Plano de Marketing e Produto …

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Erivaldo Ribeiro

Plano de Marketing e Produto …

Plano de Marketing e produto permite definir como a empresa atingirá seus objetivos. E, quais as metas que coordenarão os relacionamentos com o mercado de maneira a superar a concorrência.

Plano de Marketing e Produto …

Para realizar uma estratégia de marketing completa, é necessário considerarmos o composto de marketing, formado por cinco elementos essenciais:

• produto;
• preço;
• praça;
• promoção;
• pessoas.

Existem outras boas abordagens sobre essa questão como: 8P´s de Conrado Adolfo, vale a pena conferir!

Produto

Consideramos aqui o produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço).

Um produto é o bem ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor.

Para que os produtos possam ser mais atrativos, competitivos e encantar o cliente, muitos deles são ofertados com benefícios extras …

Por isso, devem apresentar garantia, entrega gratuita, instalação gratuita, embalagens diferenciadas, assistência técnica, etc.

O ciclo de vida do produto

Geralmente, um produto atravessa quatro estágios denominados como o ciclo de vida do produto.

É importante conhecer profundamente esses ciclos, pois em cada um deles as estratégias de marketing variam.

Vamos associar as quatro fases do produto à vida de uma árvore.

Fase 1 – Germinação

Nessa fase, a semente germina e brota.

É um processo que requer todo cuidado para seu crescimento.

Pois, a árvore dependerá do cuidado das pessoas, de chuva e clima favorável para o seu crescimento.

É a fase em que um novo produto é apresentado ao mercado.

As vendas iniciais são lentas (germinação)…

Pois, os clientes potenciais passam por um estágio de conscientização do novo produto (crescimento) …

Então, saboreiam seus benefícios antes de comprá-lo (maturidade) …

Portanto, criar esse conhecimento exige gastos de tempo, promoção e divulgação.

Fase 2 – Crescimento

Nessa fase, a árvore se desenvolve e se torna menos vulnerável.

Ela cria forma e força, começa a dar os primeiros frutos e flores e encantar as pessoas por sua beleza e vitalidade.

Essa fase é caracterizada pelo rápido crescimento da demanda, pela entrada de novos concorrentes.

A ênfase da empresa deve ser em construir relacionamentos, manter clientes e fornecedores fiéis e sustentar o crescimento das vendas.

Fase 3 – Maturidade

A árvore já está em sua fase adulta, cheia de frutos maduros e flores.

Além disso, possui outras vantagens como dar sombra às pessoas, absorver e irrigar nutrientes para o solo.

Pois, o mercado encontra-se saturado.

As vendas, os clientes e concorrentes começam a estabilizar-se e os lucros chegam ao ápice.

Mas, o objetivo é maximizar os lucros e alongar o ciclo de vida do produto.

Os lucros começam a cair durante a última metade desse estágio, os concorrentes lutam pelo mercado e começa a guerra de preços.

Quando bem aplicados, programas de fidelização podem sustentar lucros ….

Descontos especiais para hóspedes preferenciais de hotéis, também podem ser aplicados …

Cartão fidelidade para clientes de supermercados com prazos especiais de pagamento, sorteios e prêmios, são algumas opções …

A empresa também pode utilizar estratégias de crescimento (Oportunidades de Crescimento).

Fase 4 – Declínio ou Morte

Nessa fase, a árvore já não dá mais frutos e flores como na fase anterior …

Portanto, precisa ser bem cuidada e podada para permanecer bonita e vistosa.

Pois, se não for bem cuidada, ela pode morrer.

Um plano de marketing e produto que oferece um conjunto superior de benefícios substitui o produto “velho”.

As despesas de marketing e promoção deverão ser reduzidas nesse estágio …

A fidelidade dos clientes e a divulgação boca a boca geram vendas, mais do que as campanhas de marketing …

O ciclo de vida de cada produto, varia conforme o produto comercializado.

Produtos essenciais, como é o caso do pão, ainda não encontraram substitutos.

No entanto, com a mudança nos hábitos dos consumidores, houve a necessidade de “recriar” o pão …

Por isso, foram criadas respostas específicas aos consumidores, como pães sem glúten, pães recheados, pães feitos com grãos selecionados, etc.

É por isso que conhecer as fases que um bom plano de marketing e produto está, é extremamente importante …

Dessa forma, você se recicla e estende indefinidamente o ciclo de vida do produto de acordo com as necessidades dos clientes.

Oportunidades de Crescimento

A atividade competitiva agressiva ou mudanças no ambiente podem causar um rápido declínio nas vendas.

Estratégias de crescimento a partir do plano de marketing e produto abrem novas oportunidades de vendas e lucros.

Pois, reduz a dependência dos produtos existentes para o sucesso da empresa.

Dessa forma, você pode perseguir uma série de opções para um crescimento maior …

a) Penetração de Mercado:

Você pode tentar ampliar o  negócio vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua.

Pois, o objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirir mais produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado.

Portanto, as táticas podem incluir: campanhas agressivas de promoção e descontos nos preços.

b) Desenvolvimento de Mercado:

Descubra novos usos para os produtos com os quais já trabalha, para novos mercados.

Um exemplo clássico é o Bicarbonato de sódio …

O seu uso original era para a culinária e agora ele é comercializado como desodorante, limpador de tapetes, cremes dentais, etc.

c) Desenvolvimento de Produtos:

Mas, outra opção é talvez desenvolver novos produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os.

Pois, a segmentação permite conhecer melhor os clientes, seus hábitos e encontrar novos produtos/caminhos.

d) Diversificação de Produto:

Mas, também, a última opção e a mais arriscada é desenvolver novos produtos para novos mercados.

Portanto, tome a iniciativa antes que o concorrente o faça.

Dessa forma, encontre um nicho onde ninguém atuou e abra caminho para sair na frente e superar a concorrência.

Portanto, conheça bem o produto e tente promover benefícios extras que o consumidor deseja, para aumentar a competitividade.

Continua …

Por: Erivaldo Ribeiro
Juntos, podemos sempre mais!

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