Marketing de relacionamento na venda direta? Verdades, semelhanças e aprendizados dos termos e aplicações deste marketing, utilizado nas vendas de produtos.
Marketing de relacionamento na venda direta
No marketing direto, a empresa remunera diretamente seu distribuidor pela venda dos produtos e não existe outra forma de ganho.
Mas, o marketing de relacionamento na venda direta é diferente do marketing direto …
Pois, a empresa permite que o distribuidor associe à empresa outros distribuidores.
Dessa forma, cria uma segunda remuneração atribuída ao esforço do distribuidor em associar outro distribuidor e aumenta seu poder de vendas e lucros.
Portanto, este processo contínuo, de um distribuidor associar à empresa outro distribuidor, forma o que se denomina rede, ou marketing de relacionamento na venda direta (rede).
Marketing de Rede, MMN ou MLM?
O que é vendas diretas e Modelo Multinível?
Por isso, o empreendedor de marketing de relacionamento na venda direta trabalha como empresário autônomo.
Representa uma determinada empresa executando seu plano de marketing.
Portanto, divulgando seu produto, serviço e a oportunidade de negócio.
O empreendedor ainda é o responsável direto para treinar novos empreendedores, através das normas estabelecidas nos procedimentos e manuais.
Então, é também responsável por: treinamentos pessoais, em locais pré-determinados ou treinamentos através da internet.
Resumindo: é um trabalho de falar com pessoas, criar relacionamentos e potencializar o corpo de vendas dos produtos da empresa.
Marketing de rede X pirâmide financeira
O marketing de relacionamento tem por característica movimentar bens de consumo ou serviços.
No entanto, o marketing de pirâmide movimenta apenas o capital dos distribuidores, sem haver troca de benefícios.
No Brasil é enquadrado como crime pela Lei nº 1.521 (inciso IX do 2º artigo).
Mas, o marketing de relacionamento é totalmente legal em quase todas as nações.
Segundo Robert Kiyosaki, no livro “Nós Queremos que Você Fique Rico: Dois Bilionários: uma Só Mensagem (feito junto com Donald Trump)(2007)” – Editora Campus.
Uma empresa de marketing de relacionamento é exatamente o oposto de uma pirâmide, pois é feita para levá-lo ao topo, e não para mantê-lo na base.
Por isso, o próprio diretor do DPDC admite que, muitas vezes, a diferença entre um modelo de marketing de relacionamento na venda direta e um esquema de pirâmide acaba sendo “muito sutil”.
E, por isso, a melhor recomendação continua sendo: “desconfiar de dinheiro fácil”.
Marketing de relacionamento na venda direta: Normas & ABEVD
Por isso, a adoção de normas rígidas e a necessidade de uma regulamentação na organização das empresas de vendas diretas no Brasil deram origem a uma entidade denominada Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).
Assim sendo, esta entidade passou a adotar códigos de conduta promovidos pela World Federation of Direct Selling Association (WFDSA) .
Os códigos de conduta protegem consumidores e vendedores diretos contra ações de má-fé ou descuido nas relações existentes.
Portanto, dentre os temas abordados estão: critérios de recrutamento, informações sobre produtos, estímulo à formação de estoque, respeito à privacidade do consumidor, critérios e prazos para devolução dos produtos.
Conclusões:
Mensagem da Presidente da ABEVD – Lucilene Prado
O importante é sempre desconfiar de qualquer oferta de dinheiro fácil e sem risco!
Não existem milagres neste assunto!
Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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