Publicidade Viral Usa Storytelling …

publicidade viral usa storytelling

Descubra por que a publicidade viral usa Storytelling para impactar o envolvimento com o público-alvo de tantas empresas, negócios e serviços …

Publicidade viral usa Storytelling!

A razão é simples: poucas coisas são tão capazes de cativar as pessoas como uma boa história.

Criar uma boa narrativa usando as estratégias deste recurso é quase sempre garantia de sucesso.

Leia mais sobre este assunto a seguir, e veja como aproveitar ao máximo o poder desta técnica.

Considerações importante sobre Storytelling

É possível classificar o Storytelling como a arte de contar boas histórias, não é verdade?.

Dentro da publicidade e do marketing viral, seu papel é ainda mais significativo, sobretudo por alguns fatores:

  • Trata-se da divulgação de produtos e serviços por meio de uma narrativa humanizada, com ênfase na emoção;
  • Utilizando uma narrativa menos imperativa e mais sutil, a atenção das pessoas é atraída naturalmente, sem a necessidade de uma publicidade agressiva;
  • O Storytelling utiliza elementos como identificação, realismo, rotina e imaginação.
  • Cria uma ligação afetiva natural entre o público e o produto ou serviço oferecido.

Os cases de maior sucesso que utilizam do Storytelling na publicidade e no marketing mostram histórias que empregam todos estes elementos.

Para usar esta técnica com sucesso é preciso utilizar métodos específicos, que você confere a seguir …

Dicas para utilizar o Storytelling

Entenda os principais aspectos e estratégias do Storytelling:

  • Invista no protagonismo de sua história. Insira um ou mais personagens cujas vidas se comuniquem com o público e gerem empatia e identificação;
  • Mostre dados concretos, seja honesto sobre aquilo que estiver oferecendo e faça as perguntas certas para o público;
  • Trabalhe com problemas e dificuldades do dia a dia, mostrando como o seu produto ou serviço pode ajudar na superação de obstáculos.

Assim, quando estas estratégias estiverem bem definidas, é hora de criar o seu Storytelling para o seu público.

Para fazer isto, é possível adotar diversos recursos visuais, sonoros e a sua criatividade

As melhores formas de criar uma boa história

Histórias fazem parte da humanidade desde os primórdios, e podem ser transmitidas de várias formas.

Utilize o Storytelling e conte com alguns elementos específicos que vão ajuda-lo a ter sucesso:

  • Use cenas fortes, imagens, dados e cores que transmitam a ideia do que você quer passar;
  • Músicas emotivas, OFFs estratégicos, depoimentos de pessoas e sons ambientes;
  • Recursos como frases impactantes em um fundo específico, pausas, silêncios, surpresas e plot twists (mudanças radicais).

Com um pouco de prática, tudo isto pode ser aplicado para criar histórias emocionantes e certeiras, feitas para o seu público-alvo (persona).

Portanto, utilize estas dicas para você começar a fazer uso do Storytelling.

Seja em áudio, vídeo ou texto, esta é uma ferramenta poderosa, capaz de passar todo o tipo de mensagem que você desejar.

Use este recurso sempre que for preciso, para criar empatia e engajamento com as pessoas que terão contato com sua história.

Alcance o objetivo desejado pelo uso desta técnica de marketing.

por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.