O Marketing Esportivo é impulsionado pela paixão das pessoas ao redor do mundo, unindo-as através das diversas modalidades e possibilidades esportivas …
Em função da diversidade e das multidões que reúne, as oportunidades de marketing nesses eventos são infinitas e podem ser explorados.
Eventos como Jogos Olímpicos, Jogos de Inverno e Copa do Mundo abrem e concentram possibilidades mundiais …
Mas, o que é exatamente o Marketing Esportivo e quais são suas principais vertentes?
Marketing Esportivo gerando negócios
O marketing esportivo é uma ferramenta lucrativa para gerar oportunidade de negócios, através do marketing-comunicação-ação.
Esse universo de possibilidades através de clubes, equipes, empresas, marcas e atletas, envolvem emoção e fanatismo, dentre outros sentimentos.
Ele proporciona receitas aos patrocinadores, popularidade da marca e, é claro, o envolvimento do torcedor-consumidor.
Portanto, o Marketing Esportivo é responsável pelo desenvolvimento do culto aos esportes e faz negócios universais, criando oportunidades diversas.
Quando bem planejado e aplicado, traz retornos positivos em qualquer segmento esportivo.
Quais as Tendências do Marketing Esportivo?
A Nielsen divulgou na edição de 2018 o seu relatório Top 5 Global Sports Industry Trends.
Foi elaborado a partir de entrevistas com executivos de marcas esportivas, profissionais de agências e detentores de direitos de transmissão de diferentes modalidades.
Ele aponta as tendências da comunicação no esporte: distribuição, eSports, conteúdo, parcerias, patrocínios, responsabilidade social e ressalta:
- Igualdade, diversidade, gênero, raça e meio ambiente na mídia passam a ter um impacto em todas os nichos dos negócios esportivos;
- As marcas exigem ética impecável dos atletas e clubes com quem fecham parcerias;
- A necessidade da marca comunicar o seu propósito e utilidade social aos consumidores;
- Pois, patrocínios ainda são as melhores formas para as marcas comunicarem suas mensagens.
Relatório sobre Marketing Esportivo
O relatório (COMMERCIAL TRENDS IN SPORTS 2018) destaca, ainda, o crescimento dos esportes femininos pelo mundo, principalmente para os detentores dos direitos de transmissão e marcas.
Um dos motivos é o crescente engajamento feminino – com destaque – para cases de mercados periféricos.
- A abertura de estádios esportivos para mulheres na Arábia Saudita;
- O primeiro Simpósio de Futebol Feminino da Confederação Africana de Futebol;
- Patrocínio fechado pela CEAT, marca fabricante de pneus, com Harmanpreet Kaur, jogadora de críquete da Índia (é a primeira vez que um anunciante estampa sua marca num taco de uma jogadora de críquete)
Sendo assim, incluir mulheres em ações de marketing esportivo é algo inevitável, correspondendo a uma das principais tendências do momento.
Outra ação interessante foi a campanha da Nike que se tornou viral nas redes sociais, destacando os desafios que as mulheres muçulmanas precisam enfrentar quando se tornam atletas.
Campanha realizada para anunciar a linha de produtos, a Hijab Pro (hijab, do árabe, corresponde ao lenço ou véu usado pelas mulheres islâmicas).
Associação com causas sociais
O esporte extrapola os limites físicos dos campos, quadras, piscinas, arenas e demais locais onde acontece o evento.
Portanto, a atuação dos atletas e entidades esportivas extrapolam sua importância para muito além desses locais e modalidades.
Dessa forma, atletas passam a ser referencial, modelo e exemplos para a sociedade na formação de caráter de fãs, principalmente crianças.
Por isso associar sua imagem a causas sociais é uma tendência muito bem-vinda e deve ser praticada com responsabilidade.
Exemplo da campanha social do Esporte Clube Vitória com a Penalty: “Meu sangue é rubro-negro”.
Nela, as cores da camisa do time, antes preta e vermelha, passaram a ser branca e vermelha. À medida que as metas de doação eram batidas, a coloração original ia retornando aos poucos para a camisa do time.
Marketing Esportivo nas Redes sociais
Além das campanhas de sócio torcedor, as redes são grandes aliadas do marketing esportivo-digital, e não existe mais volta.
Os clubes e mpresas investem cada vez neste mundo de oportunidades fornecido pelas redes.
O mercado publicitário, comercializa espaços em suas postagens e lives …
Geram mais receita, mais conteúdo, mais engajamento e mais interação com o torcedor-consumidor …
Conclusão
Por isso que o Marketing Esportivo ao explorar tecnologias e tendências, alcança novas fontes de receita.
Também cria novos produtos e serviços para os torcedores, novas experiências, alimenta emoções, proporciona engajamento consolidando a marca-produto.
Existe um universo esportivo imensurável – neste planeta – clamando para ser desbravado!
Mãos à obra!
E, aproveite todo o potencial que o Marketing esportivo oferece …
por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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