Decisões baseadas em dados retratam o quanto são importantes – para as estratégias de gestão e de marketing – na conversão de clientes …
Decisões baseadas em dados é o objetivo de muitos empreendedores que estão em busca de melhorias nos processos e nos resultados da empresa.
Portanto, decisões obtidas a partir de informações geradas por dados confiáveis e de ampla relevância.
As decisões baseadas em dados – em qualquer tipo de negócio – têm o poder de influenciar nas estratégias de marketing …
Mas, é uma ferramenta poderosa para direcionar a capacidade do time de assimilar as ideias e aplicar o que a gestão anseia.
Você também está em busca de tornar sua empresa mais eficiente e garantir um negócio rentável?
Leis neste artigo e confira como as decisões baseadas em dados podem conduzir a uma tomada de decisões, onde os dados são protagonistas!
O que abordaremos neste conteúdo?
- Decisões baseadas em dados o que significam?
- Por que é tão importante para as estratégias de marketing?
- Quais são as vantagens de ter uma cultura baseada em dados?
- As decisões tomadas são mais confiáveis
- A empresa possui maior capacidade de predição
- É possível segmentar estratégias por consumidor
- Melhora a experiência de compra
- Os processos são otimizados
- Como criar a cultura das decisões baseadas em dados dentro da sua empresa?
- Engajar colaboradores sobre o uso de dados
- Utilizar ferramentas de automação
- Garantir dados acessíveis a todos
- Definir responsáveis pela gestão dos dados
- gerenciamento dos dados de clientes
Tomar decisões baseadas em dados?
O conceito pode ser relativamente novo.
Mas, desde que a tecnologia desenvolveu ferramentas de otimização para empresas, grande quantidade de dados surgiu, sem que fossem utilizados.
Portanto o conceito de data-driven é o entendimento de processos orientados por dados.
Por isso, as decisões tomadas por feeling ou certezas subjetivas – no passado – agora consideram os dados gerados em grande escala, nas rotinas processuais da empresa.
Abrir uma empresa e conduzir um negócio envolve grandes riscos e desafios para seus gestores …
Por isso, quanto mais confiáveis as informações, maior será a segurança para tornar – as decisões baseadas em dados – mais ousadas e um passo à frente da concorrência.
É exatamente isso que o data-driven propõe — municiar empreendedores e gestores com dados consistentes e reais …
Dessa forma, os dados coletados e filtrados de acordo com as metas traçadas, geram informações para relatórios analíticos.
A ideia é que com a aplicação das políticas com base em dados, o aumento das vendas aconteça pelo conhecimento e engajamentos da qualificação dos leads.
Resultantes dos visitantes que demonstram interesses pela marca e preenchem formulário de contato e necessitam de retorno específico.
Marketing com decisões baseadas em dados?
Com o advento da internet, da transformação digital, da mudança de comportamento do consumidor e da virtualidade comercial, dificilmente uma empresa atual sobrevive com decisões baseadas em achismos e insights.
As oportunidades de vendas aumentam exponencialmente com o alcance imediato aos consumidores que visitam os sites em buscas de produtos ou serviços.
Mas, para que a conversão aconteça estude os gostos e preferências do público-alvo para criar campanhas mais bem direcionadas.
Na fase em que o visitante se mostra interessado pelo que a empresa oferece é fundamental coletar os dados de movimentos e interpretar os sinais deixados, para compreender as probabilidades de geração de leads e potencial cliente no futuro.
As ações de inbound marketing requerem um cuidado especial com a dor de qualquer pessoa que, de alguma forma, interaja com a marca.
Por isso, muitos gatilhos podem estimular o interesse de um visitante …
Criando, o primeiro passo de uma jornada de conversão.
Novas estratégias e marketing
O marketing passou por uma mudança incrível e todas as estratégias digitais estão atreladas a algum tipo de dado, seja quantitativo ou qualitativo.
Por isso, as métricas e indicadores não podem ser mensurados sem considerar alguns critérios presentes nesses dados.
