Marketing Ideológico Premissas Contundentes …

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Marketing Ideológico Premissas Contundentes …

 

O Marketing Ideológico deve compreender a dinâmica de mudar comportamentos, opiniões, crenças e, a decisão de alcançar a mente-coração dos consumidores …


Marketing Ideológico

O diálogo interno e externo do ser humano forma um
conjunto de crenças e orientações que adquirem validade e estrutura sólida.

Esse conjunto proporciona um direcionamento que o guia para a ações e julgamentos individuais e coletivos.

Portanto, serve de instrumento de controle,
integração e conflito para definir suas escolhas e atitudes de consumo.

Então, de acordo com suas crenças e orientações, existe a identificação de si próprio e dos grupos e redes de semelhantes, ligados por sonhos e ideais …

O que une os seres humanos?

Em geral o que serve de força na vida individual e união
coletiva é um sentimento de identidade e propósito – que resulta – num
comprometimento de causa e ação …

Esses propósitos e ideologias transcendem e se direcionam
para os recursos sociais e econômicos como: reconhecimento, reputação, riqueza,
diferenciação e prestígio.

Por isso, são canalizados para interesses materiais e
subjetivos e aplicados politicamente para a fundamentação do “status” individual …

Dessa forma, as ideologias são maneiras de racionalização
criadas pelos homens para explicar e justificar a vida e a aprovação de atos na
sociedade.

Esses atos – também – são elaborados e transformam-se em padrões de comportamento que se ajustam nas inúmeras situações de nossa sociedade.  

Resumindo, são recursos para harmonizar conflitos em situações contraditórias e limitações humanas sem respostas adequadas …

Quando usar o Marketing ideológico?

As ideologias nascem nas condições de crises e pensamentos,
valores, símbolos e significados, que são traduzidos como novo padrão de
pensamento e ação de grupos, dentro de nossa sociedade universal.

Assim, para preencher um sentimento de insegurança,
impotência, inferioridade, solidão e medo, que são desafios à sua compreensão,
busca nas ideologias suas respostas …

Portanto as ideologias surgem e definem normas e condutas para controlar a vida humana …

Mas também é um fator de grande resistência às mudanças.

Contudo, quando a crise se estabelece – em detrimento de seus ideais – negocia seu comprometimento ideológico e abre espaço para mudanças; mais brandas …

Sabemos que as forças sociais que provocam alterações na estrutura e funcionamento da sociedade – geralmente – são resultado de padrões de consumo e econômicas.

Elas provocam substituições e reformas parciais …

Mas também mudanças radicais na estrutura de instituições e nos valores da sociedade, transmutando-se em novas crenças e direcionamentos.

Por isso que as
trocas, do velho pelo novo valor e princípio, são determinantes para a evolução
social.

Entretanto, pelas mudanças contínuas e constantes na sociedade, elas provocam uma nova interação-negociação entre o ser humano, o meio ambiente e, área social.

Surge então o marketing ideológico com ideias de ações comprovadas de investigação científica e de pesquisas de mercado, comportamento, atitudes de consumo e lazer.

Conclusão

O marketing
ideológico deve ser utilizado para conhecer o ser humano e criar modelos capazes
de promover mudanças sociais e econômicas de consumo.

Deve ser relevante
para os objetivos ideológicos e crenças propostos pela empresa e valorização da
marca.

Pois o estudo sociológico da economia, mercado e das organizações mostram que produtos, serviços, propostas, posturas, opiniões e valores estão atuantes e vivos no mercado.

Mostram também como evoluir para atender e satisfazer o consumidor, indivíduo e investidor.

Assim, precisamos de sabedoria para aplicar o marketing ideológico e conhecer profundamente o ser humano evitando ações que acabem em grandes fracassos ideológicos, não é verdade?

Muitos fracassos de
marketing ideológico aconteceram nos últimos anos e não foi por falta de
dinheiro ou de informações sobre concorrentes e posicionamentos.

Aconteceu pela
falta de compreensão social.

De entendimento da
atuação do produto e marca na vida social

Desprezar o
comportamento da escolha, decisão e posicionamento do consumidor.

Portanto, para ser eficaz e atuar com conheciemnto dentro de seu nicho:

Precisamos entender e conhecer todas as variáveis dessa equação e isso requer: suor, lágrimas, ações e mente-coração batendo no mesmo ritmo …

por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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