Comportamento de consumo é o principal objetivo do Marketing Digital que precisa conhecer as pessoas, seus desejos e claro suas necessidades.
A teoria tradicional sobre o consumidor é baseada em conceitos da perspectiva comportamentalista da psicologia.
Portanto, ela define o comportamento de consumo como um conjunto de reações ou respostas dos indivíduos e determinados estímulos.
Pois, eles decorrem de fatores pessoais, ambientais, situacionais e de marketing.
Comportamento de consumo é uma matéria interdisciplinar de marketing que lida com diversas áreas do conhecimento, como economia, psicologia, antropologia, sociologia e comunicação.
O objetivo é estudar as influências e as características de fazer propostas adequadas de ofertas de marketing, aplicando-se o conceito de marketing.
Para se proceder a uma análise comportamento de consumo é necessário compreender suas atividades físicas e mentais.
As atividades mentais abarcam as influências que as marcas, através de publicidades, impõem sobre o consumidor.
Dessa forma, ocorre que – ao sentir um desejo – vem em sua mente a marca de um produto que está fixado …
As atividades físicas incluem visitas nas lojas.
O consumidor decide fazer suas comprar depois de analisar as marcas e opções possíveis existentes no mercado, bem como verificar qual delas satisfaz suas necessidades.
Nesta etapa de decisão, existe ainda uma avaliação daquilo que o consumidor quer comprar, quando comprar e como pretende pagar.
Perfil do consumidor brasileiro
É importante um estudo do perfil do consumidor brasileiro para avaliar a economia do país e o consumo das famílias nas atividades econômicas.
Portanto, quando se cresce na pirâmide do consumo, a maioria busca saciar três aspirações: ter mais, saber mais e experimentar mais.
A primeira – ter mais – abrange o ato de comprar seja pela primeira vez, seja na renovação de algo que já se tem.
A segunda – saber mais – engloba o acesso à educação e à informação, e ainda a expectativa de conquistar um trabalho melhor e saltos de consumo.
Já a terceira aspiração – experimentar mais – trata do desejo de viver algo novo, quase sempre ligado ao universo do lazer.
A juventude brasileira compra e assiste mais a programas de TV que outros países (França, Itália, Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Austrália e Índia) …
Portanto, para 56% dos brasileiros entre 18 e 25 anos, comprar mais significa mais felicidade, pouco importando os problemas ambientais decorrentes do consumismo exagerado.
Com mais de 207 milhões de habitantes, segundo o censo de 2015 o Brasil é o quarto maior país do mundo em população.
Por isso, o perfil do consumidor se transforma, com uma maior entrada da classe C no mercado …
Contudo, quando somados às classes A e B fazem crescer – ainda mais – o número de consumidores.
Nota-se ainda que a terceira idade comporta uma significativa força consumidora, vide Tsunami60+.
Neste contexto, existem ainda tendências como:
- o crescimento da participação feminina no mercado laboral;
- um aumento de casais jovens e sem filho;
- um crescimento de pessoas morando sozinha;
- maior número de consumidores de meia idade com renda alta;
- expectativa de vida mais longa e saudável.
A influência no comportamento de consumo
As atividades de marketing provocam influência no processo de compra do consumidor.
Cada elemento de marketing (4Ps) formado pelo produto, preço, praça e promoção tem potencial para atingir o processo de compra em vários estágios.
Por isso, Kotler e Keller afirmam que são fatores que provocam influência:
- Culturais (cultura, sub culturas e classes sociais),
- sociais (grupos de referência, família, papéis e status),
- pessoais (idade, estágio no ciclo de vida, ocupação, circunstâncias econômicas, estilo de vida, valores, personalidade e auto imagem)
- e psicológicos (motivação, percepção, aprendizagem, memória, crença e atitudes).
Também podemos deduzir que ao lado dos veículos de marketing tradicionais, a comunicação online ganha força cada vez mais …
Pois, por meio dela, os consumidores ficam altamente envolvidos com a compra e procuram informações e tendências nos estágios do processo da tomada de decisões.
Os meios de comunicação influenciam mais na decisão de compra do consumidor e a TV ocupa a primeira posição, seguidas do marketing boca a boca.
Essa estratégia se fortalece ainda mais com a utilização da internet por meio das mídias sociais, Instagram, Facebook e do YouTube.
Portanto, a internet supera outros meios de comunicação, inclusive o boca a boca para as classes A e B, chegando próximo ao índice da TV.
