Marketing B2B evoluiu na última década, e os comparadores antecipam uma melhor experiência do usuário (UX) na área do marketing digital …
As empresas agora entendem que os novos consumidores B2B levam seu tempo pesando opções através de pesquisas na internet antes de decidir sobre as compras.
Mais tomadores de decisão estão entrando no funil de marketing, e suas necessidades de atendimento se concentram em marketing personalizado.
Hoje, as empresas têm que manter-se a par das tendências que energizam o ecossistema de negócios mais amplo para atingir os compradores B2B com sucesso.
No entanto, é crucial que as empresas estejam cientes das tendências de marketing, como essas tendências evoluíram e como as mudanças podem impactar a sobrevivência do negócio.
Espera-se que os gastos com anúncios digitais em todo o mundo cheguem a 54% até o ano de 2022.
Mas, o inbound marketing está esculpindo uma parte igualmente considerável da torta de negócios.
Em tal cenário, você está fazendo o suficiente para abraçar o sucesso dos negócios nos próximos anos?
Especialistas internacionais em SEO na Miromind traçam a evolução do marketing B2B e elaboram as histórias que provavelmente dominarão o espaço de marketing digital em um futuro não muito distante.
O passado e as tendências para o futuro no marketing B2B
Se você pesquisar a trajetória de crescimento dos negócios mais bem sucedidos do planeta, você não ficará surpreso que eles seguraram uma orelha no chão e estavam de olho no futuro.
Portanto, essas empresas prestaram especial atenção às tendências que podem impactar o marketing B2B.
As empresas têm uma perspectiva melhor sobre o que estão fazendo, para onde precisam ir, e como vão chegar lá.
Por isso, aqui estão tendências significativas mais propensas a governar a arena de marketing digital nos próximos anos:
1- Marketing B2B com conteúdo e campanhas para consumidores específicos
Desde que os profissionais de marketing acordaram para a importância da geração de leads, o marketing de conteúdo ocupa a pole position.
Por isso, o conteúdo era o veículo que transportava os maiores conteúdos de marketing da história.
Ainda hoje, 91% das empresas B2B dependem do conteúdo para alimentar suas campanhas mais proeminentes.
Então, o que há de novo no horizonte?
O formato de conteúdo mudou de conteúdo escrito para audiovisual.
Mais de 70% dos compradores de B2B gastam um tempo considerável assistindo vídeos em seu caminho através do funil de marketing.
Dessa forma, as empresas respondem e colocam seu conteúdo no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.
Mas, do triste ao perspicaz, o conteúdo se adaptou surpreendentemente às mudanças nas preferências dos consumidores.
Formatos mais curtos têm dado lugar a artigos longos (1000 palavras e muito mais) repletos de fatos e figuras, e conteúdo informativo, perspicaz e de cumprimento de intenções.
Mas, o conteúdo audiovisual (vídeo, transmissão ao vivo e webinars) cresceu exponencialmente às custas da mídia impressa (revistas, livros e folhetos).
As imagens cresceram significativamente às custas de podcasts e feeds de áudio. Infográficos, gráficos, GIFs e imagens estão fortalecendo o conteúdo escrito em blogs.
2 – Os consumidores mudaram sua fidelidade para conteúdo personalizado no B2B
Em uma era passada, os comerciantes juraram pela filosofia testada e utilizavam o lema: “Pulverizar e rezar”.
Contudo, você contratou profissionais para conceituar a campanha, deu grande ênfase à promoção da marca, jogou mensagens impactantes e esperava que sua campanha criasse ondulações entre o público, e tocasse os balcões de dinheiro.
No entanto, o público de hoje é alcançado por conteúdo genérico ou mensagens excessivamente promocionais.
Por isso que mensagens que cheiram a consciência da marca, e que ignoram as preocupações do público, são maldições.
A maior parte dos compradores de B2B agora espera e exige mais personalização nas mensagens com um foco claro nas suas necessidades.
Mas, se o comprador não vê nenhum benefício pessoal ou acréscimo de valor, a campanha vacila.
O marketing moderno vem preparado com ferramentas analíticas alimentadas por inteligência artificial (IA) que agregam dados de consumidores e criam perfis exclusivos de clientes.
Esses perfis individuais, peneirando os hábitos de navegação do consumidor, oferecem insights para iniciativas de marketing personalizadas.
3 – A automação melhorou a eficiência de campanhas de marketing B2B
Em campanhas tradicionais de marketing de mídia, você tem que negociar espaço de anúncios caso a caso.
Pois, o processo é ineficiente, demorado e intensivo em capital.
Mesmo ao coordenar uma campanha publicitária confiável, você não tinha como garantir o direcionamento da mensagem certa para o público correto, e a certeza de impactar o público quando é mais receptivo à sua mensagem.
Contudo, na moderna área de publicidade, pouquíssimos anúncios estão na alçada das agências …
Pois, a maior parte da publicidade passa pela rota de automação através do que é conhecido como publicidade programática.
No modo de publicidade programática, algoritmos alimentados por IA coletam big data, ganhando insights significativos sobre o comportamento de cada consumidor.
As informações do público ajudam a decidir a compra de anúncios e colocar anúncios orientados ao consumidor no lugar certo, na hora certa, de forma econômica.
Tendo acabado com a adivinhação nos métodos de marketing, as empresas estão reestruturando habilmente seus modelos de publicidade.
Há melhor controle sobre as despesas de anúncios.
Bem-vindos à era da campanha publicitária baseada em dados!
