A publicidade viral usa Lampião Maluco pois ela traz as principais qualidades que uma boa publicidade deve ter: criatividade e imprevisibilidade.
Publicidade Viral usa Lampião Maluco
Entretanto, talvez a melhor sacada desta estratégia seja justamente a sua despretensiosidade.
Para entender melhor como este conceito funciona, é preciso ter em mente que ele não é exatamente uma técnica de propaganda …
Mas sim exitoso chamariz ou, a arte da imprevisibilidade.
A lógica por trás do Lampião Maluco
Como o próprio nome já sugere, o Lampião Maluco é uma ação, no mínimo, inusitada.
Geralmente envolve algum tipo de performance em público, que acaba chamando a atenção das pessoas.
Veja algumas de suas principais características:
- Normalmente acontece em centros urbanos, de forma nada convencional. Pode ir desde pessoas fantasiadas de astronauta em meio a carros até malabarismos nas alturas;
- Traz apresentações de atos que podem ser cotidianos para pessoas, mas em contextos diferentes. Um exemplo é colocar surfistas andando caracterizados na rua de um centro urbano onde não há praia;
- Não mostra nenhum tipo de publicidade de forma implícita. O máximo que acontece é uma indicação subjetiva de determinada marca, produto ou serviço.
Por se tratar de algo tão sutil, e ao mesmo tempo espalhafatoso, o Lampião Maluco pode causar confusão nas pessoas.
Mas emprega-lo de forma certeira em uma campanha de marketing pode ser o maior trunfo para qualquer empresa.
Por que esta é uma estratégia tão eficaz?
Chamar atenção para si de forma espontânea e maciça pode ser considerado uma vitória para toda e qualquer publicidade.
E em se tratando do Lampião Maluco, seu caráter imprevisível traz muitas vantagens para as empresas que o utilizam:
- Esta é uma ação que naturalmente chama a atenção das pessoas. Consequentemente, a curiosidade para conhecer mais a respeito do que está acontecendo aumenta, o que leva a conhecimento da empresa ou marca;
- Por ser uma publicidade e um marketing menos agressivo e implícito, suas chances de ter sucesso é maior;
- A forma como a empresa associa sua marca, produto ou serviço ao Lampião Maluco é algo fundamental. Se bem-sucedida, cria uma forte ligação com o público.
Todos estes fatores contribuem para que este seja um conceito divertido e inovador, o que se torna uma agradável experiência para o público-alvo.
Os frutos de uma boa publicidade
A publicidade viral usa Lampião Maluco que têm o papel fundamental de fidelizar clientes em potencial.
É isto que torna conceitos tão criativos como o Lampião Maluco em estratégias certeiras.
Levando em conta todos os recursos que o marketing de guerrilha dispõe, aqueles que deixam as pessoas curiosas e cativadas sempre levarão vantagem.
E é por isto que ações espontâneas, imprevisíveis e inteligentes são as melhores.
Pois avaliam o mercado com atenção e propõe as melhores alternativas para mostrar a solução aos problemas que o público-alvo apresenta.
E com sua forma despretensiosa, o Lampião Maluco é uma excelente estratégia para isto.
Sua concepção propõe tirar as pessoas do senso comum e se envolver em algo maior e mais grandioso, sem, no entanto, apelar para qualquer tipo de propaganda explícita.
por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
Deixe um comentário