Originalidade na Publicidade Atual …

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Originalidade na Publicidade Atual …

A originalidade na publicidade – como momentos inesquecíveis da vida – é a melhor solução para expor a expressão artística e criativa de nossas campanhas.

Originalidade na Publicidade

O fato é que os seres humanos reagem favoravelmente e com maior rapidez quando apresentamos algo original.

Por isso, o que é novo tem um rápido e imediato efeito atraindo sempre nossa atenção…

Somos equipados para procurar o “novo”.

O que é novo atrai pelo seu caráter inovador e como a primeira tarefa da publicidade é ser notada (depois percebida e ouvida), as campanhas publicitárias com ideias realmente originais tem provado ser as ferramentas mais atraentes de vendas.

A originalidade na publicidade é o fator que surpreende. Sem uma dose saudável de originalidade, a estratégia mais pensada e as intenções mais válidas não fazem seu anúncio saltar da página. Já dizia o poeta Ezra Pound: “Torne isto novo para eu perceber (grifo meu)”

Nestes dias abarrotados de informação, a originalidade na publicidade é o preço a pagar pelo tempo de atenção das pessoas.

Então, o que já foi visto será descartado imediatamente.

Portanto, o habitual é ignorado e, o extraordinário é visto por um instante.

Já disse Bill Bernbach, nos anos 60!

“O que um dia foi efetivo, não será efetivo no dia seguinte, pois perdeu o impacto máximo da originalidade”, .

Era da informação ou era da criação?

Alguns comentaristas afirmam que a sociedade moderna está passando da “era da informação” para a “era da criação”.

Portanto, brilhantemente.

Embora podemos dizer que não se nota um surto recente de originalidade na publicidade em muitos mercados.

Por quê?

Talvez, seja também pela atuação de outro grande cientista americano, Howard Allen que observou …

“Não se preocupe com as pessoas que roubam suas ideias.

Se elas forem boas, as pessoas terão de engulí-las”.

Mas, é fácil dizer – o que todos nós sabemos – pelos corredores reservados do mundo corporativo.

Portanto, qualquer que seja a área de atuação, por sua própria natureza, a originalidade pode ser difícil de ser apreciada cruamente.

Contudo, muitos clientes solicitam à sua agência: “Por favor, quero uma coisa como aquela…”

A razão é que quando “aquela coisa” foi feita pela primeira vez, não havia nada igual.

Por isso, e provavelmente, atingiu seu objetivo pois foi a primeira a ser apresentada.

Portanto, uma ideia verdadeiramente original não tem um ponto de referência.

Originalidade x Pensamento criativo

Se um pensamento é original, não há nada que possa ser tomado como base para se emitir facilmente um julgamento.

Assim disse o filósofo Edmund Burke: “Não se pode planejar o futuro pelo passado”.

Essa conclusão por usa vez, causa um outro problema para todos, criadores de publicidade, por quê?

Pois, frequentemente estamos pedindo aos clientes para darem um passo rumo ao desconhecido.

Portanto, podemos ter gerado algo criativo, mas o cliente também precisará acreditar nisso.

A criatividade não é um processo linear, por definição …

Por isso toda a análise lógica e cognitiva levada para o “brief” de criação geralmente tem uso limitado.

É por isso que, de alguma forma, fica ainda mais difícil comprar uma excelente ideia do que ter uma…

Contudo, o cliente que prova o sangue de uma ideia excelente, na maioria das vezes, se torna um fera totalmente diferente.

Assim escreveu o autor Oliver Wendel Holmes.

“A mente do homem, uma vez distendida por uma nova ideia, nunca recobra suas dimensões originais”.

O problema é a meia gestação, muito comum na publicidade.

Um número grande de publicitários tenta se safar usando originalidade na publicidade simbólica, digamos, apenas na filmagem, na fotografia ou em alguma outra área de produção.

Isso pode não bastar para um resultado efetivo, portanto, procure a originalidade da publicidade no pensamento básico, na ideia central. Se nunca foi realizado antes, esta pode ser a razão para ser feito agora.

Sebastian Turner

Sebatian Turner criou situações bem-sucedidas no território da originalidade da publicidade.

Para começar, foi o primeiro a abrir um agência na Alemanha Oriental, logo após a queda do Muro.

Agora, Scholz and Friends é uma das redes de publicidade mais premiadas e respeitadas.

Ele também é autor de inúmeros best-sellers sobre publicidade.

Existe um padrão para o progresso?

Pode-se chamá-lo de motivação, excitação, empolgação – seja lá que nome você queira utilizar.

A comunicação excelente leva as pessoas a esse ponto especial. Ela as faz cruzar limites.

Pode ser emocionalmente, racionalmente ou, na melhor da hipótese, de ambas as formas.

As pessoas também são levadas a esse ponto por publicitários que ultrapassam essa fronteira.

Todas as excelentes campanhas da história da publicidade se baseiam em um diferencial inovativo.

Quando Bill Bernback fez a Avis dizer “Why try harder” (Damos o máximo de nós), ele quebrou a regra não escrita de que você nunca deve se permitir ser percebido como segundo.

Quando a Volkswagem sugeriu ao mundo “Think small” (Pense pequeno), deixou para trás a declaração anteriormente unânime de que maior é melhor…

A passagem da criação e inovação não é privilégio dos titãs da história (da publicidade). Nem é privilégio de uma elite.

É o comportamento de todo bebê que descobre o mundo.

Tudo o que você tem a fazer é olhar para trás e se lembrar de quando era bebê, quando você fez coisas impressionantes como aprender a andar, a falar, a cantar e a conquistar tantas coisas “aparentemente” inacessíveis…

A originalidade na publicidade abre os caminhos para que o comum se transforme em algo inédito e apreciado, trazendo à tona as emoções e a perfeita comunicação e entendimento do que se quer expor de uma maneira contagiante, inovadora e eficaz.

Crie algo original e usufrua de novas conquistas…

Fonte: As 22 consagradas Leis da Propaganda e Marketing – Michael Newman

Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
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