Estabelecer Contatos e Parcerias …

estabelecer contatos

Todo profissional deve estabelecer contatos e parcerias, independentes da empresa em que estiverem, como mentores de carreira e decisões difíceis …

Estabelecer contatos, como?

Existem muitas maneiras como: reconectar com amigos antigos, da faculdade, da infância ou do trabalho …

E, ainda se apresentar para as pessoas em reuniões, eventos, por meio de um amigo em comum …

Também, através de e-mail, telefone ou redes sociais, esses são alguns meios de se estabelecer contatos.

Portanto, é importante manter em mente que a introdução é um dos passos mais importantes nesse processo.

Pois, irá determinar grande parte da imagem que a pessoa irá formar de você.

Contudo, o objetivo é fazer com que o indivíduo se interesse por você e ambos ganhem com a essa relação.

Algumas dicas essenciais: sorrir, pronunciar seu nome claramente, dar atenção especial para as roupas, ser interessante, preparado e conciso.

Compartilhar

Compartilhar é o processo que consiste em trocar experiências e informações que irão ajudar a formar a conexão.

Contudo, é muito importante que você tenha a habilidade de conversar sobre si mesmo de forma sucinta.

Também, é importante que as pessoas se sintam interessadas e queiram saber mais sobre você.

Além disso, o processo de contatos envolve pessoas e você deve se preocupar tanto em falar quanto em ouvir …

Construir

É aquele momento em que costumamos errar mais, já que envolve o acompanhamento do contato.

Isso exige tempo e comprometimento para que você continue a desenvolver a relação com essa pessoa.

E, aproveite as oportunidades que esse contato pode trazer.

A maioria das pessoas dá desculpas para evitar o networking.

Umas falam que são tímidas ou que têm vergonha de falar com desconhecidos.

Portanto, se é esse o seu caso, pode ser algo simples de resolver.

Por isso, pense em diferentes possibilidades e abordagens como ambiente de trabalho, reuniões ou nas redes sociais.

Quando algumas pessoas são responsáveis por um grande número de contatos e oportunidades na vida profissional, são pessoas com “superconexões”.

Portanto, depois de identificar quem são, você precisa se lembrar de como se encontrou com elas.

Isso vai ajudá-lo a colocar em prática as táticas utilizadas, para ficar perto desses contatos principais.

Preservar

Ter o telefone ou e-mail de alguém não significa que você poderá contar com aquela pessoa ou vice-versa.

Como todo relacionamento, seus contatos necessitam de atenção e cuidado para que não sejam desgastados ou perdidos.

Por isso, pedir favores pode ajudar a fortalecer o vínculo com esse contato.

Pois, essa medida ajuda a criar uma relação entre pessoas que antes não tinham nada em comum.

Isso também pode ser usado para se aproximar de colegas com quem tem pouco relacionamento ou afinidade.

Quando se tratam de relações comerciais, é importante não pensar na palavra “negócio” e focar em estabelecer contatos e “relacionamentos”.

Por isso, ser amável, curioso e generoso contam muitos pontos na hora do networking.

Dessa forma, procure estar envolvido na conversa, demonstre entusiasmo e faça perguntas.

Pessoas que criam esse tipo de energia positiva conseguem atingir grandes objetivos …

Conclusão

Segundo Adam Rifkin – considerado o melhor “networker” do Vale do Silício em 2011 pela revista “Fortune” – é preciso fazer pequenas coisas todos os dias para se aproximar de outros profissionais e pessoas, como um hábito.

Quanto mais você fizer, melhor se sairá.

Outra dica de Rifkin é manter a rede de contatos sempre ativa e não somente quando há necessidade.

Caso você seja despedido, você já tem uma lista de 5 a 10 pessoas para quem recorrer e pedir conselhos.

Bons “networkers” constroem pontes, tornam-se pilares da sua rede e exemplos em estabelecer contatos ao formar grandes comunidades.

Para manter um relacionamento constante, você precisa ter encontros regulares com diferentes grupos e manter a conversa sempre em dia.

Por: Erivaldo Ribeiro
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Erivaldo Ribeiro é o fundador do Publicidade Viral. Empreendedor independente com foco em marketing, publicidade e empreendedorismo. Acredita que, ao compartilhar informações, está contribuindo para um mundo melhor. Temos um espaço no Facebook para nossa comunidade.

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