Consumidor mutante faz parte deste mundo em constante mutação pela globalização e por suas inter-relações econômicas, produtivas, setorial e sazonal …
Consumidor mutante
Consumidor mutante faz parte deste mundo que está em constante mutação pela globalização e por suas inter-relações econômicas e produtivas.
Pois, a crise mundial traça novos caminhos para a humanidade.
No entanto, as epidemias, a mudança climática provocando a escassez alimentícia e alterações em cada país tornam-se um problema comum a todos.
Mas, a interação instantânea da comunicação que nos envolvem e nos atualizam a cada milissegundo nos deixam perplexos ante tanta informação.
Portanto, nossos antigos clientes estão cada vez mais envolvidos pelas tecnologias, mais cautelosos e exigentes.
As máquinas de datilografar viraram peças de museu e estamos em plena explosão tecnológica-funcional-empresarial-comercial-global-mutante.
Os produtos estão cada vez mais parecidos em termos de preço e qualidade e podemos ver isso em quase tudo.
Por isso, o grande desafio hoje é impactar o consumidor com informação e conhecimento de causa.
Pois, os clientes estão cada vez mais preparados para bombardear com objeções e testar a capacidade de nossos comerciais/publicidades.
Entretanto, com está atuação de nossos profissionais de vendas?
Portanto, não podemos mais apertar o botão do desconto e dizer que temos o melhor produto do mercado, temos?
Tecnologias
Mas, é preciso saber convencer o consumidor de que temos um bom produto ou serviço.
Também, precisamos ler sobre tudo o que acontece e aplicar todas as novas tecnologias no produto-negócio.
Pois, o consumidor mudou, precisamos melhorar a nossa forma de relacionamento com ele, pelas redes sociais, novidades e tecnologias …
Além do mais temos que ressaltar o respeito e um atendimento de altíssima qualidade.
Entenda que os consumidores de nosso mundo globalizado tem muitas opções locais, nacionais e internacionais para um mesmo produto.
Portanto, o diferencial passa a ser serviço de qualidade pessoal, local ou através das mídias.
A fidelização precisa ser repensada e analisada em cada situação.
Pois, eles estão antenados em novidades, preços e conhecem muito bem os nossos concorrentes.
Não se engane, eles possuem consciência aumentada do seu poder sobre as empresas.
Por isso, temos que encantar e criar vínculos com esse novo tipo de consumidor.
Sabemos que o consumidor é o nosso maior patrimônio; sem ele, não existiremos.
Então, somente lhe oferecendo atenção total e a informação que ele merece e que teremos nosso trabalho reconhecido.
Porque, atender se tornou comum, o grande diferencial é superar todas as expectativas!
Os consumidores mudaram, precisamos acertar o passo – caso contrário – ficaremos para trás …
Portanto, precisamos nos reciclar e adaptar novas formas de consumo transformando-nos em facilitadores-auxiliares de suas decisões.
Novos caminhos para o consumo
Até pouco tempo atrás, ter um carro na garagem era questão de status.
Mas, em muitos lugares do mundo, ter um carro é uma necessidade.
Contudo, outros compram uma bicicleta para manter em dia a saúde do corpo, economizando e preservando o meio ambiente.
Por isso, esse movimento se repete no Brasil e segundo a Abradibi há alguns anos a venda de bicicletas supera a de carros no país.
A Fenabrave afirma que em 2011, foram vendidos 3,6 milhões de automóveis novos e 6 milhões de bicicletas.
Muitos em nosso país não tem coragem de utilizá-las como meio de transporte preocupados com a insegurança, relevo e falta de infraestrutura para quem deseja ir e vir de bike.
Recentemente, a Agência Talent conversou com 66 grandes executivos brasileiros dos setores de bens de consumo, insumos, produtos financeiros e varejo …
Então, nesta pesquisa o principal pergunta era: quais eram as suas principais preocupações?
Estas foram as respostas que mais se destacaram:
• 95,4% => Os desejos e as necessidades das pessoas estão mudando muito e muito rápido;
• 87,7% => É difícil saber se estou explorando tudo o que a constante evolução tecnológica pode oferecer;
• 70,8% => Como saber se estou com os parceiros corretos no diálogo entre as pessoas e a minha empresa;
• 66,2% => Difícil estabelecer estratégias com segurança de sucesso.
Conclusão
O que você precisa fazer para transformar o consumidor mutante em seu aliado e não perdê-lo para a concorrência:
1) Esqueça as informações genéricas sobre seus clientes/consumidores.
Por isso, busque conhecer os dados que fazem deles únicos.
São essas informações que lhe ajudarão a vender para esses consumidores mutantes.
2) Mantenha seu banco de fatos (não de dados!) sempre atualizado.
Pois, a tecnologia ajuda a automatizar esse processo – na dúvida – faça tudo manualmente, só não deixe de fazer!
3) Lembre-se da “sincronicidade”, regra da era pós-digital, pessoas estão, não são (Walter Longo).
Aproveitar “janelas de oportunidades” em tempos de consumidores mutantes é uma ótima estratégia para vender mais e fidelizar seus clientes.
4) Use as tendências do momento a seu favor.
Aprenda com quem já faz isso e colha os frutos.
5) Preocupe-se com a mais essencial das regras: criar empatia.
Todo o resto perde seu valor se você não se conectar com o seu cliente.
Seja ele “mutante” ou não.
Ref.: Revista Venda Mais – Ano 20, nº 250, Março/2015 – Artigo: Quem é o consumidor mutante?
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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