Marketing e os Degraus do Sucesso …

marketing e os degraus do sucesso
Marketing e os degraus do sucesso (em vendas): Conhecimento, Prospecção, Abordagem, Necessidades, Apresentação, Fechamento e Acompanhamento para o futuro!

Marketing e os degraus do sucesso

  • Conhecimento do produto ou serviço

Para vender um produto – ou serviço – o principal fator  é o profundo conhecimento do mesmo.

Saber em detalhes o que ele faz e de que forma será útil ou aplicável ao consumidor.

Ele foi testado e segue normas técnicas e procedimentos como: ABNT, ISO?

Pessoalmente você usou o produto ou utilizou o serviço?

Ele corresponde ao que foi divulgado e proposto?

Entretanto, quais são os pontos fortes e os pontos fracos?

A concorrência têm produtos semelhantes?

Ele apresenta alguma característica ou função especial?

– Por isso, antes de lançar um produto ou serviço no mercado, aplique o marketing e os degraus do sucesso do total domínio de suas características.

  • Prospecção de Clientes

Onde estão os clientes?

Que faixa etária eles possuem e qual o poder aquisitivo?

Como é a persona para a qual o produto esta sendo dirigido ou focado?

E, então, qual é a curva ABC (importância de compras) dos atuais clientes?

Mas, estão sendo realizadas, novas prospecções?

Quais ferramentas são utilizadas para localizá-los? (Google, Yahoo, Bing, Linkedin, telefone, telemarketing, tv, outdoor…)

Portanto, quais os atuais fornecedores – desses clientes – e o que eles oferecem?

– Portanto, Conheça o mercado e determine com exatidão o seu nicho, encante-os, e surpreenda-os com criatividade!

  • Abordagem

Qual é a estratégia para vender ao cliente atual e futuro?

Antes, no passado o produto era planejado, produzido e cabia ao vendedor “encontrar” o cliente para o produto.

Hoje esse processo está globalizado.

Por isso, o Cliente tem muitas opções de escolha.

Ele sabe o que quer e determina o produto, ou serviço que deseja.

– Desta forma, você precisa entender e descobrir o que realmente o cliente deseja, utilize o marketing e os degraus do sucesso para planejar adequadamente cada abordagem

  • Determinação das Necessidades

Houve pesquisa de mercado?

Amostras foram distribuídas e acompanhadas, junto ao público-alvo?

Então, o produto ou serviço foi discutido ou compartilhado com os possíveis clientes?

Contudo, as opiniões foram catalogadas e ouvidas?

Além disso, sabe exatamente qual é a necessidade do cliente e conheça-o profundamente.

– Saber ouvir e satisfazer as expectativas do cliente, resulta numa venda de qualidade garantida, sem retornos.

  • Apresentação

É necessário falar a língua do cliente, interagindo e observando as reações a cada novo argumento apresentado.

Pois, lembre-se que: homens são racionais e mulheres são emocionais.

Por isso, utilize a lógica e o envolvimento para entender as características individuais de cada interlocutor.

Mas, cada objeção deve ser esclarecida e justificada.

Utilize a programação neurolinguística (PNL) para observar os “sinais” apresentados pelo cliente.

Isso acontece durante as argumentações, estudando, entendendo e agindo adequadamente.

– A apresentação é o ápice da venda, pois nela “sentimos” e percebemos o envolvimento do cliente.

  • Fechamento

Então, agora chegou o momento do fechamento, ou a solicitação do “sim” do cliente, como fazer?

Entretanto, muitos se perdem e deixam escapar esse momento mágico do processo.

Por isso, é preciso estar atento e não ter medo de solicitá-lo.

Pense nisso, nem todo não é sinal de recusa.

Mas, pode ser o “sinal” de mais uma oportunidade de diálogo e esclarecimentos.

Portanto, solicite-o e celebre-o com entusiasmo!

– Se todos os degraus até agora foram bem galgados, a venda está finalizada.

  • Acompanhamento

Um grande erro cometido após a conclusão da venda é: não manter o interesse pelo cliente!

Mas, lembre-se que um cliente satisfeito pode indicar: você, o produto, ou serviço aos seus amigos e parceiros.

Um cliente insatisfeito pode levar uma empresa a falência.

Ainda mais Importante: quem paga os salários, de todos os funcionários da empresa, é o cliente.

– Mantenha-se em contato, e realize feedback periódicos, para ser lembrado e permanecer no topo, dos degraus, do sucesso!

Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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