O Marketing de Guerrilha e ferramentas para ações criativas e inéditas que têm impacto instantâneo local, gerando a interação entre o consumidor e marcas.
Marketing de Guerrilha
Características:
Criatividade;
Buzz Marketing;
Mídia espontânea;
Mídias não convencionais;
Segmentação de mercado
Vantagens
Atinge um segmento específico do mercado, sem que haja desperdício de verba com a pulverização de investimentos em mídias tradicionais.
Por isso, estimula o consumo, eleva o faturamento da empresa e desenvolve a consciência da marca, de forma criativa;
Geração de buzz entre os alvos, decorrente de campanhas ousadas e criativas é alavancada pelo poder da imprensa
Portanto, acaba por fortalecer a marca através da mídia espontânea.
Maior visibilidade, que é potencializada pela Internet.
Menor custo em relação às mídias tradicionais.
Menos tempo para a operacionalização de ações de guerrilha;
Então, promove uma forma básica de comunicação, que gera uma maior participação dos consumidores.
Assim sendo, essa interação promove um diálogo.
Portanto, diferente do que ocorre numa mensagem unilateral dos meios tradicionais.
Marketing de Guerrilha e Ferramentas
ASTROTURFING
Trata-se da ativação de movimentos espontâneos que têm uma causa associada a uma marca.
Por isso, promove barulho e espalha mensagens que conseguem engajar um público específico.
Então, esse termo em inglês vem de Astro Turf (grama sintética) em oposição ao termo grass roots (que são movimentos espontâneos da comunidade)
BALLS MARKETING
Ações que demandam “balls” (do inglês, culhões) tanto da agência que sugere e operacionaliza, quanto do cliente que aprova.
Normalmente as ações envolvem risco de morte e/ou uma chance enorme de dar errado.
Portanto, pela coragem envolvida estas ações têm grande potencial para atrair interesse da imprensa.
BLOG
Por isso que, para uma campanha publicitária, essa ferramenta é altamente interativa e de baixo custo.
Além disso, pode servir também para a comunicação interna do negócio.
Portanto, anunciar em blogs específicos é eficaz, tem credibilidade e relevância para determinados nichos de mercado.
EMBOSCADA
Essa ferramenta procura promover uma marca de maneira criativa e ousada.
Entretanto, dentro de eventos patrocinados/apoiados por outra marca, obviamente sem a permissão dos organizadores.
FURA SECRETÁRIA
Como o nome revela, essa ação busca furar o bloqueio das inúmeras correspondências que as empresas e consumidores recebem diariamente.
Por isso, utiliza distribuição de um material institucional que se destaca por possuir uma apresentação criativa e diferenciada.
Dessa forma, atingindo positivamente o público para o qual se dirige.
LAMPIÃO MALUCO
Lampião Maluco é um tipo de performance na rua que tem como característica chamar muito a atenção dos transeuntes.
Mas, que não necessariamente transmite um conceito.
Entretanto, o objetivo é fazer as pessoas virarem o pescoço para visualizá-la.
MARKETING INVISÍVEL
Aplica disseminação da mensagem a respeito de uma marca num determinado lugar, sem que pareça ser parte de uma ação comercial
MARKETING VIRAL
Alastrar uma mensagem criativa e interessante pela internet, carregando um conteúdo comercial que envolva o usuário.
Dessa forma, levando o envolvido a retransmitir essa mensagem pela sua rede de contatos.
PR-STUNT
Criação de situações inusitadas que geram boca-a-boca, aliada ao trabalho de Relações Públicas.
Portanto, proporciona a disseminação da mensagem através de variados meios de forma gratuita.
Por isso que o termo PR-Stunt refere-se às iniciais de Relações Públicas.
Conclusões:
A aplicação do marketing de guerrilha e ferramentas disponíveis no mercado, requer alguns cuidados.
Portanto, deve ser uma atuação de profissional capaz de prever a reação do público-alvo.
Também deve ser cuidadosa para que não seja uma ação invasiva no espaço do consumidor.
O objetivo deve ser claramente definido, bem planejado e os resultados devem ser monitorados.
O Marketing de Guerrilha e ferramentas pode ser uma excelente alternativa à propaganda tradicional.
Pois, atende à necessidade de comunicação de determinados clientes, especialmente os que dispõem de recursos financeiros limitados.
Sobretudo, por ser uma estratégia de comunicação que consegue aliar menos custos com mais resultados positivos.
Portanto, resulta numa experiência de maior interação com o consumidor.
Fonte: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife – PE – por: Andréa Karinne Albuquerque MAIA
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
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