Plano de Marketing e produto permite definir como a empresa atingirá seus objetivos. E, quais as metas que coordenarão os relacionamentos com o mercado de maneira a superar a concorrência.
Plano de Marketing e Produto …
Para realizar uma estratégia de marketing completa, é necessário considerarmos o composto de marketing, formado por cinco elementos essenciais:
• produto;
• preço;
• praça;
• promoção;
• pessoas.
Existem outras boas abordagens sobre essa questão como: 8P´s de Conrado Adolfo, vale a pena conferir!
Produto
Consideramos aqui o produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço).
Um produto é o bem ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor.
Para que os produtos possam ser mais atrativos, competitivos e encantar o cliente, muitos deles são ofertados com benefícios extras …
Por isso, devem apresentar garantia, entrega gratuita, instalação gratuita, embalagens diferenciadas, assistência técnica, etc.
O ciclo de vida do produto
Geralmente, um produto atravessa quatro estágios denominados como o ciclo de vida do produto.
É importante conhecer profundamente esses ciclos, pois em cada um deles as estratégias de marketing variam.
Vamos associar as quatro fases do produto à vida de uma árvore.
Fase 1 – Germinação
Nessa fase, a semente germina e brota.
É um processo que requer todo cuidado para seu crescimento.
Pois, a árvore dependerá do cuidado das pessoas, de chuva e clima favorável para o seu crescimento.
É a fase em que um novo produto é apresentado ao mercado.
As vendas iniciais são lentas (germinação)…
Pois, os clientes potenciais passam por um estágio de conscientização do novo produto (crescimento) …
Então, saboreiam seus benefícios antes de comprá-lo (maturidade) …
Portanto, criar esse conhecimento exige gastos de tempo, promoção e divulgação.
Fase 2 – Crescimento
Nessa fase, a árvore se desenvolve e se torna menos vulnerável.
Ela cria forma e força, começa a dar os primeiros frutos e flores e encantar as pessoas por sua beleza e vitalidade.
Essa fase é caracterizada pelo rápido crescimento da demanda, pela entrada de novos concorrentes.
A ênfase da empresa deve ser em construir relacionamentos, manter clientes e fornecedores fiéis e sustentar o crescimento das vendas.
Fase 3 – Maturidade
A árvore já está em sua fase adulta, cheia de frutos maduros e flores.
Além disso, possui outras vantagens como dar sombra às pessoas, absorver e irrigar nutrientes para o solo.
Pois, o mercado encontra-se saturado.
As vendas, os clientes e concorrentes começam a estabilizar-se e os lucros chegam ao ápice.
Mas, o objetivo é maximizar os lucros e alongar o ciclo de vida do produto.
Os lucros começam a cair durante a última metade desse estágio, os concorrentes lutam pelo mercado e começa a guerra de preços.
Quando bem aplicados, programas de fidelização podem sustentar lucros ….
Descontos especiais para hóspedes preferenciais de hotéis, também podem ser aplicados …
Cartão fidelidade para clientes de supermercados com prazos especiais de pagamento, sorteios e prêmios, são algumas opções …
A empresa também pode utilizar estratégias de crescimento (Oportunidades de Crescimento).
Fase 4 – Declínio ou Morte
Nessa fase, a árvore já não dá mais frutos e flores como na fase anterior …
Portanto, precisa ser bem cuidada e podada para permanecer bonita e vistosa.
Pois, se não for bem cuidada, ela pode morrer.
Um plano de marketing e produto que oferece um conjunto superior de benefícios substitui o produto “velho”.
As despesas de marketing e promoção deverão ser reduzidas nesse estágio …
A fidelidade dos clientes e a divulgação boca a boca geram vendas, mais do que as campanhas de marketing …
O ciclo de vida de cada produto, varia conforme o produto comercializado.
Produtos essenciais, como é o caso do pão, ainda não encontraram substitutos.
No entanto, com a mudança nos hábitos dos consumidores, houve a necessidade de “recriar” o pão …
Por isso, foram criadas respostas específicas aos consumidores, como pães sem glúten, pães recheados, pães feitos com grãos selecionados, etc.
É por isso que conhecer as fases que um bom plano de marketing e produto está, é extremamente importante …
Dessa forma, você se recicla e estende indefinidamente o ciclo de vida do produto de acordo com as necessidades dos clientes.
Oportunidades de Crescimento
A atividade competitiva agressiva ou mudanças no ambiente podem causar um rápido declínio nas vendas.
Estratégias de crescimento a partir do plano de marketing e produto abrem novas oportunidades de vendas e lucros.
Pois, reduz a dependência dos produtos existentes para o sucesso da empresa.
Dessa forma, você pode perseguir uma série de opções para um crescimento maior …
a) Penetração de Mercado:
Você pode tentar ampliar o negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua.
Pois, o objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirir mais produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado.
Portanto, as táticas podem incluir: campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços.
b) Desenvolvimento de Mercado:
Descubra novos usos para os produtos com os quais já trabalha, para novos mercados.
Um exemplo clássico é o Bicarbonato de sódio …
O seu uso original era para a culinária e agora ele é comercializado como desodorante, limpador de tapetes, cremes dentais, etc.
c) Desenvolvimento de Produtos:
Mas, outra opção é talvez desenvolver novos produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os.
Pois, a segmentação permite conhecer melhor os clientes, seus hábitos e encontrar novos produtos/caminhos.
d) Diversificação de Produto:
Mas, também, a última opção e a mais arriscada é desenvolver novos produtos para novos mercados.
Portanto, tome a iniciativa antes que o concorrente o faça.
Dessa forma, encontre um nicho onde ninguém atuou e abra caminho para sair na frente e superar a concorrência.
Portanto, conheça bem o produto e tente promover benefícios extras que o consumidor deseja, para aumentar a competitividade.
Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!
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