicombustíveis, desenvolvidos inicialmente pela Volkswagen, forçou todas as demais montadoras a aderirem a essa nova tecnologia para manter a sua participação no mercado.

Preço

As lojas de material de construção, como a C&C, viram-se obrigadas a fazer parceria com financiadoras para parcelamento do pagamento das compras de seus consumidores.

Pois, foi constatado que todos buscavam essa modalidade de pagamento em suas compras, e esse serviço adicional se tornou um diferencial para as empresas do setor.

Quantidade

A Reckitt Benckiser, fabricante do multiuso Veja, viu-se obrigada a reduzir sua linha de produtos, de 87 para 45, para manter sua rentabilidade, concentrando-se em produtos realmente rentáveis.

Mas, com essa mudança de estratégia, conseguiu um aumento de 7% em sua rentabilidade em um mercado dominado por marcas de pequenas empresas, baseadas somente em quantidade e preço.

Qualidade

Quando da redução das taxas de importação, no governo do presidente Fernando Collor de Mello, as montadoras foram obrigadas a melhorar a qualidade de seus produtos.

Pois, passaram a concorrer com os carros importados, que tinham qualidade infinitamente superior aos comercializados nacionalmente.

Marketing de Concorrência com os distribuidores

Exemplo disso são as brigas pelas pontas das gôndolas nos supermercados, que chegam a preços exorbitantes em grandes lojas.

Formas de propaganda

As concessionárias são obrigadas a buscar constantemente inovações em termos de formas de propaganda e divulgação de seus produtos para enfrentar um mercado altamente competitivo como o automobilístico.

Fornecedores

Em época de grande concorrência, a Fiat negou-se a aceitar um aumento solicitado por seus fornecedores, pois, por causa da concorrência não conseguiria repassar esse aumento aos seus consumidores finais.

Distribuição e armazenagem

As grandes redes de supermercados exigem que o processo de armazenagem e exposição de seus produtos nas gôndolas dos supermercados seja feito por promotores de vendas das próprias fabricantes.

Então o que fazer com tudo isso …

Portanto, apesar de todas as variantes geradas por concorrentes, eles também podem auxiliar a empresa em algumas soluções …

Por exemplo, em negociações de dissídios coletivos com sindicatos patronais e nos casos de cartéis (apesar de sua ilegalidade) …

Também em lobbies com congressistas para aprovação de leis que afetam determinados setores, entre outras formas de auxílio mútuo.

Definição das 3 formas de concorrência existentes

1 – Concorrência genérica

Ocorre quando todas as empresas brigam pelo bolso do consumidor.

No entanto, um consumidor tem recursos limitados, mas seus desejos são ilimitados.

Portanto isso leva todas as organizações a brigarem pelo seu bolso, principalmente no quinto dia útil do mês e no final do ano, devido ao pagamento do décimo terceiro salário.

Um alto executivo da Unilever declarou a importante revista de negócios, que o seu principal concorrente é a Casas Bahia …

Mas, isso acontece porque o consumidor deixa de comprar um xampu ou um creme dental da marca para pagar carnês da loja de eletrodomésticos.

Dessa forma, os produtos bancários, como os planos de previdência privada, estão concorrendo com sistemas de financiamento da casa própria.

Pois, as pessoas estão investindo primeiramente em sua aposentadoria para depois comprar a casa própria, principalmente quando se trata da compra de um segundo imóvel.

Reparem que quanto maiores são as inovações em um mercado, maiores são os números de produto no mercado e, maior a quantidade de concorrentes se digladiando pelo bolso do consumidor.

Pode-se perceber essa concorrência também em relação a produtos diferentes, mas que satisfaçam a mesma necessidade.

O McDonald’s é concorrente de restaurantes; a Yamaha compete com a GM; o transporte público concorre com as montadoras; isotônicos competem com refrigerantes etc.

2 – Concorrência na forma de produto

São produtos que concorrem no mercado com o mesmo produto: refrigerante cola – Coca-Cola, Pepsi; cervejas – Brahma, Skol, Schincariol; sabão em pó – OMO, ACE e marcas próprias.

Portanto, produtos que atuam no mesmo segmento, tentando atrair os mesmos consumidores …

Portanto, utilizam alguns diferenciais para garantir um público cativo para os seus produtos.

3 – Concorrência empresarial

Ocorre com organizações específicas, onde a concorrência de organização com a sua rival, nos setores e com produtos praticamente similares.

Exemplos: Ford-GM, Caloi-CBB, Kaiser-Ambev, Unilever-P&G, Philips Morris-Souza Cruz, Coca-Cola-Pepsi.

Conclusão

Diante dos tipos de concorrência que existem e da influência das empresas nos mercados em que atuam, cabe ao profissional de marketing da concorrência, saber em que o público está realmente interessado.

Por isso, deve diagnosticar exatamente o que ele está comprando e ainda, mapear os principais concorrentes …

Portanto, precisa estar sempre atento aos possíveis movimentos desses “inimigos” de seu segmento no mercado.

Ref.: Desmistificando o Marketing – Sérgio Luiz Ignácio de Oliveira – @2007

Adaptado porErivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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