4 – Conhecer o público é a chave e mirar suas preferências é o objetivo
Já discutimos o cenário em que os profissionais de marketing estão se afastando de campanhas que pulverizam mensagens para um público difuso para campanhas que visam usuários específicos.
Ferramentas avançadas de análise de dados estão dando às empresas muitas informações sobre possíveis alvos.
A era moderna está vendo uma mudança de paradigma em relação ao Marketing ou ABM baseado em conta que tem como alvo clientes de alto valor.
Elas buscam, agrupamentos ricos ou públicos de influenciadores, com conteúdo que satisfaça necessidades específicas do usuário.
As campanhas da ABM estão abrindo caminho para a consolidação da marca em mercados competitivos.
O relacionamento com os clientes está melhorando em todo o quadro.
As mensagens personalizadas ressoam com um público que certamente responderá positivamente.
O profissional de marketing habilitado pela IA projeta uma experiência muito melhor para o cliente, montando a nova onda de marketing de conteúdo personalizado.
O modelo de marketing tradicional tinha mais a intenção de atrair o comprador com ofertas bem embaladas na esperança de que a mensagem encontrasse ressonância, e a empresa pudesse fechar um negócio.
Na abordagem ABM, o cliente enfrenta múltiplas opções que abordam especificamente seus pontos de dor.
O visitante se envolve com a empresa na esperança de que o produto ou serviço agrega valor e resolva as necessidades.
Se for bem sucedido, o cliente carrega uma boa impressão e se identifica mais de perto com a marca.
5 – Mais do que mídias sociais, o e-mail é a ferramenta mais aceitável de marketing B2B
Uma década atrás, tudo o que você tinha que fazer era juntar uma lista de potenciais clientes (o maior, melhor), e depois sentar-se como sua equipe de marketing bombardeou os consumidores com seu pitch de marketing.
O cenário mudou com a identificação e isolamento do spam pelos provedores de serviços e o firewall de contas de e-mail usando poderosos filtros de spam.
Se você é descuidado e insiste em usar táticas de e-mail em massa, você pode perder sua reputação, e sua marca pode perder sua credibilidade.
O e-mail, longe de ser cortado pela raiz, fez um retorno maciço com soluções alimentadas por IA remodelando o e-mail marketing.
As soluções automatizadas higienizam suas listas de discussão para melhorar suas chances de se conectar com clientes genuínos.
Mais importante, a taxa de rejeição de seus e-mails desce, suas mensagens se tornam visíveis, e sua reputação permanece estável.
O provedor de serviços de e-mail de nova geração melhora sua funcionalidade através do agendamento oportuno de e-mails, melhores modelos de personalização de mensagens e criação de “gatilhos” para despachar e-mails com base em ações iniciadas pelo consumidor.
Cinco iniciativas de e-mail para o marketing B2B:
- Há conteúdo mais dinâmico na personalização de e-mails; mais GIFs, animação CSS e imagens.
- Os e-mails são projetados para serem mais envolventes e interativos com dados em tempo real e tickers de contagem regressiva ao vivo.
- Algoritmos de IA e aprendizado de máquina estão tendo uma palavra mais significativa no projeto de conteúdo de e-mail.
- Os profissionais de marketing estão fazendo melhor uso de Páginas Móveis Aceleradas (AMP) em e-mails para criar uma melhor experiência do usuário.
- Os projetos de campanha de e-mail estão sendo coordenados cuidadosamente com a divulgação das mídias sociais.
A estratégia de SEO B2B se concentra no visitante para melhorar o ranking das páginas
Por todos os meios, escorria sua estratégia de SEO B2B e ajuste seu site com perfeição, tornando mais amigável para os bots do Google engatinharem e indexarem, mas não o deixem lá.
Ficar do lado certo dos algoritmos do Google (um objetivo que inspirou décadas de esforços de marketing) é quase impossível, e esse não precisa ser o seu objetivo.
Você pode estar negligenciando questões mais críticas.
Quão amigável ao consumidor é o seu conteúdo?
O visitante está saindo com uma boa impressão, e sua página está gerando um bom feedback do usuário?
O Google está avaliando continuamente esses parâmetros antes de decidir sua classificação.
Seus esforços devem garantir uma melhor experiência do usuário para o visitante em vez de se desfazer em rankings do Google.
Com o aumento do uso de smartphones, há um aumento correspondente nas pesquisas por voz.
A mudança para pesquisa por voz implica o uso de um conjunto completamente diferente de palavras-chave e frases.
Adapte sua estratégia de SEO e palavras-chave às nuances sutis da pesquisa por voz, e você ganhou uma posição em um mercado mais amplo.
Conclusão
É um admirável mundo novo onde as empresas estão lutando para sobreviver à interrupção, e muito depende de como o marketing B2B se amolda às necessidades mutáveis dos consumidores e à tecnologia de ponta.
Uma onda de consumismo está incitando os compradores B2B a exigir um maior grau de personalização em serviços semelhantes à experiência B2C.
De olho no futuro, pondere os pontos que destacamos e avalie até que ponto suas estratégias de marketing precisam mudar.
Pergunte a si mesmo, você está fazendo o melhor uso da evolução do marketing B2B?
Personalize a interação do consumidor com você-marca-produto-serviço e o engajamento será perfeito …
Assista e avalie, para onde estamos caminhando: O Dilema das Redes | Site Oficial Netflix
Por: John Evansis 3 de setembro de 2020
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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