Plano de marketing segmentado significa identificar o público-alvo particular ou segmentos da população que você deseja servir.
Plano de Marketing segmentado
Pois, o mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades.
Portanto, é preciso determinar quais segmentos oferecem as melhores oportunidades para o negócio.
Analise agora – de uma maneira objetiva – quais são as ameaças e oportunidades, forças e fraquezas.
Contudo, lembre-se que oportunidades e ameaças estão relacionados aos fatores externos e internos de forças e fraquezas da empresa.
Como definir o público-alvo?
Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vários fatores:
- Geográficos: tamanho potencial do seu mercado
- países;
- regiões;
- cidades;
- bairros.
- Demográficos: pessoa física FÍSICAS PESSOAS JÚRIDICAS
- faixa etária;
- sexo;
- profissão;
- renda;
- idade;
- educação.
- Demográficos: pessoa jurídica
- ramo de atividade;
- serviços e produtos oferecidos;
- número de empregados;
- filiais;
- tempo de atuação no mercado;
- localização;
- imagem no mercado.
- Psicográficos: estilos de vida, atitudes.
- Comportamentais: hábitos de consumo, benefícios procurados, frequência de compra desse tipo de produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, ocasiões de compra e seus principais estímulos, como:
- Preço: nível de sensibilidade a preço, isto é, o quanto o cliente está disposto a pagar;
- Qualidade do produto;
- Marca;
- Prazo de entrega;
- Prazo de pagamento;
- Atendimento da empresa;
- Localização;
- Outros: estrutura, variedade, lançamentos, status, segurança.
O mercado
O mercado nada mais é do que a soma de diferentes segmentos.
Portanto, quanto mais se conhece o mercado e clientes, mais fácil será a oferta de produtos e serviços a segmentos distintos.
Por isso que o lançamento de novos produtos pode ser resultado da segmentação desse mercado.
Existem, por exemplo, diversos tipos de embalagem de sabão em pó para públicos distintos, como solteiros, casais sem filhos, famílias.
Assim como para necessidades distintas: sabão em pó que lava mais branco, tira sujeira pesada, deixa as roupas macias, etc.
Por isso que a maioria das empresas entra no mercado servindo um único segmento, e se tiver sucesso parte para outros.
Frente à concorrência, muitas empresas tendem a se especializar ou cobrir diversos segmentos; neste último caso, exigisse um grande investimento.
O cadastro de clientes contribui para conhecê-lo melhor e permitir ações cada vez mais segmentadas do público ou, públicos distintos.
Plano de Marketing e o Posicionamento
O grande desafio portanto é definir qual imagem transmitir ao cliente em relação ao negócio.
Então, essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
Pois, o cliente está de olho em você.
Por isso, não coloque em risco a credibilidade do negócio.
Dessa forma, analise a atuação dos concorrentes e procure aperfeiçoá-la para fazer a diferença no mercado.
Portanto, Isso servirá para prever as ações da concorrência que possam ameaçá-lo.
Dessa forma, ao conhecer os concorrentes, ofereça mais benefícios e vantagens aos seus consumidores …
Então, tenha em mente o que o cliente considera importante e só assuma compromissos que possa cumprir.
Pois isso, garantirá sua credibilidade e confiança plena no plano de marketing segmentado de atuação.
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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