Marketing e Seu Poder Visível …

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing e Seu Poder Visível …

Em pleno século XXI é difícil de acreditar que existam empresas que não utilizam o marketing e seu poder para interagir melhor com o público alvo e mercado.

Uma empresa, que queira permanecer no mercado, não pode menosprezar o marketing e seu poder para gerar valor.

Pois, o mercado brasileiro tem se tornando cada vez mais competitivo, diante de inúmeros empreendimentos nacionais e internacionais.

Contudo, é necessário entender como participar deste cenário de hipercompetitividade e destacar-se dos demais concorrentes.

Até hoje ouvimos – com frequência – pessoas falarem que nada mais é que “fazer propaganda”.

Mas, isso é uma blasfêmia sem precedentes aos ouvidos dos profissionais do meio.

Kotler nos mostra o verdadeiro papel dele no mercado.

“Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas.

Portanto, é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos. ”

Marketing, aspecto essencial

Até o final do século XX, as empresas brasileiras não viam o marketing como facilitador de ações de gestão de mercado.

Era resultado da baixa concorrência que enfrentavam, como também do “amadorismo” na forma de planejar e gerir suas organizações.

Só os EUA sozinhos investiam cerca de 36,4% de toda verba destinada a pesquisas de marketing em todo o mundo.

Enquanto a América Central junto com a América do Sul, representavam apenas 4% dos gastos em pesquisas de marketing aplicadas no mundo.

Não existe desculpa, para a não aplicabilidade das táticas do marketing, em qualquer empresa.

O relacionamento com seus stakeholders (comunidade, clientes, colaboradores, investidores, etc..), é função do marketing.

O marketing está por toda parte, e afeta profundamente nossas vidas, seja ao comprar um pão, um carro ou um apartamento.

O sucesso financeiro de uma empresa está diretamente ligado ao sucesso do departamento de marketing.

Por isso, nenhum outro departamento da empresa terá utilidade, caso a empresa não tenha demanda.

Dessa forma, precisa estar no mercado com estratégias corretas de posicionamento, preços compatíveis e de maneira consistente.

Portanto, de nada adiantará um trabalho perfeito de contenção de custos do setor financeiro, se a empresa não souber qual produto deverá lançar.

Precisa conhecer o momento certo do lançamento, o  preço e a forma, para ter sucesso no mercado em que atua.

Marketing aplicado!

Um bom gerenciamento de marketing, entretanto, não é nada simples, pois os gestores da maioria das empresas enfrentam dificuldades.

Necessitam tomar a decisão correta, no momento certo, para determinar os rumos ideais para o ranqueamento de suas companhias.

Empresas como Xerox, Kodak, GM, dentre outras, ao se sentirem ameaçadas por seus concorrentes, ou novas tecnologias, se viram na obrigação de repensar o modelo de negócios.

Dessa forma, entender rapidamente o mercado e se ajustar corrigindo os erros e falhas de seus modelos anteriores.

Um empreendedor, jamais pode se sentir acomodado com a situação da empresa no mercado.

O mercado é dinâmico, e sempre haverá centenas de pessoas pensando em ocupar o lugar do líder de qualquer segmento.

A inovação e o processo de manutenção do segmento, deve ser uma luta contínua pela excelência e longevidade do negócio.

Por isso, o que diferencia uma empresa no mercado são suas vantagens competitivas.

Portanto, o tempo de sustentação de uma vantagem competitiva numa empresa, está cada vez mais curto.

Lança-se um novo produto, uma nova tecnologia, um novo serviço, e quase que instantaneamente começam a ser produzidos os similares pelos concorrentes.

E, muitas das vezes, com adaptações positivas, através de um benchmarking muito bem feito.

Conclusão

Para entendermos o marketing e seu poder, devemos compreender que o mesmo não é uma ciência exata.

Por isso, requer estudos e análises constantes do ambiente no qual está inserido.

Como assinala Jay Conrad Levinson: “Marketing não é um evento, mas um processo.

Ele tem um começo, um meio, mas nunca um final, pois é um processo.

Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente.”

Por: Erivaldo Ribeiro
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