O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, para analisar o mercado.
Plano de Marketing
Onde sua empresa está e onde ela quer chegar?
Com o plano de marketing você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações de competitividade, constantes mudanças e identificar tendências.
Por isso, conhecendo o mercado você será capaz de traçar o perfil do consumidor, tomar decisões e criar objetivos e metas…
Então, implementar ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao mercado.
Por isso, é preciso analisar o mercado desejado, definir o público-alvo, as metas e traçar ações para alcançar esses objetivos
Como analisar o mercado/ambiente?
Além de ser o primeiro passo do Plano de Marketing, resume todas as informações pertinentes à empresa. Por isso, o ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa. Ele é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais e tecnológicos. Portanto, quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.
O ambiente interno também é importante na análise, pois envolve aspectos fundamentais do bom ou o mau funcionamento da empresa. É composto pelos equipamentos disponíveis, tecnologia, recursos financeiros e humanos utilizados, valores e objetivos que norteiam suas ações.
A partir daí, consegue-se ter uma visão das forças e fraquezas que poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da empresa. Por isso, essa análise é muito importante, pois determinará o Plano de Marketing e importantes decisões para o sucesso do negócio.
Fatores de análise
Porque entender os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o negócio?
• Fatores Econômicos: aspectos econômicos como inflação, distribuição de renda e taxas de juros influenciam na abertura e sobrevivência do negócio. Portanto, esteja sempre atento à mídia jornalística. Jornais, revistas, noticiários de TV e a internet mantêm você informado diariamente, de olho nas oscilações da economia.
• Fatores Socioculturais: estão relacionados às características gerais da população, como tamanho, concentração, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar, distribuição geográfica, comportamento e necessidades dos consumidores e da comunidade local. Dessa forma, esses dados podem ser obtidos em jornais, revistas, instituições de classe, órgãos do governo ou até mesmo junto a fornecedores, concorrentes e clientes.
• Fatores Políticos/legais: dizem respeito à observância das leis, inclusive as que regem o setor em que atua, como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros.
• Fatores Tecnológicos: é preciso adaptar-se às novas tecnologias, pois elas podem afetar o negócio. Jornais, revistas, internet, fornecedores e concorrentes são fontes de informações importantes. Portanto, não se esqueça de recorrer a mídia para atualizar-se.
• Concorrência: é importante analisar a concorrência e prever suas ações. Uma dica é ir até seus concorrentes ou conversar com os clientes. Procure analisar preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização, aparência e marca.
• Fatores Internos: analise o ambiente interno atual e futuro da empresa:
– Disponibilidade e alocação dos recursos humanos;
– Idade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponíveis;
– Disponibilidade de recursos financeiros;
– Cultura e estrutura organizacional existentes versus desejadas.
Portanto, para uma análise completa, é necessário investir tempo em pesquisas pertinentes ao desenvolvimento e aplicação no Plano de Marketing.
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
Deixe um comentário