A melhor proposta da publicidade é apresentar discurso e narrativa coerentes com a missão e a ética da empresa – da oferta apresentada – sem lesar o cliente
Proposta da Publicidade
A proposta da publicidade sobre os discursos veiculados em diferentes mídias, como revistas, jornais, televisão e internet nos fazem pensar.
Por isso, os discursos utilizados pelas propagandas vinculadas nos meios publicitários seguem uma linha: precisam atingir o coração do consumidor …
Mas, como ela está sendo realizada?
Além disso, qual é a força do discurso utilizado?
Pois, os meios de comunicação tem modificado as relações e a visão de mundo …
Quebram fronteiras e aproximam os espaços-temporais de toda as classes sociais.
Portanto, a cultura está em plena transformação e máquinas tem substituído a força, os sentidos e o cérebro humano …
Isso acontece pelas novas formas de representação do mundo e das relações sociais, formulando e apresentado novos signos.
Dessa forma, existimos numa pluralidade de signos, de cultura e valores sociais.
A globalização transformou o mundo num grande pomar, onde podemos colher a qualquer hora, o que precisamos.
No entanto, as abordagens são multiplas e quando inseridas no universo da globalização, o que acontece?
A proposta da publicidade precisa ser dinâmica e de uma pluralidade cultural abrangente …
Discurso publicitário
Para formalizar a proposta da publicidade é necessário utilizar todo esse referencial teórico da comunicação social.
Bem como investigações históricas e sociológicas para o entendimento do contexto sócio‑histórico‑cultural para apresentar o discurso correto.
Enquanto a escrita exige tempo para entendimento e análise, as imagens projetadas exigem pouquíssimo tempo para o entendimento.
Se antes, as propagandas que apareciam em revistas ou jornais, podíamos evitar ou escolher.
Hoje, as imagens das propagandas vinculadas, na televisão e internet nos levam a sonhar, participar e estar em diversos lugares e situações, em poucos segundos.
Portanto, nesse contexto, as propagandas são construídas não somente pelos recursos linguísticos, próprios do texto verbal …
Mas, por uma linguagem sincrética, a saber: recursos visuais como pinturas, desenhos e imagens.
Também utiliza recursos sonoros como músicas e entoações …
Através de recursos gestuais como danças e movimentos e, recursos cinematográficos como a posição e movimentação da câmera nos ângulos filmados.
E a narrativa?
O aspecto relevante da proposta da publicidade é a narratividade, pois há a apresentação de uma transformação.
Mas, ao contrário do anúncio impresso que apresenta, na maioria das vezes, um texto verbal aliado a uma imagem, explicando uma situação.
As imagens apresentam as transformações de estado ocorridas antes e depois da cena apresentada por meio da imagem e do texto verbal.
Tudo isso, nos leva a uma maior participação na construção de sentido do discurso.
Ainda, nos anúncios televisivos e internet, construídos por meio dos recursos da informática, muitas vezes fragmenta‑se a narrativa …
Então, se apresenta em vários núcleos narrativos no mesmo comercial.
Ao introduzir uma narrativa em um anúncio, já investida de figuras e de transformações de estado, podemos levar o mundo de sonhos e da imaginação para o consumidor.
Portanto, isso o seduz e o afasta da realidade.
Assim, busca‑se, por meio da construção organizada das imagens, levar o consumidor à crença no consumo …
Isso é tão real que ele deseja consumir, mesmo não tendo a real necessidade do que foi proposto.
Para discutir:
O que nos leva a consumir?
É a propaganda, ou a necessidade?
Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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