São milhões de dados diários e reproduzidos dentro dos ambientes disponíveis para a interação com o potencial e futuro cliente.
É preciso acreditar que um visitante se tornará mesmo um cliente para utilizar todos os recursos e mecanismo de coleta de dados para atrair e reter esse público.
O aumento do tráfego orgânico depende dos dados coletados e da interpretação dos fatos gerados.
No entanto, se a gestão requer os dados como fonte de pesquisa, deve elaborar uma prévia do que deseja encontrar ao transformar os dados em informações.
Por isso, você pode desejar saber algo como:
- os conteúdos mais acessados;
- o tempo de leitura por conteúdo;
- a permanência no site;
- as dúvidas reproduzidas;
- as sugestões de preferências;
- o poder aquisitivo com base nas pesquisas realizadas.
As sugestões acima mostram o que a empresa pode utilizar para aproveitar melhor os dados.
Cada empresa possui uma realidade diferente e deve seguir não só a demanda, mas a filosofia e a razão de sua existência, para criar estratégias que possibilitem uma decisão baseadas em dados.
Quais as vantagens de decisões baseadas em dados?
Imaginar que o avanço tecnológico disponibilizaria tantas ferramentas para obter respostas as perguntas mais complexas, seria um exagero afirmar há 20 anos atrás.
Mas, o mundo evolui e com ele todas as formas de permitir que o usuário se transforme em protagonista dos seus próprios desejos.
Por isso, o marketing – daquela época – realizava campanhas agressivas na tentativa de convencer o cliente a comprar de uma empresa.
Agora, as ações estão voltadas para uma experiência do consumidor enriquecida pela relevância dos conteúdos …
Contudo, as empresas trabalham na capacidade de despertar o interesse e o desejo – nos clientes – de conhecer a marca e na solução de seus problemas.
As decisões tomadas são mais confiáveis
Pois, a confiança exerce total influência no poder de decisão de empreendedores, gestores e líderes.
No entanto, o medo de errar, muitas vezes produz um estado letárgico diante de situações que exigem uma ação.
Portanto, o data-driven reduz ou elimina o cenário de dúvidas e dá lugar a uma decisão de segurança.
A empresa possui maior capacidade de predição …
Pois, prever o futuro é importante para proteger o patrimônio e aumentar o faturamento, não é mesmo?
Por isso, a decisão baseada em dados, orienta a visualização de possibilidades e acontecimentos que impactam o negócio e permitem ações preventivas.
É possível segmentar estratégias por consumidor
Um mesmo negócio pode ter visitantes, consumidores, leads e clientes de diferentes perfis, que carecem de uma atenção também diferenciada.
Mas, as estratégias de marketing, para ter resultados positivos e bem-sucedidos funcionam melhor se aplicadas por segmentação do público-alvo.
Com isso, você mostra que a empresa está preparada para atender públicos diversos, considerando as necessidades específicas e preferências.
Dessa forma, as taxas de conversão agradecem, assim como o fluxo de caixa.
Melhora a experiência de compra
Se você sabe o que o público-alvo gosta, as chances de surpreendê-lo com conteúdo esclarecedor e relevante é mais fácil …
Portanto, você pode utilizar uma campanha de descontos arrasadores, pois os dados disponíveis ajudam a transformar a jornada de compras e a experiência do usuário.
Ao perceber o interesse da empresa em oferecer melhores opções que a concorrência, a cada visita ele se torna mais envolvido pela marca, e aumenta naturalmente sua fidelização e confiabilidade.
Os processos são otimizados
Os dados ajudam a aumentar a comunicação e promover a integração entre os times envolvidos em um mesmo processo.
Portanto, resulta em agilidade, precisão, praticidade e fundamentalmente, respeito, pelo cliente que espera a solução do seu problema.
Como criar uma cultura data-driven?
O planejamento de alteração na arquitetura cultural da empresa deve acontecer muito antes das implementações acontecerem.
