Desafios Para o Marketing de Contexto …

desafios para o marketing de contexto
A nova visão para todos – neste universo do marketing – é entender o cliente e superar os desafios para o marketing de contexto, na equação do marketing!

Desafios para o Marketing de Contexto

Agora, a última palavra da moda no espaço online é “marketing de contexto”!

Como focar o olhar para o contexto – do que seus clientes querem – e cumprir essa necessidade?

Vi pela primeira vez o termo no Facebook.

Então algum guru de mídia social usou o termo em uma conversa; e agora mais agências estão começando a usá-lo.

Desta forma, temos mais uma palavra legal para se juntar ao léxico de outros chavões de marketing no espaço online.

Entre eles, o marketing de conteúdo, ou marketing de persona ou ainda o marketing de influência.

Mas, se você já não for um “comerciante de contexto”, qual tipo de comerciante deseja ser para ir mais longe?

Marketing de Contexto não é uma novidade

Muitos comerciantes sociais procuram um novo caminho para aumentar a receita de faturamento – vinda de seus clientes – e não conseguem.

Então, outros, tentam empurrar um contexto de comercialização como sendo algo novo…

No entanto, a verdade é que o contexto não é uma novidade, quando se trata de marketing.

Provavelmente o melhor exemplo de desafios para o marketing de contexto é uma campanha de e-mail por gotejamento.

Como o termo sugere, usa seleções automáticas (gotejamentos) baseadas nas respostas do cliente, para fechar o ciclo da compra. Como no exemplo abaixo:

Email enviado;

  • Ação tomada (aberto ou ignorado?);
    • Se ele for aberto, passar para a próxima fase (enviar um link para um download, ebook, etc).
  • Se ele for fechado, envie uma nova mensagem diferente da primeira;
    • Se a nova mensagem for aberta, mostrar a mensagem de vendas / e o CTA (chamada para ação).
      • Feche a venda ou passe para uma próxima fase, ou limpe a lista;
  • Se a nova mensagem for fechada, volte para a primeira etapa (link para download, ebook, etc);
  • Analise e repita, quantas vezes forem necessárias.

Portanto, este é um resumo de uma campanha de gotejamento por e-mail …

Por isso,  que usa o contexto da ação do cliente para entregar a próxima fase.

Percebemos claramente o fluxo das decisões ao longo das fases do ciclo da compra.

Isso é relevante, porém, acontece há anos, muito antes do “marketing de contexto” começar a ganhar força no espaço online.

Marketing de Contexto no Espaço online

Contudo, não é só no mundo digital que os desafios para o marketing de contexto é usado com força e está em crescimento.

Mas, muito antes dele se tornar uma “frase conhecida” os varejistas já usavam o contexto em tudo o que faziam …

Portanto, mesmo quando se tratava de campanhas de marketing offline.

Por isso que – ocasionalmente – pedem a você o seu código postal ao comprar …

Portanto, solicitam o preenchimento de formulários online depois de sua experiência de compra.

Estes dados permitem enviar folhetos para o grupo demográfico – de um bairro específico com base em idade, sexo, renda, etc

O mesmo vale para anúncios sazonais básicos, estes também são exemplos – em jogo – de marketing de contexto.

Portanto, olhe para os anúncios para a volta às aulas que começam a ser apresentados nas semanas que antecedem a um novo semestre …

Ou, então, os jogos e os anúncios de brinquedos que começam em épocas festivas como o dia das crianças, Natal, etc.

Neles, estão inseridos o contexto da emoção e do ambiente que balançam a decisão de compra com base em: onde você está e qual a sua percepção deste local em relação à você.

Por isso, cafeterias tocam música suave, enquanto misturam os aromas do café com o aroma de velas perfumadas …

E,  luzes que se apagam, para evocar uma atmosfera pacífica – em que os clientes são mais propensos a ficar mais tempo e fazer mais compras.

Alguns colocam um assado no forno, ou deixam um bolo recém-assado na bancada, para evocar um sentimento de familiaridade e atrair mais compradores.

Pois, tudo isto é contexto!

E tudo isso é realizado sutilmente “e são muito legais” por considerar o contexto ambiental, como uma grande oportunidade para comercializar e vender mais.

Você quer aplicar o contexto? Entenda o seu cliente

Talvez não devemos nos surpreender com os comerciantes que estão percorrendo este novo caminho com tanto entusiasmo.

Afinal, qualquer coisa que possa ser vendida – como serviços ou bens – é bom para os negócios, não é mesmo?

Realmente é bom para seus clientes que você esteja entrando neste barco?

A verdade é que o marketing de contexto, nada mais é do que a compreensão de seus clientes.

E, este tem sido – o coração do bom marketing por décadas – ou deveria ter sido.

Visto por muitos como o pai da propaganda, David Ogilvy acertou em cheio em sua crença de que, a função da publicidade é vender.

E, também que a publicidade de sucesso, para qualquer produto, é baseada em informações sobre o seu consumidor.

Não importa se você está falando de publicidade ou marketing – o conhecimento de seu consumidor lhe dá os dados que você precisa – para atender às suas necessidades.

Portanto, em outras palavras, você tem que compreender o seu cliente e o seu contexto para ser bem sucedido.

Se você não entender o seu cliente, não adianta tentar mantê-lo ou conquistá-lo …

Pois, qualquer mensagem que você enviar vai perder uma grande parte da sua eficácia.

E perder a eficácia é perder o cliente.

Assim sendo, esses são os grandes desafios para o marketing de contexto e para todos, nesta economia global …

Precisamos entender o contexto por trás dessa equação do marketing efetivo ( gerando resultados) …

Autor: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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