O marketing de conteúdo passo a passo usa informações relevantes para atrair audiência, melhorar o conhecimento da marca e engajamento, use-o com sucesso!
Marketing de conteúdo passo a passo
O objetivo das ações de marketing de conteúdo passo a passo é vender, simples assim.
Por isso, a maneira tradicional de fazer isso é através de anúncios, banners e muitos outros veículos que mostram serviços e produtos.
Então, utilize também ferramentas e informações interessantes para atrair e converter consumidores.
Uma boa estratégia deve pensar na produção de materiais adequados às diferentes etapas do processo de vendas.
Entretanto, para ganhar a simpatia de quem ainda não é cliente, utilize conteúdo de atração: textos em blogs, posts em redes sociais e vídeos.
Pois, esse material não costuma ser comercial e não precisa ter relação direta com o produto.
À medida que os potenciais clientes demonstram interesse, é hora de oferecer informações mais aprofundadas.
Então, utilize e-books e webinars, que podem esclarecer muitas dúvidas.
Mas, no momento da conversão, o marketing de conteudo passo a passo deve incluir estudos de caso e depoimentos, para convencer quem já está inclinado a comprar.
Passo a Passo
1. Planejamento
Essa deve ser a fase para incluir uma reflexão profunda sobre o que diferencia a empresa das demais e sobre quais necessidades do mercado o produto atende.
Portanto, é preciso definir claramente quais são os objetivos da estratégia de marketing, como gerar leads, aumentar o conhecimento sobre a marca ou reter clientes.
2. Audiência
É impossível fazer marketing de conteúdo para um público amplo.
Portanto, é fundamental definir quem será atingido, e não apenas no sentido socioeconômico ou demográfico.
Por isso, é necessário conhecer seus interesses, preocupações e desejos: definir a “persona” para o seu produto-marca-serviço.
3. Canais
Definidos os objetivos da estratégia e o público, fica mais fácil determinar o conteúdo e a melhor maneira de entregá-lo.
Portanto, como diz Victor Peçanha, da Rock Content:
“Se minha empresa vai falar com o jovem, tenho de ir ao Instagram ou ao Snapchat.
Meu público é formado por executivos?
Então, posso colocar um post no Linkedin ou em um blog corporativo”.
4. Processo
Para executar o plano é preciso determinar os responsáveis por cada etapa definindo um cronograma de execução e decidir a frequência das publicações.
Contratar ou fazer internamente?
Mas, muitas empresas optam por uma solução híbrida.
Dessa forma, terceirizando o conteúdo de atração e concentram-se no de conversão, onde tratam do próprio produto, serviço ou marca.
5. Relacionamento
É necessário ouvir o público, mas, sem se deixar perder nas infinitas conversas que ocorrem nas redes sociais.
Portanto, é preciso estabelecer claramente em quais discussões a empresa quer estar envolvida e ser transparente com a audiência
6. Métricas
Uma vantagem do marketing digital é a possibilidade de mensurar o desempenho de ações.
Portanto, veja o que diz Flavio Bastos, professor da pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva.
“O empreendedor pode verificar se uma estratégia de produção de conteúdo foi eficiente ou não e avaliar o que dá para melhorar”,
Dicas finais
Portanto, procure evitar os erros mais frequentes em uma estratégia de marketing de conteúdo.
>> Fazer somente conteúdo comercial, focado na marca;
>> Passar longos períodos sem publicar algo novo;
>> Não se preocupar com SEO;
>> Desejar resultado rapidamente, sem entender que reputação se constrói com o tempo;
>> Publicar conteúdo e não estimular o compartilhamento nem o direcionamento para o site da empresa.
Ref.: Pequenas Empresas & Grandes Negócios de Maria Isabel Moreira e Bárbara Malagoli
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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