Observa-se que além das pessoas das companhias, outras também influenciam no comportamento de consumo e decisão de compra através das mídias e mundo virtual …
Poder do comportamento de consumo
A internet proporciona o encontro de pessoas no ambiente das redes sociais, blogs, e outros meios que debatem suas experiências de consumo e compra.
Neste contexto ele escolhe seus produtos de acordo com recomendações e análises dos blogs e de mensagens trocadas no Facebook, Instagram, Twitter e outros meios …
Para conhecer as qualidades de um aparelho celular, por exemplo, basta digitar o modelo ou marca no Twitter que surgem vários comentários sobre ele …
Vale ressaltar que o tempo que os brasileiros passam conectados à internet equivale a três vezes mais que em frente à televisão.
Contudo é nesse período que há uma permuta de informações acerca de produtos, serviços e empresas antes de se decidirem acerca do que comprar.
Inobstante, há também sites de reclamações como “Reclame aqui”, onde os consumidores relatam suas experiências abertamente de atendimentos e empresas facilitando ainda mais suas decisões …
Assim sendo, o surgimento de toda essa onda digital e tecnológica, que vem sendo reputada a era da informação, gera um novo tipo de consumidor.
Ela desperta novas perspectivas, desafios e oportunidades para os que sabem conviver com essa mudança, sejam empresas ou clientes.
O progresso tecnológico, em especial a tendência entre a computação, telecomunicação e a sua propagação, transformou a natureza da comunicação através do marketing.
Ocorre agora que essa importância facultada às comunicações na sociedade provoca impactos muito profundos e que ainda estão por ocorrer sobre o consumidor online.
O marketing digital usa a Internet para a difusão de comunicação, publicidade, propaganda, estratégias e conceitos já conhecidos na teoria do marketing tradicional.
Teorias e Avanço Tecnológico
A harmonia entre teorias e o avanço tecnológico, na Internet revolucionou os meios de comunicação global, que se dá em uma velocidade inacreditável e exponencial …
Pois, os fatos vão surgindo, sem volta, assim já existem estudos direcionados ao acompanhamento desse novo tipo de consumidor.
Existem muitas possibilidades de se fazer propaganda e publicidade via web.
Por emails, mídias sociais, os tradicionais banners, sites e meios que nascem a todo instante forçando os autores pioneiros nesta área digital se atualizarem constantemente.
O comportamento de consumo e decisões de compra na internet vira alvo de estudos daqueles que desejam descobrir o que e como as pessoas fazem.
É sabido que o intento do marketing é satisfazer os desejos dos clientes.
Nesse sentido, os fatores que provocam influência no comportamento de consumo carregam consigo uma parte do que a internet pode oferecer.
O uso da internet se faz, por consequência, o elemento principal para quem a utiliza para pesquisas, negócios, relacionamento ou apenas para entretenimento.
Nestes momentos os anúncios – através do Remarketing – apontam para aquele produto ou serviço que foi pesquisado e que se manteve em sua mente …
E, quando ele aparece pode criar a vontade ou o desejo de adquiri-lo.
Desde que a internet nasceu nos EUA, nos anos 60, até hoje, ela passou por muitas mudanças e sempre teve o direcionamento para o cliente.
Através dela criou-se estratégias de email marketing, sites, banners, anúncios e a interatividade das pessoas com a utilização das mídias sociais como YouTube e outras …
Conclusão
Essas possibilidades – por meio da web – torna possível que as pessoas se informem acerca daquilo que querem e da qualidade do produto ou serviço ofertado.
Por isso, compartilham experiências por meio de outros consumidores, tornando-se um fator influenciador da decisão final de compra.
A cada dia a web se firma como o canal mais eficiente para que empresas e consumidores possam interagir.
O e-commerce já possui aproximadamente 54% de consumidores pertencentes à classe A e B, ao passo que a classe C totaliza 31%.
A seu lado o Móbile Marketing, que também vem engatinhando, possui uma estimativa que irá superar um bilhão de usuários.
O marketing móvel possui ainda um vasto campo a ser explorado, em especial por meio dos aparelhos derivados dos smartphones, como iPod e iPhone.
Esses equipamento, possuem programas e aplicativos para acesso fácil à web, através de redes, mídias sociais ou sites de busca.
Alicerçado nos posts anteriores, fica notório que o marketing digital está integrado em todos os campos da internet.
Portanto ao navegar por ela, não há como não perceber a quantidade de informações neste ambiente online.
Desse modo, conclui-se que o marketing digital é uma prática essencial e que têm triunfado em suas aplicações e na criação de novas necessidades.
Dessa forma, considerando a grande demanda de usuários da web e às suas tendências, cada vez mais consumidores estarão comprando e somente pela internet.
por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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