Basta seguir os passos abaixo e, certamente, a empresa terá sucesso.
Engajar colaboradores sobre o uso de dados
Nenhuma mudança acontece da noite para o dia e pode levar meses até que todos os colaboradores estejam alinhados com a nova cultura.
Implantar um novo conceito requer da gestão um cuidado para envolver e compartilhar informações.
Todos os times devem compreender a importância de tomar decisões baseadas em dados como fonte de partida.
Devem compreender o quanto a empresa lucra com decisões seguras e processos padronizados.
Por isso, os treinamentos são essenciais para conscientização de um novo momento da empresa e reeducação quanto à forma de trabalho.
Nessa fase é preciso tornar os colaboradores coautores dos processos, solicitando, inclusive, sugestões de procedimentos.
Utilizar ferramentas de automação
A tecnologia é primordial para obter, coletar e ajudar a analisar esses dados.
Soluções como Big Data e Business Intelligence, são eficientes, mas precisam de um software para organizar as informações e gerar relatórios eficientes.
Garantir dados acessíveis a todos
Como dissemos, envolver os funcionários e motivá-lo a usar os dados é um caminho positivo e necessário.
Mas, para que todos se comprometam a entrar na cultura data-driven, disponibilize os dados para todos e permita o acesso conforme a capacidade de entendimento de cada um.
Embora os dados sejam uma fonte inesgotável de informações, os profissionais devem utilizá-los adequadamente.
Pois, é uma fonte de decisões e promove ações – que de fato agilizem os processos – e conduzam a empresa a um patamar diferenciado.
Definir responsáveis pela gestão dos dados
O ideal é disponibilizar os dados para todos.
Mas, toda a gestão deve estar em mãos seguras, para garantir um trabalho de coleta e seleção mais alinhada com o negócio.
Ao utilizar dados irrelevantes teremos perda de tempo e eficiência, pois o mercado e a concorrência continuarão a atuar pontualmente.
Por isso, defina uma equipe, a necessidade da empresa, a expectativa dos empreendedores e designe um profissional para coordenar as atividades e os prazos.
Certamente, será um trabalho produtivo e bem-sucedido.
Conclusão
Para finalizar, jamais se esqueça que na cultura data-driven, você deve colocar os dados no centro das decisões.
Portanto, todo o cuidado e sigilo com as informações sobre os clientes devem garantir a segurança e a confiabilidade.
A nova Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD tem o objetivo de proteger e garantir a privacidade e liberdade dos usuários quanto aos dados pessoais, cartão de crédito e entrou em vigor oficialmente no Brasil.
Com a LGPD, todos os titulares dos dados terão o controle sobre suas informações e as empresas devem informar a necessidade de uso desses dados.
Entretanto, devem assegurar o seu uso específico, cumprindo as obrigações e regras impostas pela nova lei.
Toda empresa que contar com um CRM ativo, precisa alinhar os processos de geração de dados para que o data-driven permaneça como referência concreta e não apenas um filtro de números aleatórios.
Dessa forma, essas medidas visam o aumento da confiabilidade entre usuários e empresas que atuam em segmentos de atividades online.
Devem garantir também a utilização dos dados para um fim específico sem que o titular se sinta inseguro com isso.
Por isso, o data-driven chegou para ficar e com ele a promessa de agilidade e otimização de processos nas empresas.
Essa deve ser a preocupação com o futuro de empresas que desejam crescer e ocupar um lugar de destaque.
Assim sendo, as decisões baseadas em dados passam a ser o diferencial competitivo que vale o investimento e a dedicação de todo o time para os resultados.
Resumindo:
- as decisões tomadas são mais confiáveis;
- a empresa possui maior capacidade de predição;
- é possível segmentar estratégias por consumidor;
- melhora a experiência de compra;
- melhoria contínua dos processos e atualizações.
Por: Fabio Duran – Cofundador e CEO da Hubify em 20/01/2020.
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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