Publicidade saborosa é quando a sentimos através dos olhos da alma e nos faz sonhar, querer e a desejar como realidade …
Olhando pela janela de meus olhos para a avenida nervosa e congestionada por carros, ônibus e o trânsito infernal, penso em como seria bom estar em uma praia …
No entanto, ao olhar para o lado percebo que existe um outdoor informando as maravilhas de Fernando de Noronha …
Por isso, esqueço o barulho, a poluição, as buzinas, o trânsito feroz e viajo para o paraíso …
Mas, realmente o que me faz “perceber” e internalizar as emoções do paraíso que imagino e busco através do desejo de estar ali?
Publicidade saborosa deve trazer emoções, brincar com nossos sentimentos e nos “impactar” de uma forma que nos faça desejar ou viver e reviver emoções …
Publicidade saborosa persuasão
Em algumas coisas nós simplesmente não conseguimos mais prestar atenção.
Mas, as mídias deixam mensagens em meios que possam nos atingir …
Nos envolve como pode em uma técnica chamada de marketing 360º …
Portanto, a marca precisa ter presença física no ponto de venda …
Uma presença digital em redes sociais, plataformas online e canais no Youtube …
Na natureza existe algo chamado Viés do Receptor.
Portanto, cada animal está programado para ser atraído por cheiro, som ou imagem …
Por exemplo, o pavão usa a plumagem para atrair fêmeas.
Outras aves usam o ritual de acasalamento baseado em sons e belas plumagens …
Nós, seres humanos também temos nossa versão do viés de confirmação, coisas que nos atraem, faz parte de nossa programação.
Exemplo, uma sorveteria:
O que é um sorvete, além de uma bola de gordura e açúcar?
Mas, estamos programados para ser atraídos por alimentos ricos em calorias …
Como isso acontece?
Inserido em nosso DNA está a mensagem de que nossos antepassados viveram tempos de fome …
Baseado na individualidade que nossa espécie possui, adicionar diversos sabores a esta bola de gordura e açúcar pode atrair várias pessoas para este alimento rico em calorias e sabor agradável.
E nem é só comida que nos atraí, as nuances do sexo oposto …
A promessa de um sucesso com o outro também é capaz de persuadir, vide os comerciais de cervejas que estamos acostumados a ver …
Assim funcionam também as palavras.
Podemos ser influenciados pelo que lemos e ouvimos.
Palavras persuasivas são metade da campanha, levando em consideração que as imagens escolhidas e como elas se organizam amplificam o poder de persuasão.
Veja a seguir as palavras mais persuasivas para anúncios, segundo grandes pesquisas e universidades respeitadas.
20 palavras persuasivas segundo David Ogilvy
David Ogilvy foi um publicitário fundador da Ogilvy & Mather, conglomerado de empresas de comunicação.
Ele é amplamente aclamado como “o pai da propaganda”.
Em 1962, a Revista Time o chamou de “o mago mais procurado na indústria de publicidade atualmente”.
As palavras são:
- Agora
- Aperfeiçoamento
- Apresentando
- Barganha
- Comparar
- De repente
- Depressa
- Desafio
- Extraordinário
- Fácil
- Incrível
- Mágica
- Milagre
- Oferta
- Proclamando
- Querido
- Rápido
- Revolucionário
- Sensacional
- Surpreendente
Ainda segundo Ogilvy, essas palavras estão mais presentes nos títulos, listas e assuntos em e-mail.
55 palavras de poder usadas pela Interweave Press
Cada funcionário da equipe de e-mail marketing na empresa Interweave Press têm estas palavras impressas e coladas em sua parede.
A lista foi originalmente desenvolvida por Linda Ruth.
O resultado se deu através do estudo de capas de revistas mais vendidas.
Funcionários da empresa viram que funcionam igualmente bem no conteúdo e assuntos de e-mail.
- Agora
- Ajudar
- Aniversário
- Aprender
- Atenção
- Automático
- Aviso
- Básico
- Bônus
- Como
- Completo
- Comprovado
- Confiança
- Criar
- Cura
- Descobrir
- Destino
- Dinheiro
- Dramático
- Economizar
- Entender
- Erro
- Especial
- Estreia
- Exclusivo
- Extra
- Extraordinário
- Fácil
- Final
- Garantia
- Grande
- Grátis
- Hoje
- Imediatamente
- Lucro
- Mais
- Melhorar
- Novo
- O melhor
- O pior
- Obrigado
- Poderoso
- Primeiro
- Proteger
- Quente
- Resultados
- Saber
- Salvar
- Saúde
- Segurança
- Superar
- Surpreendente
- Últimas
- Vencer
- Você
Essas palavras são ideais para assuntos de e-mail, manchetes e chamadas à ação.
As 17 palavras mais persuasivas segundo a Forbes
Organizar deliberadamente estas palavras para comunicar o valor e transformá-los em frases de poder, que na verdade desencadeiam o comportamento de compra.
Por exemplo:
“O melhor de tudo, você vai poupar tempo, economizar dinheiro e obter resultados imediatos.”
Ou, “é rápido, fácil e conveniente. Além disso reduz seu custo.”
5 palavras mais persuasivas segundo a Universidade de Yale
Essas palavras possuem mais eficácia em frases e parágrafos de abertura.
- Amor
- Comprovada
- Felicidade
- Resultados
- Saúde
Conclusão
Persuasão é a ação de convencer ou persuadir.
É fazer com que o interlocutor absorva o seu “palpite” ou “imagem” e siga as instruções oferecidas.
A persuasão pode fazer com que o ouvinte mude de opinião ou refaça uma escolha mais apropriada.
Vamos praticar?
Referências:
- http://coschedule.com/blog/exclusive-content/
- http://www.copyblogger.com/trigger-words/
- https://blog.bufferapp.com/words-and-phrases-that-convert-ultimate-list
- https://www.quicksprout.com/2014/04/23/the-surprising-words-that-get-content-shared-on-social-media/
- http://benlocker.com/copywriting-myths-the-12-most-persuasive-words-in-the-english-language/
- https://ederprado.com/
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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