Planejamento Estratégico de Marketing …

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Planejamento Estratégico de Marketing …

Planejamento estratégico é fundamental, seja qual for o seu negócio. Seu sucesso dependerá totalmente de suas estratégias e ações …

Portanto, são necessários alguns passos importantes para estabelecer o planejamento estratégico de marketing:

Perfil demográfico em cada rede

Identificar o canal adequado para um determinado público é a chave do sucesso.

Contudo, de nada adianta você anunciar sua empresa no Spotfy sendo que você oferece produtos e serviços para um público-alvo da classe sênior (+ 65 anos).

Mas, provavelmente o planejamento estratégico não trará os melhores resultados …

Dessa forma, se você anunciar para um público mais jovem dentro do Facebook onde 41% dos usuários da plataforma possuem + 65 anos.

Como as pessoas da faixa etária dos 30 anos estão migrando para o Instaram (tendência) e conhecem as estratégias para esse canal, você pode se beneficiar caso seu produto / serviço busque essa faixa etária no Brasil.

Chatbot fundamental no planejamento estratégico

Chatbot: facilitadores para os usuários cumprirem sua meta dentro do seu website.

Os Chatbots permitem um relacionamento personalizado e mais adequado aos visitantes do seu site, fazendo com que haja uma maior satisfação e conversão em Leads.

Por isso, você deve apostar nesse tipo de atendimento se quiser se destacar como facilitador e entregador de benefícios no seu atendimento (ponto positivo visto pelo visitante).

Utilizar vídeos no planejamento estratégico

Com a popularidade do Youtube (1.9bi de usuários ativos mensais), você jamais poderá ignorar essa estratégia.

Atualmente, temos bastante softwares e ferramentas de edição populares que facilitam a veiculação de um vídeo com boa qualidade para seu público.

Pois o vídeo produz e fornece métricas de Marketing digital essenciais para medir o desempenho e esforços específicos para o seu negócio.

Crie estratégias para veicular sues vídeos no Instagram, Facebook, Youtube e até mesmo dentro do seu site.

Obtenha ganhos impressionantes com o seu público-alvo mantendo uma cadência de vídeos curtos e Longos durante todo o mês.

Assim, você vai aumentar cada vez mais sua audiência e terá um público que consumirá seus produtos e serviços toda vez que incentivá-los a comprar.

Portanto, intercale com vídeos ao vivo de influência assim que você estiver sendo reconhecido como uma personalidade em determinado assunto.

O Alcance será incrivelmente alto e é uma tendência que veio para ficar.

Conteúdo para planejamento estratégico

Não faça qualquer conteúdo que possa passar por irrelevante para a sua persona.

O conteúdo deve agregar valor e transmitir conhecimento prático para todos.

O Marketing de conteúdo continuará sendo essencial em sua estratégia de Marketing Digital.

Pense em conteúdos cada vez mais profundos e que respondam todas as dúvidas do usuário sobre um determinado tema.

Explore em seu conteúdo todos os tipos de possibilidades já citadas acima, tais como: texto, Imagens, Vídeo, Áudio, Planilhas, gráficos, fontes de especialistas, e principalmente a sua visão de conclusão sobre o tema.

Planejamento estratégico e canal de Voz

Siga a tendência dos principais players do mercado, como: Siri, Google, Alexa dentre outros diversos dispositivos inteligentes que utilizam a interação verbal com o usuário.

A fala é a interação preferida do ser humano e essa tendência no Marketing digital veio para ficar e facilitar cada vez mais a vida do usuário.

Por isso, são grandes os desafios nessa área …

Mas, iniciar uma estratégia vai conquistar novas possibilidades, sem ficar parado concorda?

Comece a sua estratégia de voz e aos poucos você poderá otimizar uma solução eficiente.

Utilize e-mail no planejamento estratégico

As pessoas utilizam cada vez mais os e-mails para tratar de assuntos que realmente são importantes para elas.

Disparos de mensagens genéricas não fazem mais sentido.

Portanto, combinar a inteligência de dados com a automação do e-mail marketing e personalizar, torna-se fundamental.

Aproveite o momento do usuário e ofereça vantagens conforme ele gere ações que você identifique.

Por exemplo, quando o usuário está navegando por um determinado produto, logo após assistir a um vídeo promocional, ou clicar em um determinado botão etc.

Dessa forma, isso vai aumentar a eficácia da sua comunicação e trazê-lo para uma conversa mais assertiva e prazerosa.

Existem plataformas que facilitam o envio de e-mails automáticos com regras definidas após a interação do usuário (RD Statiom Marketing, Lead Lovers, Lahar, Hubspot).

Pense na necessidade e ajuda de uma empresa especialista para configuração dessa máquina.

Mas, você pode muito bem aprender a fazer sozinho se esse for o foco na sua empresa ou se você estiver com bastante tempo livre.

Os e-mails costumam ser o gatilho final para você motivar o usuário a realizar uma determinada ação, especialmente se feito da maneira correta e combinado com estratégias de marketing digitais que façam sentido para o usuário.

Landing Pages no planejamento estratégico?

Landing Pages, também conhecidas como página de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes.

São páginas com poucos elementos e focadas em um apenas CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.

Mas, imagine o seguinte cenário: você está atraindo milhões de visitas todos os meses para o seu blog e seu site, porém, não consegue levá-las para o próximo passo, que é continuar caminhando pelo funil de vendas em direção à compra.

Na teoria, todas essas visitas são ótimas, mas na prática elas não estão realmente impactando o seu negócio.

Para isso, criam-se páginas específicas, para deixar de lado elementos que distraiam a atenção do usuário.

Tais como: menu, excesso de texto ou outras informações dispensáveis dentro do objetivo e que fazem com que o usuário realize uma ação.

No geral, dentro de uma estratégia de Marketing, essa ação é preencher um formulário em troca de algum conteúdo de mais valor.

Portanto, essa ação é o que nós chamamos de materiais ricos —, como ebooks, infográficos, planilhas ou qualquer outro conteúdo que seja bom o suficiente a ponto de valer o fornecimento de seus dados.

Porém, uma Landing Page também pode conter uma oferta especial, a conclusão de uma compra ou qualquer outra ação que faça sentido dentro de seu planejamento estratégico.

Formulários para Marketing

Empresas e agências precisam de formulários para marketing online como nunca …

Formulários para feedback de eventos, pesquisas com clientes, pesquisas de mercado, contatos e formulários para geração de leads.

Com as equipes de marketing tornando-se cada mais versáteis e lidando com uma gama de mídias cada vez maior, é necessário um modelo de formulário para marketing que colete informações.

No entanto, ao mesmo tempo que é independente do motivo pelo qual seu marketing requer esse formulário, ele deve resolver seu problema.

Escolha um dos modelos de formulários para marketing ou crie um novo do zero utilizando várias ferramentas existentes no mercado.

Dessa forma, personalize o modelo de formulário para suas ações de marketing …

Utilize os widgets e aplicativos oferecidos para fazer com que seu formulário se destaque e obtenha as respostas que você precisa.

Conclusão

As estratégias de Marketing digitais são mutantes e necessitam de controle e regras definidas.

Portanto a empresa precisa diversificar as ações estratégicas para acompanhar as tendências e comportamentos dos usuários para ficar sempre posicionada para seu público-alvo consumidor.

A assertividade nas ações é o grande diferencial para sua empresa poder se relacionar e obter mais resultados.

Desenvolva um planejamento estratégico abrangente para sua empresa.

Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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