Publicidade Utilizando Copywriting Para Vendas …

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Publicidade Utilizando Copywriting  Para Vendas …

Publicidade utilizando Copywriting não é uma coisa nova, simplesmente é a Publicidade mais “persuasiva” que promove ações diretas em vendas.

Publicidade utilizando copywriting

Os primeiros anúncios com fins comerciais de que se tem registro surgiram na Inglaterra por volta de 1650.

Nos EUA, apenas em 1704 foi publicado o primeiro anúncio impresso.

E no Brasil, somente depois de 1850 começaram a surgir as primeiras propagandas comerciais.

Já o Copywriting – como o conhecemos atualmente – surgiu no início do século passado nos EUA, a partir de um método desenvolvido pelo publicitário Claude Hopkins.

Mas, vamos abordar neste artigo as diferenças entre a redação publicitária e o copywriting

O que é redação publicitária?

A redação publicitária é a técnica de concepção de uma ideia e – a partir desta – a criação de uma peça publicitária com a respectiva linguagem envolvida.

Ela deve ser, em essência, persuasiva.

Portanto, o trabalho de um redator publicitário não se resume a elaborar os textos envolvidos na peça …

Mas, ele é o criador de todo o conceito envolvido na composição de uma publicidade.

Normalmente, esse profissional trabalha em conjunto com um designer gráfico que faz o trabalho da composição visual da peça.

Eis alguns exemplos de aplicação da redação publicitária:

  • anúncios impressos em revistas ou jornais;
  • anúncios online em sites;
  • busdoors (aqueles anúncios em ônibus e transportes públicos);
  • comerciais de televisão;
  • outdoors;
  • placas e fachadas;
  • spots de rádio, entre outros.

O que é copywriting?

Uma boa definição de copywriting pode ser: a arte e a técnica de escrever textos altamente persuasivos que conduzem o leitor à tomada de uma ação desejada pelo autor do texto.

Em outras palavras, podemos dizer que o copywriting, ao contrário da redação publicitária, tem a forte intenção de venda, quer seja de uma ideia, um produto ou serviço.

O copywriter americano Paul Hollingshead, cofundador da AWAI — American Writers & Artists Inc. — esclarece esta diferenciação básica entre o copywriting e a redação publicitária.

O primeiro traz uma “strong call to action”, uma forte chamada para ação, enquanto que a última se trata de um “soft sell ad”, isto é, um anúncio de venda suave.

Redação ou copywriting?

Nos países de língua inglesa, o redator publicitário também é um copywriter.

Na realidade, existem duas profissões com esse nome: advertising agency copywriter e direct-response copywriter.

O primeiro é equivalente ao nosso redator publicitário.

Ele normalmente trabalha em agências de publicidade e é quem recebe os louros das peças de sucesso.

Há, inclusive, diversos prêmios no melhor estilo Oscar para profissionais da publicidade, como o de Cannes …

O segundo é o que chamamos simplesmente de copywriter pois estamos falando do profissional ligado ao marketing direto.

Muitos acreditam que o copywriting seja algo recente no Brasil.

A verdade é que a profissão de copywriter já existe há um bom tempo no nosso país.

Internet e Copywriting

Antes do advento da internet, a maneira mais comum de fazer copywriting era por meio da mala direta, forma de comunicação postal na qual as pessoas eram levadas a tomar uma ação.

Esta ação normalmente era a compra do produto que se promovia, e o cupom para enviar o pedido já vinha anexado no fim do folder ou catálogo.

Por isso, os copywriters de algumas décadas atrás eram mais conhecidos como marqueteiros de mala direta.

Aconteceu que, com a explosão do movimento online e a difusão desta nova modalidade de marketing digital, a publicidade vestiu nova roupagem e se popularizou no meio virtual por esse nome: copywriting .

Por isso que alguns “gurus” do marketing digital aproveitando o momento passaram a dizer que são os precursores do copywriting no Brasil.

Copywriter e seu trabalho

Originalmente, a principal diferença residia justamente no fato de o redator trabalhar na concepção da marca e o copywriter promover ações diretas de vendas.

Para quem não é da área, essa diferença parece apenas um detalhe casual.

Mas esse detalhe faz toda a diferença, desde a pesquisa, passando pela estrutura da peça ou da promoção, até a forma como ela é direcionada ao público.

Especialmente no marketing de conteúdo, por exemplo, as técnicas de copywriting podem (e devem) ser empregadas de forma a tornar os textos mais persuasivos.

O copywriter desenvolve os textos envolvidos em e-mail marketing, em landing pages, em squeeze pages, páginas de vendas, scripts para vídeos de vendas, entre outros formatos.

Até no jornalismo o copywriting já se tornou uma necessidade, na escrita de releases ou mesmo de notícias que precisem chamar a atenção do leitor.

Na literatura de ficção e de não ficção, o ghostwriter (profissional que escreve obras que levarão o nome de seu contratante como autor) empreende as técnicas de copywriting para tornar os livros mais atrativos e cativar os leitores e também os clientes.

O redator publicitário

A redação publicitária, por sua vez, é mais estrita e exige um profundo embasamento teórico.

Ao contrário do copywriter de resposta direta, o profissional publicitário possui formação acadêmica e legislação regulamentadora da profissão, incluindo sindicatos.

Por fim, é preciso saber que, tanto para a redação publicitária quanto para o copywriting, a carga de estudos necessárias é enorme.

Isto porque ambas as profissões exigem um conhecimento que vai além das suas próprias técnicas.

É preciso ter conhecimentos de psicologia do consumidor, de linguística do discurso, de marketing e de muitas outras áreas.

Sem contar que as profissões exigem constante reciclagem, aperfeiçoamento e pesquisas.

Ainda assim, tanto a redação publicitária quanto o copywriting são duas áreas que se encontram em plena expansão no Brasil e estão entre as profissões do futuro!

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Por: Erivaldo Ribeiro
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