O marketing digital é utilizado por uma empresa para construir reputação, audiência, atrair a atenção do público para a marca e, compartilhar conhecimento.
Com uma equipe de marketing digital especializada e ainda nas ações programadas e planejadas, a empresa pode reunir e compartilhar muitas informações.
Portanto, elas ajudam os leitores a se transformarem em prospects-clientes através de ações como o lançamento de um e-book.
Se o conteúdo compartilhado for de qualidade e relevância, os consumidores irão aprender e desejar mais.
Portanto, ao compartilhar a missão, visão e os valores da organização eles estarão de braços abertos para receber as últimas novidades.
Também, estarão sedentos por novos posts e novidades através desses conteúdos compartilhados.
Depois do envolvimento-realizado-e-fidelizado, e o momento de compra chegar; provavelmente a marca será a primeira a ser lembrada.
Claro que o departamento de vendas – neste momento – já tem em mãos alguns dados fundamentais desses clientes.
Nome, interesses, cargos dentro de sua companhia e estágio de relacionamento com a marca.
Resultado dos materiais lidos ou compartilhados com ações pré elaboradas, para obter essas informações (landing page, etc) …
Personas
Descobrir quais são as personas do negócio é importante para entender o público-alvo, suas dores, suas vontades e necessidades.
As personas são personagens fictícios – desenvolvidos em pesquisa e análise de clientes – que reúnem características dos compradores considerados ideais.
Naturalmente, quando sabemos quem eles são, como pensam e do que gostam, fica mais fácil saber o que farão.
Portanto, podemos entender o que os move e direcioná-los para a marca-produto.
Por isso, precisamos definir os padrões de uma campanha baseado neste conhecimento.
Pois, sem conhecer as personas, determinar a idade alvo, os interesses ou as páginas curtidas, os resultados serão anúncios abertos …
Parece eficaz?
Claro que não!
Então, como realizar um bom trabalho se não sabemos em quem focar?
É por isso que a definição das personas é a base de trabalho para qualquer estratégia de marketing digital.
Com uma persona muito bem definida-detalhada você direciona os objetivos da empresa.
Desenvolve o produto ou serviço de forma mais assertiva e concentra seu tempo e energia no que realmente traz resultados.
O número de personas deve ser suficiente para cada estratégia de marketing digital utilizada.
Por exemplo: a quantidade do público distinto – que compra da empresa – é um deles.
É preciso clareza na estratégia – de marketing de conteúdo e digital – para um excelente relacionamento com a marca-empresa-produto.
4 principais ações do marketing digital
1) Descobrir
Normalmente, uma pessoa não sabe qual o problema ou necessidade que a preocupa.
Pois, ela ainda está na etapa onde é necessário despertar seu interesse para um determinado tema.
Por isso, o objetivo do conteúdo é fisgá-la e fazê-la perceber que ela tem aquele problema.
E, também, que ela tem uma solução: sua marca …
2) Reconhecer
Quando o consumidor recebe esclarecimentos corretos sobre o problema, ele entende também que existe uma oportunidade para a sua solução.
Contudo, é preciso produzir conteúdos cada vez mais profundos.
Isso acontece naturalmente porque, após reconhecer seu problema, ele irá pesquisar e estudá-lo ainda mais.
Portanto, somente quando estiver satisfeito com suas respostas é que aceitará as soluções propostas …
3) Considerar
Por isso, após saber do problema, reconhecê-lo, estar disposto a buscar a solução, o comprador considerará as opções apresentadas.
É neste momento que ele deve identificar o marca-produto apresentado como a alternativa para solução do que o perturba.
Cria-se então o senso de urgência, e deve-se apresentar uma solução rápida e específica (para ele não ir atrás de outras possíveis soluções) …
4) Decidir
O momento da compra chegou!
Portanto, apresenta-se os diferenciais da marca-produto em relação a concorrênci.
Em seguida, aplica-se toda argumentação possível para convencê-lo que a marca-produto é a escolha certa e única opção!
Conclusão
Criar personas e conteúdo específico (relacionado a sua autoridade), é fundamental em cada etapa de uma jornada de compra.
Pois, esses são fatores essenciais para a estratégia de marketing de conteúdo da marca-produto para fazê-la decolar.
O marketing de conteúdo – atualmente – é a modalidade mais inteligente de promover a sua marca-produto.
Porque através dele, você cria um ativo valioso (o conteúdo).
Em seguida, estreite o relacionamento com os leads-suspects-prospects-clientes.
E, ainda, potencializa a marca com esta ferramenta atual e moderna!
Use-a sem moderação e colha os melhores resultados, vale a pena …
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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