A Publicidade Viral condena emboscada, pois trata-se de uma estratégia de associar o nome de certa companhia a grandes eventos, mas sem ajudar e patrocinar.
Publicidade Viral Condena Emboscada …
O Marketing de Emboscada é uma forma de obter publicidade gratuita …
É uma estratégia utilizada por várias empresas e marcas.
Para entender melhor como funciona este conceito, veja a seguir suas principais características.
Como o Marketing de Emboscada funciona
Vincular produtos e serviços de determinada marca a um grande evento é uma ótima forma das empresas aumentarem o público consumidor.
Porém, no caso do Marketing de Emboscada, isto é feito de maneira pouco ética.
Isto porque:
- Empresas pegam carona na visibilidade de determinado evento, utilizando, por exemplo, seu símbolo em uma campanha, sem no entanto, mantê-lo;
- Outra ação típica de Marketing de Emboscada é quando alguma companhia leva as pessoas a crerem que é a única responsável por algo. Porém, há outros patrocinadores;
- Mesmo pagando por determinado acontecimento, também é possível adotar esta estratégia. Isto porque há a possibilidade de fazer um uso maior da imagem da atração acima do que foi previamente combinado.
Por mais que não seja algo muito correto, esta prática é recorrente.
Há diferentes classificações e formas para a utilização desta estratégia.
Porém, esta ação é ilegal e pode ser configurada como crime.
Informações e consequências do Marketing de Emboscada
Conforme mencionado, há tanto formas sutis quanto mais agressivas de utilizar o Marketing de Emboscada.
Dentro da publicidade, é preciso considerar aspectos importantes desta prática:
- Sempre que determinado evento, esportivo, artístico, ou de natureza semelhante atrai para si grande mídia, a chance de haver Marketing de Emboscada é maior;
- Além de não ser uma técnica bem vista de forma geral, a lei também despreza o Marketing de Emboscada. Esta prática é considerada crime em alguns casos;
- Se comprovado o uso desta estratégia, há penas que vão de multa até detenção. Em alguns casos, pode render até um ano de reclusão.
- artigo 31 do CONAR, que trata especificamente desse marketing de “carona”;
- artigo 2 da lei 9.279/96, que fala sobre a repressão à concorrência desleal.
- artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a publicidade enganosa ou abusiva;
Nesta área tão competitiva da publicidade e marketing viral, não é de se estranhar toda a polêmica ao redor do Marketing de Emboscada.
Desta forma, considerando todo o contexto ao qual está inserido, é importante ter consciência sobre suas consequências e não praticar.
A forma correta de fazer publicidade
Há inúmeras formas de promover produtos e serviços dentro da propaganda e do marketing.
Algumas técnicas são mais eficientes que outras, mas é importante trabalhar de forma justa e ética.
O Marketing de Emboscada é uma prática que prejudica o andamento de uma publicidade saudável e eficiente.
Por isto, é importante identificar e evitar esta ação.
Grandes eventos também precisam do apoio de patrocinadores para se manter.
Por isto, utilizar imagens nestas atrações sem a devida contrapartida prejudica, inclusive, o futuro destas empresas.
É claro que há atividades que são bancadas de forma milionária, e podem não sentir o impacto do Marketing de Emboscada (mas, justifica sua ação?)
No entanto, a concorrência em qualquer área precisa ser leal, e a publicidade viral condena emboscada e, não apoia o seu uso …
Por isto é tão importante ter ciência do risco desta prática e abandoná-la.
por: Erivaldo Ribeiro
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