Comportamento de Consumo no Marketing Digital …

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Comportamento de Consumo no Marketing Digital …

Comportamento de consumo é o principal objetivo do Marketing Digital que precisa conhecer as pessoas, seus desejos e claro suas necessidades.

A teoria tradicional sobre o consumidor é baseada em conceitos da perspectiva comportamentalista da psicologia.

Portanto, ela define o comportamento de consumo como um conjunto de reações ou respostas dos indivíduos e determinados estímulos.

Pois, eles decorrem de fatores pessoais, ambientais, situacionais e de marketing.

Comportamento de consumo é uma matéria interdisciplinar de marketing que lida com diversas áreas do conhecimento, como economia, psicologia, antropologia, sociologia e comunicação.

O objetivo é estudar as influências e as características de fazer propostas adequadas de ofertas de marketing, aplicando-se o conceito de marketing.

Para se proceder a uma análise comportamento de consumo é necessário compreender suas atividades físicas e mentais.

As atividades mentais abarcam as influências que as marcas, através de publicidades, impõem sobre o consumidor.

Dessa forma, ocorre que – ao sentir um desejo – vem em sua mente a marca de um produto que está fixado …

As atividades físicas incluem visitas nas lojas.

O consumidor decide fazer suas comprar depois de analisar as marcas e opções possíveis existentes no mercado, bem como verificar qual delas satisfaz suas necessidades.

Nesta etapa de decisão, existe ainda uma avaliação daquilo que o consumidor quer comprar, quando comprar e como pretende pagar.

Perfil do consumidor brasileiro

consumidor brasileiro
Consumidor Brasileiro

É importante um estudo do perfil do consumidor brasileiro para avaliar a economia do país e o consumo das famílias nas atividades econômicas.

Portanto, quando se cresce na pirâmide do consumo, a maioria busca saciar três aspirações: ter mais, saber mais e experimentar mais.

A primeira – ter mais – abrange o ato de comprar seja pela primeira vez, seja na renovação de algo que já se tem.

A segunda – saber mais – engloba o acesso à educação e à informação, e ainda a expectativa de conquistar um trabalho melhor e saltos de consumo.

Já a terceira aspiração – experimentar mais – trata do desejo de viver algo novo, quase sempre ligado ao universo do lazer.

A juventude brasileira compra e assiste mais a programas de TV que outros países (França, Itália, Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Austrália e Índia) …

Portanto, para 56% dos brasileiros entre 18 e 25 anos, comprar mais significa mais felicidade, pouco importando os problemas ambientais decorrentes do consumismo exagerado.

Com mais de 207 milhões de habitantes, segundo o censo de 2015 o Brasil é o quarto maior país do mundo em população.

Por isso, o perfil do consumidor se transforma, com uma maior entrada da classe C no mercado …

Contudo, quando somados às classes A e B fazem crescer – ainda mais – o número de consumidores.

Nota-se ainda que a terceira idade comporta uma significativa força consumidora, vide Tsunami60+.

Neste contexto, existem ainda tendências como:

  • o crescimento da participação feminina no mercado laboral;
  • um aumento de casais jovens e sem filho;
  • um crescimento de pessoas morando sozinha;
  • maior número de consumidores de meia idade com renda alta;
  • expectativa de vida mais longa e saudável.

A influência no comportamento de consumo

influencia no consumo
Influência no Consumo

As atividades de marketing provocam influência no processo de compra do consumidor.

Cada elemento de marketing (4Ps) formado pelo produto, preço, praça e promoção tem potencial para atingir o processo de compra em vários estágios.

Por isso, Kotler e Keller afirmam que são fatores que provocam influência:

  • Culturais (cultura, sub culturas e classes sociais),
  • sociais (grupos de referência, família, papéis e status),
  • pessoais (idade, estágio no ciclo de vida, ocupação, circunstâncias econômicas, estilo de vida, valores, personalidade e auto imagem)
  • e psicológicos (motivação, percepção, aprendizagem, memória, crença e atitudes).

Também podemos deduzir que ao lado dos veículos de marketing tradicionais, a comunicação online ganha força cada vez mais …

Pois, por meio dela, os consumidores ficam altamente envolvidos com a compra e procuram informações e tendências nos estágios do processo da tomada de decisões.

Os meios de comunicação influenciam mais na decisão de compra do consumidor e a TV ocupa a primeira posição, seguidas do marketing boca a boca.

Essa estratégia se fortalece ainda mais com a utilização da internet por meio das mídias sociais, Instagram, Facebook e do YouTube.

Portanto, a internet supera outros meios de comunicação, inclusive o boca a boca para as classes A e B, chegando próximo ao índice da TV.

