Valores, no marketing de valores, são crenças e atitudes que moldam e definem uma “ética” para a atuação das pessoas e da Organização como um todo.
Esses são alguns dos valores que podem nortear a atuação da empresa ou negócio:
- Integridade;
- Inteligência;
- Inspiração;
- Transparência;
- Qualidade;
- Flexibilidade;
- Valorização do ser humano;
- Política de ganha-ganha;
- Qualidade de vida;
- Espírito de equipe;
- Respeito ao cliente e,
- Responsabilidade social e ambiental.
Marketing de valores?
Portanto, em termos práticos, os valores, utilizados no marketing e valores, devem estar alinhados à visão e à missão da organização.
Por isso, quando internalizados e compartilhados, podem gerar sentimentos de sucesso pessoal, criar comprometimento e aumento da autoconfiança.
Dessa forma, favorecem o comportamento ético, podendo construir compatibilidade com – os objetivos organizacionais e seus diversos públicos.
Por isso, todos deve estar envolvidos: diretoria, acionistas, funcionários, fornecedores, clientes e a sociedade.
Mas, se uma Organização não cultiva valores socialmente éticos, dificilmente conseguirá alcançar resultados positivos no longo prazo.
Toda Organização deve perceber que, nutrindo bons valores, será possível alcançar processos internos mais robustos e uma melhor diferenciação externa aos olhos do cliente.
Considerando a sua importância, o marketing de valores deve ser definido e desenhados com um caráter de perenidade.
Por isso, não pode estar vinculado aos modismos para ser real e represente a ética de agir das pessoas e da Organização.
Exemplos
Nem sempre as grandes empresas divulgam suas declarações de princípios.
No entanto, em sites institucionais é possível encontrar alguns exemplos de como as organizações colocam esse conceito em prática.
Avon
• Confiança
• Respeito
• Crença
• Humildade
• Integridade
Petrobras
• Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente
• Ética e transparência
• Orientação ao mercado
• Superação e confiança
• Resultados
Banco Itaú
• Só é bom para a gente, se for bom para o cliente
• Simples, Sempre
• Fanáticos por performance
• Pensamos e agimos como donos
• Gente é tudo para a gente
• Ética é inegociável
• O melhor argumento é o que vale
Nestlé
• Aperfeiçoamento das relações com clientes, fornecedores e consumidores
• Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços para satisfação dos consumidores
• Compromisso, valorização e envolvimento dos Recursos Humanos
• Compromisso com a verdade
• Comportamento ético
Cacau Show
• Ética, respeito e honestidade
• Compromisso com o crescimento e resultados
• Incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento individual
• Prática da inovação
• Cuidado consigo mesmo, com os outros e com os detalhes
Coca-Cola
• Inovação
• Liderança
• Responsabilidade
• Integridade
• Paixão
• Colaboração
• Diversidade
• Qualidade
Conclusão
Portanto, podemos afirmar que os valores são as crenças e princípios que regem as ações da Organização e de seus colaboradores.
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
Deixe um comentário