O marketing da missão potencializa a autenticidade da marca e também reflete o que argumentou Peter Drucker: os negócios começam a partir de uma boa missão …
Marketing da missão
O marketing da missão pretende refletir a ideia de negócio original e inovadora como o sonho de toda empresa iniciante.
No entanto, o que realmente precisamos é encontrar as ideias antes que sejam conhecidas pelos outros como revolucionárias.
Entretanto, isso requer uma habilidade conhecida como previsão estratégica.
É uma habilidade rara, encontrada em líderes visionários e carismáticos que apresentaram grandes ideias de negócios nas últimas décadas.
Missão
A missão pessoal e a missão de marca são inseparáveis …
E, muitas vezes, idênticas e devem ser utilizados com sabedoria pelo marketing da missão.
Por isso que os líderes visionários não são necessariamente inovadores e pioneiros.
Na verdade, a inspiração de líderes como Herb Kelleher, Anita Roddick e até mesmo Bill Gates veio de outras empresas.
Mas, foram eles que tornaram as ideias maiores e mais significativas para a vida humana.
Portanto, uma boa missão tem sempre a ver com mudança, com transformação e com fazer a diferença.
O Marketing da missão, está relacionado a mudar a maneira como os consumidores fazem as coisas na vida.
Por isso, quando uma marca traz transformações, os consumidores a aceitam inconscientemente, como parte de seu cotidiano.
É isso que trata o marketing da missão.
Missão da marca
As missões da marca não precisam ser complicadas nem sofisticadas.
Na verdade, devem ser simples, de modo a permitir um escopo de negócio flexível.
Contudo, veja como os líderes visionários perseguem estratégias diferentes para cumprir sua missão.
Steve Jobs fez isso com o Mac, o iPod e o iPhone, cada um deles influenciando um setor diferente.
O iPhone foi apresentado como revolucionário, inteligente e fácil de usar, pois reúne música, telefone e internet.
Com histórias atrativas, Steve Jobs cumpriu a missão de transformação nos campos da música, informática e telefonia ao longo dos últimos 30 anos.
Mas, as histórias apresentadas por Jobs foram apenas o começo.
Entretanto, as histórias completas da marca Apple vêm sendo continuamente moldadas …
Pois, é uma música composta por vários participantes: funcionários, parceiros de canal e, o mais importante: os consumidores.
Repensar a missão da marca
Jeff Bezos lançou o Kindle, depois de tornar a Amazon.com um sucesso.
As empresas precisam repensar continuamente como ir atrás de sua missão.
Para tanto, não podem depender eternamente de fundadores.
Precisam de líderes em todos os níveis.
Há quem argumente que os visionários tendem a ser empreendedores, será?
Mas, o valor coletivo dos consumidores está enraizado no valor de uma rede.
Uma rede pode se desenvolver em três formas diferentes …
Relacionamento do tipo um-para-um, do tipo um para-muitos ou do tipo muitos-para-muitos.
Portanto, quando as empresas divulgam suas histórias por meio da propaganda, na rede de consumidores, as histórias são transmitidas por relacionamentos …
Então, elas utilizam esses três tipos de comunicação para alavancar exponencialmente essa interação ou, simplesmente detoná-las …
Conclusão
Portanto, para fazer marketing da missão da empresa ou produto para consumidores, as empresas precisam oferecer uma missão de transformação …
Isso se faz ao criar histórias atrativas e envolvendo os consumidores em sua concretização.
Assim, a definição de uma boa missão começa com a identificação de pequenas ideias que podem fazer grande diferença.
Por isso, lembre-se de que a missão está em primeiro lugar e o retorno financeiro vem como resultado.
No entanto, a melhor abordagem para difundir a missão sempre será através de contar histórias.
Contar histórias em torno da missão tem a ver com a construção de personagens e de um enredo baseado em metáforas …
E, para convencer consumidores que suas histórias são autênticas, faça-os se envolver em conversas sobre sua marca.
Pois, o empoderamento do consumidor é o segredo para fazer a diferença.
Aqui estão os três princípios do marketing da missão junto aos consumidores:
- Uma abordagem inovadora;
- Uma história que comova as pessoas;
- E o empoderamento do consumidor.
Ref.: Marketing 3.0 de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
Adaptado por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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