Observa-se que além das pessoas das companhias, outras também influenciam no comportamento de consumo e decisão de compra através das mídias e mundo virtual …

Poder do comportamento de consumo

Decisoes de Compra
Decisões de Compra

A internet proporciona o encontro de pessoas no ambiente das redes sociais, blogs, e outros meios que debatem suas experiências de consumo e compra.

Neste contexto ele escolhe seus produtos de acordo com recomendações e análises dos blogs e de mensagens trocadas no Facebook, Instagram, Twitter e outros meios …

Para conhecer as qualidades de um aparelho celular, por exemplo, basta digitar o modelo ou marca no Twitter que surgem vários comentários sobre ele …

Vale ressaltar que o tempo que os brasileiros passam conectados à internet equivale a três vezes mais que em frente à televisão.

Contudo é nesse período que há uma permuta de informações acerca de produtos, serviços e empresas antes de se decidirem acerca do que comprar.

Inobstante, há também sites de reclamações como “Reclame aqui”, onde os consumidores relatam suas experiências abertamente de atendimentos e empresas facilitando ainda mais suas decisões …

Assim sendo, o surgimento de toda essa onda digital e tecnológica, que vem sendo reputada a era da informação, gera um novo tipo de consumidor.

Ela desperta novas perspectivas, desafios e oportunidades para os que sabem conviver com essa mudança, sejam empresas ou clientes.

O progresso tecnológico, em especial a tendência entre a computação, telecomunicação e a sua propagação, transformou a natureza da comunicação através do marketing.

Ocorre agora que essa importância facultada às comunicações na sociedade provoca impactos muito profundos e que ainda estão por ocorrer sobre o consumidor online.

O marketing digital usa a Internet para a difusão de comunicação, publicidade, propaganda, estratégias e conceitos já conhecidos na teoria do marketing tradicional.

Teorias e Avanço Tecnológico

Avanco Tecnologico
Avanço Tecnológico

A harmonia entre teorias e o avanço tecnológico, na Internet revolucionou os meios de comunicação global, que se dá em uma velocidade inacreditável e exponencial …

Pois, os fatos vão surgindo, sem volta, assim já existem estudos direcionados ao acompanhamento desse novo tipo de consumidor.

Existem muitas possibilidades de se fazer propaganda e publicidade via web.

Por emails, mídias sociais, os tradicionais banners, sites e meios que nascem a todo instante forçando os autores pioneiros nesta área digital se atualizarem constantemente.

O comportamento de consumo e decisões de compra na internet vira alvo de estudos daqueles que desejam descobrir o que e como as pessoas fazem.

É sabido que o intento do marketing é satisfazer os desejos dos clientes.

Nesse sentido, os fatores que provocam influência no comportamento de consumo carregam consigo uma parte do que a internet pode oferecer.

O uso da internet se faz, por consequência, o elemento principal para quem a utiliza para pesquisas, negócios, relacionamento ou apenas para entretenimento.

Nestes momentos os anúncios – através do Remarketing – apontam para aquele produto ou serviço que foi pesquisado e que se manteve em sua mente …

E, quando ele aparece pode criar a vontade ou o desejo de adquiri-lo.

Desde que a internet nasceu nos EUA, nos anos 60, até hoje, ela passou por muitas mudanças e sempre teve o direcionamento para o cliente.

Através dela criou-se estratégias de email marketing, sites, banners, anúncios e a interatividade das pessoas com a utilização das mídias sociais como YouTube e outras …

Conclusão

Essas possibilidades – por meio da web – torna possível que as pessoas se informem acerca daquilo que querem e da qualidade do produto ou serviço ofertado.

Por isso, compartilham experiências por meio de outros consumidores, tornando-se um fator influenciador da decisão final de compra.

A cada dia a web se firma como o canal mais eficiente para que empresas e consumidores possam interagir.

O e-commerce já possui aproximadamente 54% de consumidores pertencentes à classe A e B, ao passo que a classe C totaliza 31%.

A seu lado o Móbile Marketing, que também vem engatinhando, possui uma estimativa que irá superar um bilhão de usuários.

O marketing móvel possui ainda um vasto campo a ser explorado, em especial por meio dos aparelhos derivados dos smartphones, como iPod e iPhone.

Esses equipamento, possuem programas e aplicativos para acesso fácil à web, através de redes, mídias sociais ou sites de busca.

Alicerçado nos posts anteriores, fica notório que o marketing digital está integrado em todos os campos da internet.

Portanto ao navegar por ela, não há como não perceber a quantidade de informações neste ambiente online.

Desse modo, conclui-se que o marketing digital é uma prática essencial e que têm triunfado em suas aplicações e na criação de novas necessidades.

Dessa forma, considerando a grande demanda de usuários da web e às suas tendências, cada vez mais consumidores estarão comprando e somente pela internet.

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