Marketing e seu Poder

marketing e seu poder
Em pleno século XXI é difícil de acreditar que ainda existam empresas que não utilizam o marketing e seu poder para uma interação maior com seu público alvo e mercado.

Uma empresa, que queira permanecer no mercado, não pode menosprezar o marketing e seu poder para gerar valor. Pois, o mercado brasileiro tem se tornando cada vez mais competitivo, diante de inúmeros empreendimentos nacionais e internacionais. Contudo, é necessário entender como participar deste cenário de hipercompetitividade e destacar-se dos demais concorrentes.

Até hoje ouvimos – com frequência – pessoas dizerem que o marketing nada mais é que “fazer propaganda”. Mas, isso é uma blasfêmia sem precedentes aos ouvidos dos profissionais do meio. Kotler nos mostra o verdadeiro papel do marketing no mercado: “Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. Portanto, é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos. ”

Marketing, aspecto essencial

Até o final do século XX, as empresas brasileiras não viam o marketing como facilitador de ações de gestão de mercado. Era resultado da baixa concorrência que enfrentavam, como também do “amadorismo” na forma de planejar e gerir suas organizações. Só os EUA sozinhos investiam cerca de 36,4% de toda verba destinada a pesquisas de marketing em todo o mundo. Enquanto a América Central junto com a América do Sul, representavam apenas 4% dos gastos em pesquisas de marketing aplicadas no mundo.

Não existe desculpa, para a não aplicabilidade das táticas do marketing, em qualquer empresa. O relacionamento com seus stakeholders (comunidade, clientes, colaboradores, investidores, etc..), é função do marketing. O marketing está por toda parte, e afeta profundamente nossas, seja ao comprar um pão, um carro ou um apartamento.

O sucesso financeiro de uma empresa está diretamente ligado ao sucesso do departamento de marketing. Por isso, nenhum outro departamento da empresa terá utilidade, caso a empresa não tenha demanda. Dessa forma, precisa estar no mercados com estratégias corretas de posicionamento, preços compatíveis e de maneira consistente.

Portanto, de nada adiantará um trabalho perfeito de contenção de custos do setor financeiro, se a empresa não souber qual produto deverá lançar. Precisa conhecer o momento certo do lançamento, o  preço e a forma, para ter sucesso no mercado em que atua.

Marketing e seu poder aplicado

Um bom gerenciamento de marketing, entretanto, não é nada simples, pois os gestores da maioria das empresas enfrentam dificuldades. Necessitam tomar a decisão correta, no momento certo, para determinar os rumos ideais para o rankeamento de suas companhias. Empresas como Xerox, Kodak, GM, dentre outras, ao se sentirem ameaçadas por seus concorrentes, ou novas tecnologias, se viram na obrigação de repensar o modelo de negócios. Dessa forma, entender rapidamente o mercado e se ajustar corrigindo os erros e falhas de seus modelos anteriores.

Um empreendedor, jamais pode se sentir acomodado com a situação da empresa no mercado. O mercado é dinâmico, e sempre haverá centenas de pessoas pensando em ocupar o lugar do líder de qualquer segmento. A inovação e o processo de manutenção do segmento, deve ser uma luta contínua pela excelência e longevidade do negócio.

Por isso, o que diferencia uma empresa no mercado são suas vantagens competitivas. Portanto, o tempo de sustentação de uma vantagem competitiva numa empresa, está cada vez mais curto. Lança-se um novo produto, uma nova tecnologia, um novo serviço, e quase que instantaneamente começam a ser produzidos os similares pelos concorrentes. E, muitas das vezes, com adaptações positivas, através de um benchmarking muito bem feito.

Conclusão

Para entendermos o marketing e seu poder, devemos compreender que o mesmo não é uma ciência exata. Por isso, requer estudos e análises constantes do ambiente no qual está inserido. Como assinala Jay Conrad Levinson: “Marketing não é um evento, mas um processo. Ele tem um começo, um meio, mas nunca um final, pois é um processo. Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente.”

Por: Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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