Publicidade Como Um Gostoso Chocolate …

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Publicidade Como Um Gostoso Chocolate …

Publicidade como um gostoso chocolate se propaga pelo mundo físico e virtual satisfazendo paladares e criando sensações exponenciais …

Publicidade como um gostoso chocolate

O Dia Mundial do Chocolate é celebrado em 7 de julho.

Não se sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho para celebrar esta data.

No entanto, acredita-se que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV.

Outrora, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.

Tomar chocolate quente virou, então, símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado

Nesta data é comum o consumo de chocolates, nas suas diversas variações, principalmente pela presença do frio que percorre o nosso país tropical.

Também é normal em algumas culturas a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como um modo de celebrar esta data.

Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate.

Isto porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.

Benefícios do Chocolate

O chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo), quando consumido na quantidade certa, traz diversos efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo:

  • Alivia o estresse;
  • Combate a ansiedade;
  • Ajuda o raciocínio;
  • Melhora o humor (liberação de serotonina);
  • É uma grande fonte de energia;
  • Combate a hipertensão e depressão.

 

Benefícios da Publicidade

A Publicidade quando elaborada-criada da maneira certa, traz diversos efeitos benéficos para a marca, como por exemplo:

  • “Muitas coisas pequenas foram transformadas em grandes pelo tipo certo de publicidade.” — Mark Twain
  • “A publicidade é a vida do negócio.” — Calvin Coolidge
  • “A boa publicidade aumenta vendas. A grande publicidade constrói fábricas.” — Bill Bernbach
  • “Talvez não seja felicidade, seja apenas publicidade!” — Milena Leão.
  • “A propaganda mais inteligente é aquela que o consumidor entende.” — Jhonathan Cardoso
  • “A publicidade atinge o alto nível de satisfação do consumidor quando a sua mensagem é real, oportuna e adequada às suas condições de vida.” — Helgir Girodo
  • “Amo publicidade que me faz pensar: ‘como não pensei nisso antes?’.” — Ket Antonio.
  • “O que realmente faz o consumidor decidir comprar ou não comprar é o conteúdo de seu anúncio, não a sua forma.” – David Ogilvy
  • “Boa publicidade não é só circular informação, é penetrar desejos e crenças na mente do público.” – Leo Burnett

Portanto, pense numa publicidade como um gostoso chocolate que traga alegria e diversão como o prazer de saborear um delicioso alimento a base de chocolate …

Curiosidades sobre o Chocolate

  • Chocolate diet não é aconselhável para dieta, mas sim para diabéticos, já que apresenta baixo teor de açúcar;
  • Os brasileiros comem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, o que faz com que o país seja o 3º mercado consumidor no mundo deste produto.
  • Chocolate é um termo grego que significa “alimento dos Deuses” mas começou por se chamar “Theobroma”.
  • A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau. O país africano cultiva o equivalente a 32% da produção mundial.
  • Diz-se que a primeira chocólatra do mundo foi a princesa espanhola Ana de Áustria. No início do século XVII, o chocolate ainda era somente uma bebida à base de cacau mas a princesa não passava um dia sem a sua dose e é considerada a responsável pela chegada do chocolate à França.
  • Na Europa do século XVI, o chocolate era recomendado como remédio para curar febres, aliviar dores de estômago e refrescar o corpo nos dias quentes.
  • O chocolate branco não é chocolate de verdade! É feito com a manteiga do cacau misturada com leite e açúcar.
  • Na Suíça, cada cidadão consume em média 10 kg de chocolate por ano.
  • O chocolate estimula a produção de hormonas semelhantes às que são produzidas quando estamos apaixonados. Ele ajuda no combate à depressão, à hipertensão, aos tumores e ao stress.
  • Chocolate já foi mais valioso que o ouro e a prata no império asteca.
  • Foi em 1875, que o suiço Henri Nestlé juntamente com Daniel Peter desenvolveu o primeiro chocolate ao leite da história.

Curiosidades sobre a Publicidade

  • Segundo um estudo da universidade York, as companhias farmacêuticas americanas gastam duas vezes mais com publicidade do que com pesquisa.
  • O preço de um spot de 30 segundos no Superbowl foi de 3,8 milhões de dólares em 2013 e em torno de US$ 4 milhões em 2014.
  • Mais de US$ 500 bilhões são gastos por ano em publicidade em todo o mundo.
  • Até atingir os 65 anos de idade, uma pessoa nos Estados Unidos já viu mais ou menos 2 milhões de comerciais de televisão.
  • A maioria dos relógios exibidos em anúncios mostram o horário 10:10, pois os ponteiros do relógio enquadram assim o nome da marca de relógios e formam um sorriso.
  • A Associação Americana de Psicologia (APA) relata que crianças com menos de 8 anos de idade não são capazes de compreender criticamente anúncios e que eles os consideram verdadeiros, precisos e imparciais.
  • Anunciantes muitas vezes usam uma técnica chamada “condição afetiva”: colocar o produto da publicidade ao lado de outras coisas que os consumidores possuem empatia. Por exemplo, um anúncio de detergente vai colocar sua marca com bebês, luz do sol, flores ou outros itens semelhantes.
  • A repetição da marca com esses itens torna os consumidores mais afeitos a comprarem o detergente em questão.
  • Estudos mostram que a exposição repetida a um estímulo que é quase imperceptível cria um “efeito de exposição”, o que aumenta sentimentos positivos em relação ao objeto.
  • *O efeito “wear out”: o ponto alcançado quando uma campanha publicitária perde a sua eficácia, devido a repetição de anúncios.
  • Em propagandas para crianças, atores são tipicamente mais velhos do que o público-alvo. Por exemplo, um comercial para crianças de 8 anos vai mostrar modelos de 11 a 12 anos de idade se divertindo com um brinquedo para 8 anos de idade. Os anunciantes utilizam crianças mais velhas como uma imagem do que as crianças mais jovens querem ser.
  • Um novo estudo descobriu que a melhor estratégia para os anunciantes que tentam convencer um público cético é deixar os fatos de lado e se concentrar mais em anúncios emocionais. Por outro lado, verificou-se que aqueles que são menos céticos são mais persuadidos por anúncios baseados em informação.
  • A indústria que mais investe em publicidade é a de alimentos.
  • Publicidade como um gostoso chocolate combinam e se complementam …

Publicidade como gostoso chocolate!

1  Comercial Twix – Biscoito com Caramelo e Chocolate

Comercial Tortuguita – Estúpida!

Propaganda Serenata de Amor – O Amor Sempre Vale a Pena

4  Comercial Sonho de Valsa – Dia dos Solteiros

Comercial Cacau Show – Promoção Páscoa da Amizade Milionária

6  Bis – Feito para Dividir

7  Snickers Mr Bean TV advert – Suttitled

Conclusão

Publicidade como um gostoso chocolate pode ser apreciada a qualquer hora, mas com moderação …

Lembre-se sempre dos efeitos colaterais da repetibilidade que provocam o desgaste …

Atuar neste universo da publicidade exige criatividade e interações com tudo e com todos à sua volta.

Feliz dia Mundial do Chocolate com novas e criativas propagandas!

Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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